sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Ford Europa usa tricô 3D para que consumidor personalize o interior do seu carro



A Ford apresentou na Europa uma nova tecnologia de tricô 3D sem costura, usando técnicas já empregadas na fabricação de tênis de corrida, roupas e móveis. Ela permitirá que o consumidor personalize os bancos do carro, escolhendo tanto os materiais e estampas das capas como a aplicação de bolsos e enchimentos.

A tecnologia abre ainda a possibilidade de incorporar novas funções ao tecido, como conectividade, aquecimento, comandos das portas e vidros, recarga sem fio de celular e sensores para o monitoramento da saúde do motorista.

Além de dar mais flexibilidade ao design, o tricô 3D reduz as etapas de produção e gera menos desperdício, eliminando a necessidade de cortar e costurar vários tecidos e peças. As máquinas de tricô 3D criam capas sem costura e podem usar diferentes fios, como poliéster, lã, seda, fibra de carbono e materiais reciclados.

O cliente poderá, por exemplo, usar capas diferentes nos bancos dianteiros e traseiro ou feitas especialmente para transportar animais de estimação. A personalização pode incluir combinações especiais de cores e desenhos, além de criações feitas para determinada época ou região. A tecnologia de tricô 3D oferece também maior precisão e qualidade que o revestimento tradicional e ajuste perfeito ao formato do banco, reduzindo rugas e imperfeições.

Outras partes do interior do veículo, como painel e portas, também podem ser revestidas com tricô 3D, usando tecidos decorados com logotipos e desenhos
que ganham formas diferentes dependendo do ângulo em que são vistos.

O novo Ford Puma, que chega ao mercado europeu no final do ano, será o primeiro modelo da marca com capas de banco removíveis, por um sistema de zíper integrado. Além de diferentes tipos de tecido ou couro, de acordo com a estação do ano ou preferência, o cliente pode personalizá-las com suas próprias imagens, nome ou logotipo. Por serem laváveis, elas também facilitam a limpeza caso algum alimento seja derramado ou depois de levar o pet para passear, ajudando a manter o interior sempre novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário