A Stock Light
revisou alguns de seus procedimentos de corrida e decidiu suspender a
obrigatoriedade do pit stop de reabastecimento. A medida entra em vigor já
durante a sexta etapa da temporada, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro
no circuito do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).
A decisão que levou a alteração, tomada em conjunto pela Vicar, organizadora do
evento, e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), se baseou no
aumento do grid da categoria e no tamanho do espaço entre cada box nos
autódromos brasileiros, para trazer maior segurança para pilotos e membros das
equipes.
“Elaboramos o regulamento pensando na
preparação para os jovens talentos que desejam ingressar na Stock Car, por
isso era um sistema semelhante, com paradas de box. Entretanto, o alto número
de carros no grid, com pilotos disputando ponto a ponto pela chance de estar na
Stock Car no próximo ano, nos fez repensar o formato, junto do fato de que
alguns autódromos não comportam esta quantidade de carros utilizando as baias
de pit stop ao mesmo tempo”, explicou Rodrigo Mathias, CEO da Stock Car.
De acordo com Mathias, pela quantidade maior de carros – somente na última etapa
foram 27 -, o risco de acidentes é
maior com a intensa movimentação na área de pit stops, além da estrutura de
alguns autódromos brasileiros, que não comportam tal movimentação. “O espaço
entre os boxes é reduzido, deixando pouca margem de manobra para os pilotos e
aumentando o risco de acidentes. Optamos por neutralizar este fator”,
justificou.
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