domingo, 1 de abril de 2012

JÁ NO MERCADO O RAM 2500 2012



Após mais de um ano de ausência, a Ram 2500 volta em nova geração ao mercado brasileiro. E, além de ser agora a única picape grande no País, marca a estreia nacional da marca Ram, criada para abrigar as picapes e veículos comerciais do Grupo Chrysler. O conjunto mecânico mudou por inteiro: motor turbodiesel Cummins® mais moderno e eficiente, de 310 cv e 84,6 mkgf de torque, e câmbio automático de seis marchas.Outro destaque é o nível de equipamentos e refinamento da nova Ram 2500, que passou a oferecer itens como ar-condicionado automático de dois quadrantes, bancos revestidos de couro, sistema de áudio MyGIG com tela sensível ao toque de 6,5”, entre muitos outros. O estilo ficou ainda mais imponente, exibindo linhas de forte personalidade.Com quase seis metros de comprimento e mais de três toneladas de peso, a Ram 2500 2012 já se sobressai pelo próprio porte. As medidas externas se refletem na cabine – para seis pessoas – bem mais espaçosa, especialmente no banco traseiro. Mas não se trata pura e simplesmente de uma questão de tamanho. A capacidade e o conteúdo são as principais características que realmente fazem da nova Ram 2500 a escolha definitiva quando se fala de picape grande. Aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo.
O motor turbodiesel Cummins oferecido anteriormente, de 5,9 litros, foi trocado por uma nova geração, 6.7. Sua potência máxima, de 310 cv, é obtida a 3.000 rpm, enquanto todo o enorme torque de 84 mkgf surge a 1.500 giros. Com tanta força disponível, a Ram 2500 2012 é capaz de rebocar mais de 5.500 kg, quando equipada com o kit de engate e reboque da Mopar específico para este tipo de carga.Como de costume, as habilidades off-road da nova Ram 2500 também estão presentes. Cortesia da caixa de transferência NV273, a tração 4x4, com opção de reduzida, é engatada eletronicamente, por meio de um seletor giratório no painel. Colaboram ainda  no desempennho fora de estrada os pneus de uso misto, na medida 265/70 R17.
Oferecida em versão única de acabamento, Laramie, a Ram 2500 2012 curiosamente é vendida pelo mesmo preço sugerido de quando foi introduzida oficialmente no Brasil, em janeiro de 2005: R$ 149.900, valor aplicado nos Estados da região Sul e São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nas regiões Norte, Nordeste e em Espírito Santo, a picape tem tabela de R$ 146.899. Números pouco superiores a produtos de segmento inferior.

Adicionar legenda
O design da nova geração da Ram 2500 ganhou traços retilíneos e ficou ainda mais “musculoso”. Entre as alterações que mais saltam aos olhos estão a grade maior e o capô mais elevado. A imponência natural da picape é reforçada pelo uso de acabamento cromado em várias áreas do exterior, como a grade frontal, os para-choques, e parte das maçanetas e das capas dos retrovisores. Até a nova logomarca da Ram também faz uso do brilho para destacar o desenho em alto relevo.Por dentro, a nova Ram 2500 também mudou por inteiro. Além de mais moderno e prático, o interior se mostra mais atraente e com melhor acabamento. Há revestimento de couro e uma elegante combinação de materiais, incluindo toques cromados, como nas saídas de ar, e aplique imitando madeira, no centro do painel.
Segurança

Não bastassem suas qualidades dinâmicas inerentes, como a direção e os freios de ótima resposta, a Ram 2500 2012 conta com mais de 20 itens de segurança. O conjunto de air bags, por exemplo, é formado por seis bolsas, abrangendo oito pontos de proteção. Os air bags dianteiros são de múltiplos estágios, os bancos dianteiros contam com air bags laterais suplementares e ainda há os air bags do tipo cortina, que protegem tanto os ocupantes da frente como os de trás.
Entre os recursos eletrônicos que auxiliam na condução do veículo, se destacam o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e os freios ABS nas quatro rodas com distribuição da força de frenagem. A segurança é reforçada ainda por itens como o monitoramento da pressão dos pneus. Por meio da tela de 3,5” polegadas do computador de bordo, dentro do quadro de instrumentos, o motorista é informado da pressão exata em cada pneu. E em caso de forte perda de pressão repentina, um aviso é dado imediatamente.
Ao aproveitar a capacidade de rebocar 5.624 kg (usando equipamento específico da Mopar), entra em ação o exclusivo sistema de de freio motor integrado “Diesel-exhaust-brake”. Essa função reduz as perdas na eficiência do freio, aumentando a confiança e a segurança durante o transporte de cargas pesadas em declives acentuados.

A nova geração da Ram 2500 oferece muito bem-estar aos seus ocupantes. A começar pelo amplo espaço interno, para até seis pessoas. O enorme apoio de braço central dianteiro se transforma em um encosto, quando levantado. Abaixado, a peça funciona ainda como amplo porta-objetos, capaz de abrigar até um notebook.Os bancos também evoluíram, sendo redesenhados com suportes laterais e apoio lombar aprimorados, criando uma cabine confortável mesmo nos dias de trabalho mais longos. Muitos controles estão alinhados no painel central para facilitar o acesso aos botões e seletores.
A Ram 2500 Laramie 2012 é vendida sem opcionais, graças a uma lista de itens de série das mais generosas. Nesta nova geração, foram incluídos ar-condicionado automático de dois quadrantes, revestimento de couro, sistema Uconnect Bluetooth, aquecimento dos bancos dianteiros e volante, memória para os ajustes elétricos dos bancos dianteiros e um sistema de entrenimento que merece atenção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário