A presença da
Daimler Buses na Busworld 2019, maior salão especializado em ônibus do mundo –
realizado em Bruxelas, na Bélgica, desde o dia 18 até o dia 23 de outubro –
abordou diversas soluções para a mobilidade urbana. "Com as nossas marcas
Mercedes-Benz, Setra e Omniplus, apresentamos aos clientes soluções
sustentáveis e inovadoras para o transporte de passageiros, já pensando também
no futuro”, ressalta Till Oberwörder, Head of Daimler Buses.
Segundo o
executivo, no que se refere à mobilidade elétrica, autoridades, gestores e
operadores esperam por soluções customizadas para o transporte público. “Com
nossos produtos e serviços abrangentes, estamos muito bem posicionados nesta
área. As encomendas do ônibus elétrico eCitaro, por exemplo, já atingem o
número de três dígitos e evidenciam o quanto estamos
no caminho certo”, destaca
Till Oberwörder. “Os portfólios de nossas marcas são complementados com
serviços conectados como o Omniplus On, ou seja, uma solução criada
especialmente para atender às necessidades dos nossos clientes”.
O eCitaro,
produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim, na Alemanha, oferece aos
gestores e operadores a oportunidade de adequar suas frotas para operações com
baixo índice de emissões. Esses ônibus movidos à eletricidade por bateria
proporcionam um transporte público ecologicamente correto, contribuindo para
uma melhor qualidade do ar e para melhores condições de vida nas cidades.
Os ônibus
eCitaro já estão operando em cidades como Berlim e Hamburgo na Alemanha, Oslo
na Noruega e Ystad na Suécia. Além disso, outros países, como Luxemburgo e
Suíça, já fizeram encomendas. Mais entregas devem ser feitas ainda em 2019,
atingindo assim, o número de três dígitos pela demanda de ônibus elétricos
Mercedes-Benz.
O eCitaro está
sendo continuamente aperfeiçoado para melhor operação urbana nas cidades, o que
dará segurança aos clientes no planejamento de suas frotas no futuro.
Em 2020, o
veículo estará disponível em uma nova versão: o eCitaro G, ônibus articulado
com capacidade de transporte para 145 passageiros. No segundo semestre, o
eCitaro poderá rodar com baterias de estado sólido. Já em 2021, será lançado um
modelo com baterias da próxima geração. A partir de
2022, os ônibus elétricos
Mercedes-Benz terão célula de combustível à base de hidrogênio, o que fornecerá
eletricidade à bateria de alta voltagem.
Essas soluções
futuras levarão ao aumento da autonomia operacional dos ônibus. O eCitaro é
compatível com todas as tecnologias de recarga mais comuns. Além da carga de
150 kW via cabo, uma carga rápida de cerca de 300 kW também estará disponível
por meio de pantógrafo até o final de 2019.
A Mercedes-Benz
recebeu dois prêmios com o eCitaro durante a Busworld. O ônibus foi destaque em
duas categorias: “Prêmio Ônibus Sustentável 2020” e “Selo Conforto 2019”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário