O extrapesado
Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a
ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria
exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse inédito
modelo fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar
no interior de São Paulo, região considerada a maior produtora do País.
Esse lançamento
foi anunciado por Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do
Brasil e CEO América Latina, juntamente com Stefan Buchner, chefe mundial
da Mercedes-Benz Trucks, na abertura do Salão Internacional de
Veículos Comerciais – IAA 2018, maior evento mundial do setor, que está sendo
realizado em Hannover, na Alemanha.
“Esse inovador
Axor 3131 se destaca pela tecnologia e conectividade, que desenvolvemos em
conjunto com a Grunner”, informa Philipp Schiemer. “A direção autônoma é
controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e
georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da
fazenda onde acontece a colheita”.
Segundo o
executivo, dois caminhões Axor 3131 já estão em operação. “Unimos o
conhecimento agrícola da Grunner e a expertise da Mercedes-Benz em
caminhões fora de estrada para desenvolver um produto de avançada tecnologia e
excelente desempenho e produtividade no transbordo de cana picada”, afirma
Philipp Schiemer. “Como resultado, a solução da Grunner é aplicada com
exclusividade nos caminhões da nossa marca, que atenderam plenamente às
demandas do nosso parceiro. Ou seja, não somente As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.
A Mercedes-Benz ouve também o campo. Aliás, ela ouve, faz e entrega o
produto e a tecnologia que o cliente nos pede”.
“A operação do
Axor com direção autônoma reforça o compromisso da Mercedes-Benz na
introdução de novas soluções para os clientes no mercado brasileiro”, diz
Philipp Schiemer. “Estamos alcançando assim um novo marco histórico no
desenvolvimento de caminhões no Brasil”.
O novo Axor 3131
atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que
fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria
do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da
colheita.
Terminado o
carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo
aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior
capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de
açúcar e etanol.
“Essa operação
inédita realizada com o Axor 3131 de direção autônoma vem ocorrendo durante 24
horas por dia na Agro Cana Caiana, na região de Lençóis Paulista”,
informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e
Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A utilização de caminhão, em
substituição a tratores, agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas,
trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo
operacional”.
A central de
operações da Agro Cana Caiana cria, em seus computadores, as rotas de produção
por meio de georreferenciamento, controlando a colhedora e o caminhão no campo
via satélite. “Com alta precisão de centímetros, o caminhão só circula por onde
o sistema indica, aumentando assim a produtividade da operação. Com uma bitola
maior, até 3 metros, o caminhão opera sem passar por cima das áreas de plantio,
preservando o solo e os brotos das futuras plantas”, completa Henrique Belei,
sócio-proprietário da Agro Cana e diretor de engenharia da Grunner Tec.
Henrique Belei
aponta muito mais ganhos com o Axor 3131 com direção autônoma em relação aos
tratores: até 50% de redução no consumo de combustível, 40% a menos no consumo
de lubrificantes e 30% a menos no custo de reparo e manutenção.
A Engenharia de
Vendas da Mercedes-Benz teve um papel fundamental na criação de uma
nova configuração do Axor 3131 para que o caminhão operasse com eficiência nas
usinas de cana conectado ao sistema de direção autônoma da Grunner. O objetivo
também foi oferecer um modelo dedicado a essa aplicação para assegurar maior
capacidade de carga e reduzido consumo de combustível.
Itens do
Axor 3131 com direção autônoma
- Antenas do GPS georreferenciado.
- Piloto automático integrado ao GPS para a
direção autônoma.
- Display do sistema GPS junto ao painel de
instrumentos do motorista.
- Instalação de 2º eixo direcional na parte
dianteira, tornando o veículo, que sai de fábrica na versão 6x4, num caminhão
canavieiro 8x4, com mais capacidade de carga e mais estabilidade. Aumento da
capacidade de carga líquida para 40 m³ (18 toneladas): 4 transbordos
completam a carga de um treminhão.
- Adequações para o alongamento das bitolas
dianteira e traseira para 3 metros.
- Suspensão mista (metálica/pneumática) na
dianteira e na traseira. A suspensão auxiliar pneumática realiza o
nivelamento automático do caminhão em lugares com declive, aumentando a
estabilidade do veículo e proporcionando mais segurança à operação.
- Pneus de alta flutuação, ideais para evitar
compactação do solo nas operações no canavial.
- Grade de proteção dianteira.
- Protetor de cárter.
- Kit de proteção contra palha no motor,
câmbio e caixa de bateria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário