No próximo Salão do Automóvel de São Paulo 2018, de 08 a
18 de novembro, a marca SENNA tem tudo para ser a principal atração da
tradicional feira automobilística do País. Com estande montado na área Vip
Dream Lounge do evento, ela mostrará pela primeira vez para o público
brasileiro o novo superesportivo McLaren Senna, o modelo de rua mais radical,
ousado e completo produzido, até hoje, pela fábrica inglesa.
Além do exclusivo esportivo que ainda não rodou em
território brasileiro, a marca SENNA vai expor também no salão o carro de
corrida de Fórmula 1 MP4/5 número 27 que o piloto Ayrton Senna ganhou numa
aposta com Ron Dennis após vencer o GP de Monza de 1990.
Com este desempenho alucinante proporcionado pelo motor
V8 bi-turbo, de 4 litros, com 800 cavalos de potência máxima (a maior entre
todos os modelos de rua da marca) e 800 Nm de torque, sendo 700 Nm disponíveis
a apenas 7.000 rpm, o McLaren Senna é fiel às habilidades lendárias do piloto
que é considerado o melhor de todos os tempos, pela sua performance, ousadia,
determinação e um estilo totalmente diferenciado de pilotar, principalmente na
chuva.
Para transmitir em sua pilotagem as mesmas sensações que
Ayrton Senna experimentou com seus carros de corrida, o McLaren Senna traz
ainda outras características inéditas, como a tecnologia Ignition Cut adotada
da Fórmula 1, que provoca um corte momentâneo de centelha durante uma mudança
de marchas para proporcionar trocas mais rápidas possíveis.
Outra tecnologia avançada do superesportivo está em sua
aerodinâmica de chassi proporcionada por combinar a revolucionária suspensão
desenvolvida para o McLaren P1 com a mais recente criação de controle
denominada RaceActive Chassis Control II. Esta inovadora suspensão hidráulica
traz o modo Race, que reduz significativamente a altura do esportivo em
movimento, melhorando o centro de gravidade e a aerodinâmica. Assim, à medida
que a velocidade aumenta, a suspensão endurece para suportar as crescentes
cargas aerodinâmicas, o que garante ainda mais controle ao motorista em
utilizações esportivas de pista ou de estrada.
Além da exclusiva suspensão, o McLaren Senna tem outros elementos
aerodinâmicos ativos, incluindo a gigantesco aerofólio traseiro duplo
controlado por um sistema hidráulico. Sua atuação lembra a asa de um carro de
Fórmula 1, já que ele se reposiciona constantemente para aumentar o nível de
pressão aerodinâmica, além de atuar como freio aerodinâmico em velocidades
altas. Todas as tomadas de ar são funcionais, inclusive aquelas presentes
abaixo dos faróis e das lanternas.
O sistema de freios é o mais moderno já instalado em um
esportivo de via pública da McLaren. Utiliza tecnologia de corrida com discos
de cerâmica de carbono que a, cada geração, demoram cerca de sete meses a serem
criados (sete vezes mais do que um disco de cerâmica de carbono convencional).
Dentro do cockpit do McLaren Senna, a engenharia extrema
é clara. O volante de três raios é semelhante ao do modelo 720 S, shift paddles
e livre de botões e interruptores. Os mecanismos de abertura das portas e de
acionamento das janelas foram instalados num console montado no centro do teto,
onde ficam também outras funções vitais do carro, incluindo o botão do modo
Race e até o comando para acionar e desligar o motor.
Com todas estas inovações de construção inspiradas nas
qualidades e benefícios que marcaram a carreira de Ayrton Senna nas pistas e
por ser o primeiro carro de rua com o sobrenome do tricampeão mundial de
Fórmula 1, o McLaren Senna foi um sucesso absoluto de vendas.
As 500 unidades
que estão sendo produzidas na McLaren Automotive, em Woking, na Inglaterra,
foram imediatamente comercializadas.
Três delas para o mercado brasileiro e por
aproximadamente R$ 8 milhões cada uma. A primeira delas deve chegar no País até
o final do primeiro semestre do ano que vem.
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