Na terceira edição do “Dia da Mobilidade Elétrica”,
que será realizada no próximo sábado, dia 15 de setembro, em São Paulo, a
Eletra fará uma exibição completa das tecnologias que dispõe para o futuro
limpo da mobilidade brasileira. Essas tecnologias, que conjugam os recursos
hibrido e elétrico, são formadas por três modelos de ônibus: o Dual-Bus híbrido
e elétrico puro de 13,2m de comprimento; o e-Bus, 100% elétrico, articulado de
18m de comprimento, desenvolvido pioneiramente no Brasil, e o Dual-Bus híbrido
e trólebus, articulado de 23m de comprimento.
O Dual-Bus é considerado a melhor proposta tecnológica
para o transporte urbano por poder circular em diferentes configurações, como
híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro. Configurado para circular no
Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra Transportes, possui 13,2 metros
de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros.
Possui motor elétrico desenvolvido pela WEG e gerador
formado por um motor a diesel veicular OM 924 Série A Euro V desenvolvido pela
Mercedes-Benz especialmente para o projeto. As mudanças de marcha e a
velocidade ocorrem suavemente, sem trancos, mesmo com o veículo lotado e numa
pista em aclive.
O veículo é movido por um avançado conjunto de
baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre
a carroceria. Na versão elétrico puro, essas baterias permitem uma tração
silenciosa, macia e potente. O Dual-Bus desliza suavemente sobre a pista, sem
descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera
Outro destaque da Eletra na carreata é o e-Bus, elétrico
puro de 18m de comprimento, com sistema de ar-condicionado e piso baixo.
Tracionado por um motor elétrico, cuja única fonte de energia é o banco de
baterias instalado no veículo, pode operar em qualquer sistema viário. É o
mesmo sistema de tração de um trólebus comum, porém sem a necessidade de rede
aérea externa. Este modelo integra o conceito mais moderno dos veículos
elétricos, pois as baterias recebem recargas de oportunidade nos intervalos de
operação. As recargas de oportunidade permitem otimizar o investimento no
sistema, já que aumenta a autonomia e diminui o tamanho do banco de baterias.
O terceiro modelo Eletra é o Dual-Bus híbrido e trólebus,
articulado de 23m de comprimento. Em aplicação há dois anos, faz a linha
metropolitana entre o município de Diadema, no ABC, e a região da Berrini, na
zona Sul da Capital Paulista, operado pela Metra Transportes. Tem capacidade de
transportar 153 passageiros e chassi articulado de quatro eixos e motor
elétrico desenvolvido pela WEG. O gerador, por sua vez, é formado por um motor
veicular movido a diesel de cilindrada reduzida de 12 para 7 litros e
desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para o projeto, e um gerador
também feito pela WEG.
A carreata da Mobilidade Elétrica reunirá carros
elétricos ou híbridos, bicicletas, patinetes, ônibus e caminhões, e faz para da
14ª Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e
Novas Tecnologias. Sairá às 9h da Rua Treze de Maio, na Bela Vista, e
percorrerá o trajeto pela Avenida Paulista, até a Praça Charles Muller
(Pacaembu), onde os veículos ficarão expostos para apreciação dos interessados.
O objetivo é chamar a atenção do poder público, da iniciativa privada e
conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adotar novos hábitos para
cidades mais sustentáveis.
Serviço
Carreata de veículos elétricos e híbridos
Data: 15 de setembro, das 9 às 14h.
Saída: Rua Treze de Maio, nº 1.642 – Clube da Sabesp
– Bela Vista
Ponto de chegada: Praça Charles Muller
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