Os vencedores do 13º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo –
Mercedes-Benz foram anunciados nesta quarta-feira (16/10), em cerimônia no
estande da Mercedes-Benz na Fenatran. Quinze profissionais de imprensa tiveram
seus trabalhos premiados nas categorias mídia impressa, eletrônica e, pela
primeira vez, vídeo. O Prêmio reconhece reportagens que tratam de temas
relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – automotivo,
aeroespacial, ferroviário e naval, publicadas no Brasil. O primeiro lugar em cada
categoria recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 e duas matérias em
cada categoria receberam menção honrosa no valor de R$ 1.000,00 cada,
totalizando R$ 15.000,00 em prêmios. Além disso, duas reportagens em cada
categoria foram certificadas como destaque.
Na categoria mídia impressa, o
vencedor foi o jornalista André Barros, da Revista AutoData, com a reportagem
“Beca e crachá”, escrita em conjunto com Marcos Rozen, que mostra como
parcerias entre instituições de ensino e indústria automotiva trazem benefícios
para pesquisa e desenvolvimento com a capacitação de profissionais.
As duas menções honrosas em mídia impressa foram para Rodrigo Ribeiro, da
Revista Quatro Rodas, pela matéria “A força da lei”, que evidência como o rigor
das legislações cria cada vez mais desafios aos designers automotivos, e para
Diogo de Oliveira, da Revista Autoesporte, com a reportagem “Especial PcD: Tem
desconto? O interesse pelos chamados ‘Carros para PcD’, com isenção de
impostos, nunca foi tão alto no Brasil. Mas é preciso entender por que - e por
quem - esses veículos não pagam taxas”.
Os dois destaques da categoria foram para o jornalista Adair Santos, do Jornal
NH, de Novo Hamburgo (RS), pela reportagem “Inovações amigas do transporte”, em
que mapeia as principais tecnologias que ajudam a reduzir custos e tempo no
transporte de cargas. E para José Antonio Leme, do Jornal do Carro pela matéria
“Segurança sobre duas rodas”, que traz inovações que chegarão às motocicletas a
partir de 2020, como ACC (controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo),
alertas de ponto cego e de risco de colisão.
Na categoria mídia eletrônica o vencedor foi o jornalista Pedro Kutney, do
Portal Automotive Business, pela reportagem “Veículos Euro 6 no Brasil
enfrentarão dificuldades”, em que destaca os desafios da adoção da motorização
com sistemas de pós-tratamento Euro 6 no Brasil, especialmente em razão da
qualidade variável do diesel e condições adversas de rodagem no País.
A primeira menção honrosa em mídia eletrônica foi para Gabriel Francisco
Ribeiro, do UOL, pela matéria “Como vai funcionar o Uber voador que pode ser
testado no Brasil em 2020”, na qual conta como é o Uber Air elétrico, chamado
de VTOL (Vertical
Take-off and Landing), que pode ser definido como uma mistura de
helicóptero com drone. A segunda foi para Tarcísio Dias, do portal Mecânica
Online, pela reportagem “Será que veículos de "zero emissão" são de
verdade "zero emissão"?”, que propõe uma análise de emissões de toda
a cadeia de produção dos automóveis elétricos desde a fabricação até sua
eliminação, e não apenas quando ele é entregue ao cliente.
Os destaques em mídia eletrônica foram atribuídos a Elton Alisson de Moura, da
Agência FAPESP, pelo conteúdo “Indústria automotiva passa por maiores
transformações das últimas décadas”, em que analisa quem vai prevalecer no novo
cenário de competitividade tecnológica no setor automotivo: as montadoras, as
empresas de tecnologia ou ambas?; e Henrique Koifman, do blog Rebimboca,
publicado no portal O Globo, com a matéria “Que tal nunca mais gastar nada para
abastecer seu carro?”, na qual descreve um pequeno carro urbano elétrico comum
desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC que tem suas
baterias recarregadas exclusivamente com a carga fornecida por placas
fotovoltaicas instaladas na garagem que ocupa.
Por fim, o primeiro lugar em vídeo, nova categoria do Prêmio, foi para Isadora
Carvalho, da Webmotors pela reportagem “Preparador Deixa Antigos com Conforto de
Carro Novo”, feita com Teco Caliendo, restaurador que deixa modelos clássicos
com a dirigibilidade e o conforto de modelos novos.
Uma das menções honrosas em vídeo foi para Alexandre Akashi, do canal O Crítico
Automotivo pelo vídeo reportagem “PARK ASSIST - Será que realmente funciona?”
sobre os chamados assistentes de estacionamento que já são disponibilizados por
algumas montadoras e que realizam manobras de forma semiautomática para
facilitar na hora de estacionar os veículos.
A segunda menção honrosa da categoria foi para André Paixão, do G1, pelo vídeo
“O quanto roda, onde recarregar, custo... como é o dia a dia com carros
elétricos”, que traz o resultado de cinco dias de testes de dois modelos de
carros elétricos.
Os destaques foram para Carolina Villacreces e a equipe do programa Via Legal,
da TV Cultura / TV Justiça / TV Brasil, pela reportagem “Aplicativo de ônibus
ganha o direito de continuar operando em SP, mas com restrições”, em que mostra
os desafios de uma startup com quase 800 mil usuários cadastrados que
conquistou na Justiça o direito de fazer viagens; e Rafaela Borges, do canal
Jornal do Carro, do Estadão, no YouTube, pela matéria “Os carros do futuro no
Salão do Automóvel”, que mostra em detalhes protótipos que antecipam as
tendências futuras.
“Os jornalistas e os veículos de comunicação desempenham um papel fundamental
ao tornar toda a tecnologia desenvolvida por nós, engenheiros, palatável para o
grande público. Numa época altamente disruptiva em que a mobilidade é
constantemente desafiada a se tornar cada vez mais sustentável e tecnológica, o
trabalho de vocês se torna ainda mais relevante para informar a população sobre
o que vem sendo desenvolvido para melhorar a vida e a mobilidade das pessoas”,
afirmou o diretor geral da SAE BRASIL, Otacilio Gomes Junior. A cerimônia de
entrega dos prêmios contou com a participação do presidente da SAE BRASIL,
Mauro Correia, do diretor presidente da EDAG, Martin Vollmer, e o gerente
sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz do Brasil, Camilo Adas.
Os jurados desta edição do Prêmio foram o jornalista Fernando Calmon, uma das
principais referências no jornalismo automotivo, atualmente editor da coluna
Alta Roda - publicada em uma rede de 98 jornais, sites e revistas – e o canal
Os Especialistas no Youtube; Décio Costa, diretor do Portal AutoIndústria, que
possui mais de 25 anos de atuação em diversos veículos de comunicação que
cobrem o setor; e Ricardo Simões de Abreu, Conselheiro SAE BRASIL. A 13ª edição
do Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo Mercedes-Benz do Brasil teve também
patrocínio da EDAG.
O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2007 como um incentivo à
cobertura jornalística em âmbito nacional sobre tecnologias aplicadas à
mobilidade. Ao longo desses anos foram inscritas milhares de reportagens
produzidas no Brasil, que são um importante registro de toda a evolução pela
qual passa o setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário