sexta-feira, 10 de julho de 2020

Edição limitada do Honda Civic Type R registra recorde da volta em Suzuka


O Honda Civic Type R, versão superesportiva do Civic de 10ª Geração, estabeleceu um novo recorde de volta no circuito de Suzuka, no Japão, em sua variante mais extrema, o Civic Type R Limited Edition, com o tempo de 2 minutos e 23,993 segundos, se tornando o veículo de tração dianteira mais
rápido no traçado japonês. Com 5,8 km, a pista é famosa por suas chicanes de alta velocidade e curvas desafiadoras, construída em um layout de 8, que inclui uma longa reta de 1,2 km.

Construído com componentes leves, aprimoramentos de suspensão e direção, bem como um interior despojado, com foco total no motorista, o Civic Type R Limited Edition superou os limites do possível em um veículo de tração dianteira, em uma das pistas mais desafiadoras do automobilismo mundial.

O autódromo de Suzuka é considerado um destaque no calendário da Fórmula 1 e também é uma importante base de testes para o desenvolvimento de veículos e motores Honda de alta performance, desde 1962. A pista foi construída com base nas orientações do fundador e presidente da empresa, Soichiro Honda, que disse: "Os automóveis não podem ser melhorados se não
forem testados em circuitos de corrida".

A volta recorde foi obtida em um carro de desenvolvimento da edição limitada do Type R, que passou por sua avaliação final de desempenho em fevereiro de 2020. O modelo apresentava as mesmas especificações técnicas representativas da versão de produção, sem alterações de desempenho. Essa versão limitada do Type R está sendo produzida no Reino Unido, para comercialização nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Acompanhando os aprimoramentos, o Type R Limited Edition recebeu melhorias no conjunto de suspensão e direção, com uma calibragem específica dos amortecedores adaptativos e do sistema de direção EPS.

A redução da massa não suspensa, pelo uso de rodas forjadas mais leves, aprimorou ainda mais a aderência e aumentou a tração durante a aceleração nas duas apertadas curvas ‘Degner’ e na famosa curva ‘130R’. Um aprimoramento no sistema de arrefecimento do motor
também permitiu que o veículo aproveitasse os 320 cv para atingir a velocidade máxima na reta oposta, no fim da volta. Todos esses avanços alcançados nesta edição limitada do Type R foram comprovados pelo tempo registrado no circuito de Suzuka.

O novo Civic Type R Limited Edition utiliza o poderoso motor 2.0 VTEC Turbo, que entrega 320 cv aos 6.500 rpm e torque máximo de 40,8 kgf.m entre 2.500 rpm e 4.500 rpm. O 0 a 100 km/h é alcançado em 5,7 segundos.

A série limitada estará disponível em uma nova cor exclusiva, a ‘Sunlight Yellow’, e trará logotipo Civic em dark chrome na traseira e um teto contrastante em preto brilhante, bem como outros detalhes no mesmo tom do
teto, para completar seu estilo agressivo.

O interior da versão flagship ecoa a veia esportiva da Honda, com bancos concha vermelhos e uma placa indicando o número da versão limitada do Civic Type R Limited Edition. O volante é revestido de Alcantara, enquanto a alavanca de câmbio traz um novo design em gota, permitindo ao condutor um grande senso de controle, mesmo em circuitos muito técnicos como o de Suzuka. A natureza do modelo, que é focado em pista, fez com que equipamentos como o sistema multimídia e o ar condicionado fossem removidos para reduzir peso, enquanto os bancos traseiros foram mantidos para que a versão limitada do Civic Type R trouxesse a usabilidade diária que é um dos grandes valores do modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário