terça-feira, 18 de setembro de 2018

O BMW Vision iNEXT. Futuro focado


O BMW Vision iNEXT abrange a grande questão que está na essência do trabalho diário do BMW Group: “Como vamos nos deslocar no futuro?” O iNEXT baseia-se resolutamente na ideia que primeiro tomou forma em 2007 com o “projeto i” e evoluiu para o lançamento mundial do BMW i3, em 2013. O BMW Group já alcançou uma grande vantagem nesta frente: agora a empresa possui mais de dez anos de experiência em mobilidade elétrica, em produção de pequena e larga escalas. 

A versão de produção do BMW iNEXT assumirá o papel de um novo carro-chefe de tecnologia da empresa; sua fabricação na unidade do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, está programada para começar em 2021.

Ostentando o tamanho e as proporções de um moderno SAV da BMW – Veículo de Atividade Esportiva, em português –, o BMW Vision iNEXT transmite uma aparência atraente. O veículo sugere instantaneamente seu caráter pioneiro por meio de formas e superfícies claramente esculpidas. Cores marcantes e detalhes sofisticados fortalecem ainda mais essa impressão. A parte externa, na cor Liquid Greyrose Copper, muda gradualmente de tonalidade do cobre para o rosa escuro proporcionando um toque dinâmico ao veículo, mesmo quando ele está parado.

Na parte frontal, o destaque fica para a ampla grade em forma de duplo rim. E tal como acontece com todos os veículos movidos a eletricidade da BMW, esta grade é fechada. Sem nenhum motor à combustão que exija refrigeração, o elemento serve agora como um “painel inteligente”, que aloja vários sensores.

Os faróis superfinos, por sua vez, fazem parte de uma interpretação moderna da dianteira do conjunto óptico da BMW. O para-brisas estende-se suavemente até um grande teto solar panorâmico, conferindo a parte posterior do carro uma leveza visual e garantindo que o interior inovador seja claramente visível do exterior.

O BMW Vision iNEXT exibe a poderosa e robusta postura de um moderno SAV BMW quando visto de lado. As proporções funcionais da silhueta do veículo e a linha de teto longa já indicam o amplo espaço interno. A longa distância do entre eixos e as extremidades curtas, entretanto, conferem ao perfil do veículo uma aparência dinâmica. As grandes rodas de 24 polegadas são aerodinamicamente eficientes, e seu design tridimensional representa um destaque estilístico e funcional. Câmeras assumem o trabalho dos espelhos retrovisores externos, enquanto grafismos iluminados e sensíveis ao toque assumem o lugar dos puxadores das portas convencionais. Há ainda duas grandes portas que se abrem em sentido oposto e sem a presença de uma coluna B separando-as. Quando abertas, elas oferecem uma visão sem obstáculos do interior espaçoso. Na parte traseira, o arranjo horizontal das linhas e superfícies cria uma sensação de amplitude e dinamismo. As luzes traseiras delgadas e distintas estendem-se por toda a traseira e enfatizam sua aparência. A parte posterior do teto traz um difusor para melhorar a aerodinâmica do carro.

Quem estiver ao volante do BMW Vision iNEXT pode optar por guia-lo no modo “Boost” ou no modo “Ease”. O modo “Boost” usa o sistema de acionamento elétrico para oferecer uma experiência de condução altamente dinâmica e praticamente silenciosa, e sem emissões. No modo “Ease”, o veículo oferece ao motorista e aos passageiros um espaço para participar de uma ampla gama de atividades. O BMW Vision iNEXT pode ser um local de relaxamento, interação, entretenimento ou concentração, conforme desejado; as possibilidades são tão variadas quanto as necessidades dos ocupantes. Assim, a cabine é mais parecida com um "espaço vivo" confortável e elegantemente mobiliado sobre rodas – um novo "Espaço Favorito".

Shy Tech: Tecnologia inovadora integrada, discreta, mas disponível.
Além do volante e das telas na área do motorista, não há outras telas ou controles aparentes no BMW Vision iNEXT. A fim de preservar o caráter acolhedor do compartimento traseiro e, portanto, manter as pessoas a bordo de forma confortável, a tecnologia inteligente é integrada e discreta. Somente quando é exigida pelo motorista ou pelos passageiros, a tecnologia torna-se visível e operável. Por exemplo, no futuro, será possível operar várias funções por meio de superfícies feitas de madeira ou tecido. As telas não seriam mais essenciais, pois a projeção inteligente poderia transformar qualquer superfície em uma tela interativa. O BMW Vision iNEXT destaca três aplicações diferentes e visionárias para a tecnologia “Shy Tech” na forma de Assistente Pessoal Inteligente, Materiais Inteligentes e Faróis Inteligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário