A partir de uma perspectiva técnica, eles são gêmeos
idênticos, porém em termos de formato, cada um tem suas características
inconfundíveis: o Audi Q4 e-tron concept deu aos visitantes do Salão do
Automóvel de Genebra de 2019 um sabor do primeiro SUV elétrico compacto da
Audi. Com o Q4 Sportback e-tron, a marca está apresentando agora o segundo
modelo da linha de produtos que entrará em produção em 2021 como um SUV Coupé.
Isto dá aos clientes potenciais do Q4 a oportunidade de
começar a pensar sobre qual versão eles preferem aproximadamente um ano antes
da entrega dos primeiros veículos: a versatilidade e robustez de um SUV
clássico ou a elegância dinâmica da versão Coupé. As dimensões dos dois modelos
do Q4 são praticamente idênticas: com um comprimento externo de 4,60 metros e
uma altura de 1,60 m, o Sportback é 1 centímetro mais comprido e mais
plano. As versões do Q4 são idênticas em termos de largura, 1,90 m, e sua distância
entre eixos é de 2,77 m.
Os dois veículos conceito, que já oferecem uma boa visão
da linha de motores com autonomia elevada que estarão na produção em série do
modelo, também têm a mesma tecnologia de direção. Dois motores elétricos
mobilizam 225 kW de potência do sistema nos conceitos Q4 e-tron e Q4 Sportback
e-tron. Como é típico da Audi, o trem de força vem com a tração quattro nas
quatro rodas. Graças à excelente tração, as duas versões do Q4 aceleram de zero
a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. A velocidade máxima é restrita a
180 km/h.
Uma grande bateria, com capacidade de 82 kWh ocupa
quase todo o espaço na área inferior da carroceria, entre os eixos. A autonomia
de mais de 450 quilômetros – de acordo com o padrão WLTP – se torna referência
em sua classe. Versões com tração traseira oferecerão uma autonomia superior a
500 km, segundo o WLTP. A tecnologia do Q4 e-tron concept é fornecida pela
plataforma modular de eletrificação (MEB), que será integrada em inúmeros
veículos elétricos produzidos futuramente pelo Grupo Volkswagen, desde a classe
compacta até a classe superior média. O Audi Q4 Sportback e-tron concept
oferece uma visão futura sobre como será o sétimo veículo elétrico de produção
em série, que será introduzido em 2021 – além dos dois conceitos Q4 e-tron, há
ainda e-tron e e-tron S, e-tron Sportback e e-tron S Sportback e o e-tron GT.
A sustentabilidade é a principal prioridade, não somente
pela motorização elétrica no Audi Q4 e Q4 Sportback: a cobertura do assoalho é
feita de materiais reciclados. Em vez de molduras decorativas cromadas, as
superfícies são
revestidas com acabamento de tinta multicamadas de alta
qualidade. O plexiglas com pintura fosca sobre as aplicações cria um efeito
intenso de profundidade. Quatro bancos com apoios para cabeça integrados são
revestidos com material Alcantara confortável, produzido com mão-de-obra
aprimorada. Costuras duplas com fios espessos adornam o revestimento.
Na maioria dos casos, o Q4 Sportback e-tron concept usa
principalmente o motor elétrico traseiro síncrono para obter a mais alta
eficiência. Se o motorista demandar mais potência do que o motor elétrico traseiro
pode fornecer, a tração elétrica nas quatro rodas usa o motor assíncrono
dianteiro para redistribuir o torque ao eixo dianteiro, conforme necessário.
Isto acontece também de forma preditiva antes que ocorra a patinação em
condições de gelo, em curvas rápidas ou se o veículo subesterçar ou
sobresterçar.
A marca das quatro argolas iniciou sua ofensiva elétrica
com o lançamento mundial do SUV Audi e-tron totalmente elétrico em setembro de
2018. Por volta de 2025, a Audi oferecerá mais de 20 veículos com tração
totalmente elétrica mundialmente, que representará aproximadamente 40% das
vendas de modelos eletrificados. Os SUVs dentro deste portfólio incluem o Audi
e-tron e o Audi e-tron Sportback. Além disso, haverá uma gama de modelos com
carroceria clássica, tais como Avant e Sportback. A oferta cobrirá cada
segmento relevante do mercado, desde a classe compacta até a classe de luxo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário