quinta-feira, 9 de julho de 2020

Audi revela o Q4 Sportback e-tron concept


A partir de uma perspectiva técnica, eles são gêmeos idênticos, porém em termos de formato, cada um tem suas características inconfundíveis: o Audi Q4 e-tron concept deu aos visitantes do Salão do Automóvel de Genebra de 2019 um sabor do primeiro SUV elétrico compacto da Audi. Com o Q4 Sportback e-tron, a marca está apresentando agora o segundo modelo da linha de produtos que entrará em produção em 2021 como um SUV Coupé.

Isto dá aos clientes potenciais do Q4 a oportunidade de começar a pensar sobre qual versão eles preferem aproximadamente um ano antes da entrega dos primeiros veículos: a versatilidade e robustez de um SUV clássico ou a elegância dinâmica da versão Coupé. As dimensões dos dois modelos do Q4 são praticamente idênticas: com um comprimento externo de 4,60 metros e uma altura de 1,60 m, o Sportback é 1 centímetro mais comprido e mais plano. As versões do Q4 são idênticas em termos de largura, 1,90 m, e sua distância entre eixos é de 2,77 m.

Os dois veículos conceito, que já oferecem uma boa visão da linha de motores com autonomia elevada que estarão na produção em série do modelo, também têm a mesma tecnologia de direção. Dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência do sistema nos conceitos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron. Como é típico da Audi, o trem de força vem com a tração quattro nas quatro rodas. Graças à excelente tração, as duas versões do Q4 aceleram de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. A velocidade máxima é restrita a 180 km/h.

Uma grande bateria, com capacidade de 82 kWh ocupa quase todo o espaço na área inferior da carroceria, entre os eixos. A autonomia de mais de 450 quilômetros – de acordo com o padrão WLTP – se torna referência em sua classe. Versões com tração traseira oferecerão uma autonomia superior a 500 km, segundo o WLTP. A tecnologia do Q4 e-tron concept é fornecida pela plataforma modular de eletrificação (MEB), que será integrada em inúmeros veículos elétricos produzidos futuramente pelo Grupo Volkswagen, desde a classe compacta até a classe superior média. O Audi Q4 Sportback e-tron concept oferece uma visão futura sobre como será o sétimo veículo elétrico de produção em série, que será introduzido em 2021 – além dos dois conceitos Q4 e-tron, há ainda e-tron e e-tron S, e-tron Sportback e e-tron S Sportback e o e-tron GT.
  
A sustentabilidade é a principal prioridade, não somente pela motorização elétrica no Audi Q4 e Q4 Sportback: a cobertura do assoalho é feita de materiais reciclados. Em vez de molduras decorativas cromadas, as superfícies são
revestidas com acabamento de tinta multicamadas de alta qualidade. O plexiglas com pintura fosca sobre as aplicações cria um efeito intenso de profundidade. Quatro bancos com apoios para cabeça integrados são revestidos com material Alcantara confortável, produzido com mão-de-obra aprimorada. Costuras duplas com fios espessos adornam o revestimento.
  
Na maioria dos casos, o Q4 Sportback e-tron concept usa principalmente o motor elétrico traseiro síncrono para obter a mais alta eficiência. Se o motorista demandar mais potência do que o motor elétrico traseiro pode fornecer, a tração elétrica nas quatro rodas usa o motor assíncrono dianteiro para redistribuir o torque ao eixo dianteiro, conforme necessário. Isto acontece também de forma preditiva antes que ocorra a patinação em condições de gelo, em curvas rápidas ou se o veículo subesterçar ou sobresterçar.

A marca das quatro argolas iniciou sua ofensiva elétrica com o lançamento mundial do SUV Audi e-tron totalmente elétrico em setembro de 2018. Por volta de 2025, a Audi oferecerá mais de 20 veículos com tração totalmente elétrica mundialmente, que representará aproximadamente 40% das vendas de modelos eletrificados. Os SUVs dentro deste portfólio incluem o Audi e-tron e o Audi e-tron Sportback. Além disso, haverá uma gama de modelos com carroceria clássica, tais como Avant e Sportback. A oferta cobrirá cada segmento relevante do mercado, desde a classe compacta até a classe de luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário