quarta-feira, 12 de setembro de 2018

NO DIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA SÃO PAULO REALIZA CARREATA COM ÔNIBUS DA ELETRA


Na terceira edição do “Dia da Mobilidade Elétrica”, que será realizada no próximo sábado, dia 15 de setembro, em São Paulo, a Eletra fará uma exibição completa das tecnologias que dispõe para o futuro limpo da mobilidade brasileira. Essas tecnologias, que conjugam os recursos hibrido e elétrico, são formadas por três modelos de ônibus: o Dual-Bus híbrido e elétrico puro de 13,2m de comprimento; o e-Bus, 100% elétrico, articulado de 18m de comprimento, desenvolvido pioneiramente no Brasil, e o Dual-Bus híbrido e trólebus, articulado de 23m de comprimento.

O Dual-Bus é considerado a melhor proposta tecnológica para o transporte urbano por poder circular em diferentes configurações, como híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro. Configurado para circular no Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra Transportes, possui 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros.

Possui motor elétrico desenvolvido pela WEG e gerador formado por um motor a diesel veicular OM 924 Série A Euro V desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para o projeto. As mudanças de marcha e a velocidade ocorrem suavemente, sem trancos, mesmo com o veículo lotado e numa pista em aclive.

O veículo é movido por um avançado conjunto de  baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre a carroceria. Na versão elétrico puro, essas baterias permitem uma tração silenciosa, macia e potente. O Dual-Bus desliza suavemente sobre a pista, sem descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera

Outro destaque da Eletra na carreata é o e-Bus, elétrico puro de 18m de comprimento, com sistema de ar-condicionado e piso baixo. Tracionado por um motor elétrico, cuja única fonte de energia é o banco de baterias instalado no veículo, pode operar em qualquer sistema viário. É o mesmo sistema de tração de um trólebus comum, porém sem a necessidade de rede aérea externa. Este modelo integra o conceito mais moderno dos veículos elétricos, pois as baterias recebem recargas de oportunidade nos intervalos de operação. As recargas de oportunidade permitem otimizar o investimento no sistema, já que aumenta a autonomia e diminui o tamanho do banco de baterias.

O terceiro modelo Eletra é o Dual-Bus híbrido e trólebus, articulado de 23m de comprimento. Em aplicação há dois anos, faz a linha metropolitana entre o município de Diadema, no ABC, e a região da Berrini, na zona Sul da Capital Paulista, operado pela Metra Transportes. Tem capacidade de transportar 153 passageiros e chassi articulado de quatro eixos e motor elétrico desenvolvido pela WEG. O gerador, por sua vez, é formado por um motor veicular movido a diesel de cilindrada reduzida de 12 para 7 litros e desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para o projeto, e um gerador também feito pela WEG.

A carreata da Mobilidade Elétrica reunirá carros elétricos ou híbridos, bicicletas, patinetes, ônibus e caminhões, e faz para da 14ª Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias. Sairá às 9h da Rua Treze de Maio, na Bela Vista, e percorrerá o trajeto pela Avenida Paulista, até a Praça Charles Muller (Pacaembu), onde os veículos ficarão expostos para apreciação dos interessados. O objetivo é chamar a atenção do poder público, da iniciativa privada e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adotar novos hábitos para cidades mais sustentáveis.

Serviço
Carreata de veículos elétricos e híbridos
Data: 15 de setembro, das 9 às 14h.
Saída: Rua Treze de Maio, nº 1.642 – Clube da Sabesp – Bela Vista
Ponto de chegada: Praça Charles Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário