quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MAN Latin America: fábrica de Resende atinge meio milhão de veículos produzidos


A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, acaba de conquistar mais uma importante marca histórica. A fábrica de Resende (RJ) atinge meio milhão de veículos produzidos em quase 15 anos de operação. Graças ao inédito processo produtivo do Consórcio Modular, a montadora chega aos 30 anos de existência com uma produção total de 640 mil unidades. E com o título de líder no mercado brasileiro de caminhões há quase nove anos consecutivos.
"Graças à flexibilidade e à inovação de Resende, nos tornamos os maiores fabricantes e exportadores de caminhões do País. E, sem dúvida, o empenho de todos os envolvidos no negócio - nossos colaboradores, parceiros e revendedores – foi fundamental para a competitividade de nossa fábrica", diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
De 1981 a 1996, as operações de caminhões e ônibus da Volkswagen do Brasil produziram 140 mil veículos nas fábricas 4, em São Bernardo do Campo (SP), e Ipiranga, em São Paulo (SP). Em 1º de novembro de 1995, foi aberta uma linha de montagem experimental num galpão alugado no Polo Industrial de Resende, para teste do Consórcio Modular durante um ano. Pronta em 1º de novembro de 1996, a fábrica definitiva passou a operar em um turno de produção, com cerca de mil pessoas. Hoje, Resende conta com três turnos e quase 7 mil colaboradores.
O Consórcio Modular é formado pela MAN Latin America e mais sete empresas parceiras: Maxion (chassis), ArvinMeritor (eixos e suspensão), Remon (rodas e pneus), Powertrain (motor e transmissão), Continental (interior da cabine), Aethra (armação da cabine) e Carese (pintura). Com a presença das parceiras ao longo de toda a montagem de seus caminhões e ônibus, cabe à MAN Latin America o desenvolvimento do produto, a certificação final da sua qualidade e a comercialização através de 145 concessionários no Brasil e importadores em mais de 30 países da América Latina e da África.
A MAN Latin America comercializou 5.211 caminhões e ônibus no mês passado - o melhor resultado em um mês de julho na história da empresa. Foram 4.276 caminhões Volkswagen e 935 chassis de ônibus Volksbus. O número é 9% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, já foram vendidos 33.025 caminhões da marca Volkswagen e 6.336 chassis Volksbus.
Segundo informações divulgadas pelo Grupo MAN na última semana, seu lucro operacional cresceu fortemente mais uma vez no primeiro semestre do ano, aumentando em 88%, para 762 milhões de euros. Os principais geradores do lucro foram a MAN Latin America (201 milhões de euros) e a MAN Diesel & Turbo (230 milhões de euros).

---------------------
Comunicação
MAN Latin America

Nenhum comentário:

Postar um comentário