Comunicação entre veículos: conectados, seguros e autônomos
Por décadas, as capacidades e benefícios que as tecnologias V2X prometeram
viveram apenas no reino das histórias de ficção científica. Agora eles estão à
beira da realidade com o Cellular V2X (C-V2X), que deve chegar em 2019 nos
automóveis.
O C-V2X é uma tecnologia avançada de comunicação sem fio, permitindo que
os veículos, a infraestrutura, os pedestres e todos os elementos do trânsito
“falem a mesma língua” em tempo real.
Assim, veículos, ciclistas, pedestres, semáforos e sinais de trânsito
podem compartilhar informações sobre seu estado, localização e direção.
Como o sistema também pode operar sem uma rede de celular, os alertas
podem ser enviados em momentos críticos, quando são mais necessários.
A tecnologia C-V2X também permite enviar ao veículo alertas de situações inesperadas,
como obras na pista, acidentes, engarrafamentos ou veículos de emergência, para
o motorista buscar rotas alternativas e reduzir o tempo de viagem.
Para melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, há também dois
recursos de comunicação veículo-veículo.
A luz de freio eletrônica de emergência detecta sinais de frenagem brusca
quando a visão do carro à frente está obstruída para evitar colisões traseiras
e a assistência de movimento em cruzamentos alerta sobre a aproximação de
veículos nos pontos cegos.
Finalmente, o alerta de colisão com usuário vulnerável detecta a presença
de pedestres e ciclistas na pista.
Desde os primeiros testes, em fevereiro de 2017, as empresas têm
colaborado para testar a tecnologia C-V2X de acordo com as especificações do
programa de 3ª geração ("3rd Generation Partnership Program" 3GPP) na
faixa de 5,9 GHz (PC5).
Essa tecnologia deverá ser explorada no Sistema de Transporte Inteligente
(STI) e das comunicações, passando através das redes de todas as operadoras de
telecomunicações.
Apenas alguns dias atrás, a C-V2X deu mais um passo crítico em direção à
comercialização quando a Ford, Panasonic, Qualcomm Technologies e o
Departamento de Transportes do Colorado (CDOT) anunciaram planos para implantar
a tecnologia C-V2X em rodovias selecionadas na sede da CityNOW em Denver.
A implantação em áreas selecionadas ao longo do Corredor da Montanha I-70
deverá ocorrer no final do ano.
Este evento crucial mostra como os operadores rodoviários e fornecedores
de infraestrutura estão se unindo a OEMs e fornecedores de automóveis para
acelerar a adoção do C-V2X para maior segurança nas estradas.
Um dos objetivos é testar essa tecnologia como o primeiro passo da
implantação 5G no setor automotivo, com a comunicação direta entre veículos.
A tecnologia C-V2X é uma solução de comunicação entre veículos, assim como
entre veículos e infraestruturas, e que contribui para aumentar a segurança
viária, ajudar a tornar o tráfego mais fluido nas estradas e desenvolver a
condução automatizada.
Em sua próxima versão, a tecnologia C-V2X contará com uma função 5G New
Radio (NR) que viabilizará uma conectividade de alta velocidade e ultrabaixa
latência, extremamente confiável para utilizações avançadas em matéria de
condução autônoma graças aos sensores de alta velocidade, compartilhamento de
conteúdo e atualizações de mapas em 3D HD.
A Ford realizou com sucesso os primeiros testes em ruas públicas da China
da tecnologia que permite ao veículo se comunicar com o ambiente ao redor via
celular (C-V2X).
A demonstração foi feita ao vivo, com carros da Ford, durante a Exposição
Mundial de Internet das Coisas 2018, em Wuxi.
“Com sua capacidade de conectar os veículos de forma segura, junto com a
evolução do 5G, o C-V2X faz parte da visão de transporte do futuro da Ford, em
que todos os veículos e a infraestrutura conversam entre si”, diz Thomas
Lukaszewicz, gerente de direção automatizada da Ford Ásia-Pacífico e Europa.
“Estamos entusiasmados em poder participar do desenvolvimento do C-V2X em todo
o mundo. ”
A demonstração incluiu o funcionamento de recursos de comunicação dos
veículos com o sistema de gerenciamento de tráfego da cidade. Os motoristas
podem receber avisos sobre o estado e duração dos semáforos vermelhos e verdes,
por exemplo, e recomendações de velocidade para economizar combustível e
melhorar o fluxo do trânsito.
Testes na Europa - A 5G Automotive Association (5GAA), o BMW Group, a Ford
Motor Company e o Groupe PSA - em associação com a Qualcomm Technologies, Inc.,
subsidiária da Qualcomm Incorporated, e a Savari, Inc. – realizaram a primeira
demonstração da tecnologia de comunicação direta C-V2X da Europa operando em
veículos de vários fabricantes de automóveis.
A demonstração utilizou a comunicação direta operando entre carros de
passeio, motocicletas e infraestrutura na beira da estrada.
A demonstração exibiu os benefícios de segurança no trânsito e eficiência
no trânsito do uso do C-V2X para evitar colisões de veículo para veículo (V2V),
bem como conectividade de veículo para infraestrutura (V2I) para sinais de
tráfego e centros de gerenciamento de tráfego (TMC).
O C-V2X foi operado usando comunicações diretas em tempo real sobre o
espectro de ITS e demonstrou sua capacidade de trabalhar sem cobertura de rede
celular e ressalta sua prontidão comercial para implantação no setor em 2020.
Seis demonstrações foram mostradas incluindo: Luz de Freio Eletrônico de
Emergência, Aviso de Colisão de Interseção, Aviso de Risco de Colisão na
Rodovia, Aviso de Veículo Lento e Advertência de Veículo Parado, Fase de Sinal
e Aviso de Violação de Sinal / Violação de Sinal (pedestre).
Os veículos envolvidos incluíram scooters de duas rodas fornecidos pelo
BMW Group e veículos automotivos de passageiros fornecidos pela Ford, Groupe
PSA e BMW Group, todos equipados com tecnologia de comunicação direta C-V2X
usando o Qualcomm ® 9150 C-V2X solução de chipset. A pilha de software V2X e o
software aplicativo, juntamente com a infraestrutura na estrada, foram
fornecidos pela líder do setor, a Savari.
O C-V2X é globalmente suportado por um amplo ecossistema automotivo, que
inclui a organização 5GAA em rápido crescimento.
Os modems celulares serão fundamentais para a implantação do C-V2X em
veículos para suporte à telemática, eCall, infotainment conectado e
fornecimento de informações úteis sobre direção / trânsito / estacionamento.
Como a funcionalidade de comunicação direta C-V2X é integrada ao modem
celular, espera-se que as soluções C-V2X sejam mais eficientes em termos de
custo e econômicas em relação às tecnologias concorrentes e se beneficiem das
taxas de conexão aceleradas.
As validações de campo de comunicação direta C-V2X estão em andamento na
Alemanha, França, Coréia, China, Japão e EUA.
A sequência de demonstrações cada vez mais impressionantes continua a
convencer o mundo de que o C-V2X será implantado em breve em todo o mundo.
BOX
O C-V2X é uma solução global para comunicação de veículo para tudo (V2X)
em suporte a segurança automotiva aprimorada, condução automatizada e
eficiência de tráfego.
PERFIL
Coluna Mecânica Online® -
Coluna Mecânica Online® -
Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações
mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º
Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da
Mobilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário