sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Porsche Endurance Series fecha 2018 com prova de 500 km


Depois de conhecer seus quatro campeões de sprint em Interlagos há duas semanas na preliminar do GP Brasil de F1, a Porsche Cup Império retorna ao tradicional autódromo para sua última prova de longa duração de 2018. Os 500 KM de Interlagos, com largada prevista para 14h10 deste sábado, vão definir os títulos de endurance e overall da temporada.

Mais uma vez a expectativa é de uma prova emocionante, repleta de disputas e marcada pelo equilíbrio entre os 69 pilotos já confirmados para a disputa. Nas duas primeiras etapas de longa duração (em Interlagos e Goiânia), as provas foram decididas nos últimos metros, com as lutas pela vitória acontecendo tanto na pista quanto na busca pelas paradas de box mais precisas.


O equilíbrio é refletido na tabela de pontos. Na classe 4.0, a dupla da equipe RCHLO, formada pelo campeão de sprint da Carrera Cup 4.0, Werner Neugebauer, e Sérgio Jimenez aparece na liderança do campeonato, com 129 pontos. Logo atrás estão Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta com o carro Shell #63 somando 97. Já na categoria Endurance 3.8, Chico Horta (campeão de sprint da GT3 Cup 3.8) e Willian Freire lideram a competição, com 123 pontos. Maurizio e Marco Billi somam 104 tentos e aparecem na segunda posição.



Como é a corrida mais longa do ano e premia o carro vencedor com 116 pontos, são diversas as tripulações com chances de título nos campeonatos de endurance. O cenário para o campeonato overall também segue com diversas variáveis, mas quem desponta é Werner Neugebauer -ele é acompanhado de perto por Miguel Paludo e Lico Kaesemodel. Se triunfar no sábado, Werner será o primeiro a arrebatar os três títulos em disputa desde a adoção do regulamento com campeonatos de sprint, endurance e overall.

Marca registrada desde a primeira corrida de longa duração da Porsche Cup Império, vencida por Pedro Queirolo e Marcel Visconde, a lista de pilotos contará com grandes nomes do exporte a motor, incluindo donos de três campeonatos do mundo: Ricardo Zonta (FIA GT), Nelsinho Piquet (Fórmula E) e Lucas di Grassi (Fórmula E). A legião da Stock Car segue firme, representada pelo pentacampeão Cacá Bueno e por outros quatro títulos (Felipe Fraga, Marcos Gomes e o bicampeão Ricardo Mauricio) além de Sergio Jimenez e Bia Figueiredo. O italiano e ex-Nascar e F1
Max Papis veio dos EUA para correr em dupla com Enzo Elias, assim como o competidor regular da Nascar Xfinity Series Justin Allgaier para competir em parceria com Paludo.  

Todos os campeões da Porsche Cup Império em atividade também estão confirmados no grid, com destaque para a geração “Junior Program”, composta por pilotos em idade para disputar a indicação brasileira para a fase global do processo seletivo da montadora em 2019.


A prova de encerramento terá 500 km de duração, ou o tempo limite de 4h30. Na sexta-feira acontecem os treinos livres e a definição do grid de largada, conforme as médias dos tempos de dois pilotos de cada carro.


No sábado, acontece a corrida com transmissão ao vivo do Sportv e dos canais Porsche Império GT3 Cup. A largada está prevista para 14h10.

Lista de inscritos:
4.0
Sylvio de Barros e Cacá Bueno
Beto Leite, Nonô Figueiredo e Gaetano di Mauro
Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr
Miguel Paludo e Justin Allgaier
Werner Neugebauer e Sergio Jimenez
Adalberto Baptista e Rodrigo Baptista
Pedro Queirolo, Vitor Baptista e Fernando Fortes
Carlos Ambrósio e Popó Bueno
Ricardo Baptista e Lucas di Grassi
Luca Seripieri e Marçal Müller
Dominique Teyssere e Fabio Carbone
Rodolfo Toni e Danilo Dirani
Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta
Rouman Ziemkiewicz e Eloi Khouri
Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio
Marcel Coletta e Felipe Fraga
Murilo Coletta e Marcos Gomes
Enzo Elias e Max Papis

3.8
Sun Moodley, Andrew Culbert e Manogh Maharaj
André Gaidzinski e Kleber Barcellos
Tom Filho, Rodrigo Mello e João Gonçalves
Bruno Baptista e Bia Figueiredo
Paulo Totaro, Renan Guerra e Artur Ramos
Ramon Alcaraz e Marcio Mauro
Kreis Jr e Pedro Aguiar
Francisco Horta e William Freire
Maurizio Billi e Marco Billi
Eduardo Menossi e Enzo Bortoleto
Patrick Choate, Marcelo Brisac e Urubatan Jr
Carlos Renaux, Matheus Iorio e Nelson Monteiro
Matheus Coletta e Dennis Dirani

Nenhum comentário:

Postar um comentário