A Volvo entregou
sete unidades de seu caminhão com tecnologia autônoma para o Grupo Usaçucar, de
Maringá (PR). Sem abrir mão do motorista, os veículos andarão sozinhos apenas
quando estiverem em áreas restritas, sem trânsito, dentro das lavouras de cana
de açúcar.A altíssima
precisão de direção (2,5 cm) reduz perdas por pisoteio de mudas.
Pioneira ao
apresentar o caminhão modelo VM com tecnologia autônoma numa operação real no
Brasil há cerca de um ano, a Volvo anuncia agora a entrega comercial das
primeiras unidades do veículo. “Dissemos que esse seria o primeiro caminhão com
tecnologia autônoma comercialmente viável do mercado. Agora provamos isso com a
entrega de um lote de veículos já para a colheita de cana de açúcar de 2018”,
afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo América Latina.
O veículo foi desenvolvido pela área de engenharia
avançada no Brasil, com apoio da matriz na Suécia. Com o negócio, a Volvo torna-se
a primeira marca a fazer a entrega comercial de um caminhão com tecnologia
autônoma no mundo.A tecnologia autônoma está sendo comercializada na
forma de prestação de um serviço.
O VM com tecnologia autônoma é equipado com um
avançado sistema que permite a operação em modo autoguiado quando está dentro
da lavoura de cana. Durante a colheita, o veículo é capaz de “visualizar” de
forma virtual as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, sem
interferência direta do condutor. “A precisão de 2,5 cm é um número impossível
de atingir por um motorista. Com isso, reduzimos drasticamente as perdas por
pisoteamento das mudas novas, um dos maiores problemas de produtividade de
nosso cliente”, afirma Alan Holzmann, diretor de planejamento estratégico de
produto da Volvo na América Latina.
Para conseguir tamanha precisão, o caminhão tem um
sistema de geolocalização que identifica com exatidão o caminho a ser seguido e
aciona o sistema de direção. “Durante a colheita operamos 24 horas por dia,
sete dias por semana. À noite temos dificuldade adicional para evitar o
pisoteio.
A nova tecnologia não elimina o papel do motorista.
Ele continua responsável por conduzir o veículo até as linhas de plantação e
depois para o ponto de descarga, reiniciando um novo ciclo. Segundo a Volvo esta tecnologia
não foi concebida para eliminar o motorista. Ao contrário, o ajudará em seu
trabalho, aumentando a precisão, a produtividade e a segurança.
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