As avançadas tecnologias dos ônibus Mercedes-Benz voltadas à redução
do consumo de combustível conquistam, cada vez mais, a aprovação do Grupo VIP,
maior operadora do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São
Paulo. A empresa acaba de adquirir 150 chassis de ônibus urbanos da linha O
500, sendo 50 unidades com sistema de recuperação de energia elétrica (RKM). A
programação de entrega dos veículos encarroçados se estende até março de 2019.
“Em 2018, o Grupo
VIP já havia adquirido outros 150 ônibus da marca, todos equipados com
sistema de desligamento automático do motor (EIS)”, afirma Walter Barbosa,
diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do
Brasil. “Ou
seja, pouco mais de um ano após a chegada dessas tecnologias ao mercado, as
operadoras já atestam e confiam nos ganhos econômicos proporcionados pelo RKM e
o EIS, o que contribui para a rentabilidade operacional. Além disso, o menor
consumo leva à redução de emissões, melhorando a qualidade do ar”.
“Com o desligamento
automático do motor, o EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o
consumo de combustível e também o nível de ruído, além de contribuir com a
maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo
ficar parado muito tempo”, ressalta Roberto Abreu, sócio proprietário do Grupo
VIP. “Nossa expectativa é que o RKM também nos traga ganhos econômicos e
ambientais”.
Maior conglomerado de empresas de ônibus de São Paulo, o
Grupo VIP opera cerca de 200 linhas
na capital, transportando diariamente, em média, 1,2 milhão de passageiros.
Está presente na Área 3 (Nordeste, Amarela) do sistema, em bairros da Zona
Leste; Área 7 (Sudoeste, Vinho), na Zona Sul e na Área 9 (Centro).
A frota do Grupo VIP é composta por 1.800 veículos, praticamente 100% da marca Mercedes-Benz,
entre O 500 padron, articulado e superarticulado, modelos da linha OF e cerca
de 40 vans Sprinter. Nessa frota, são mais de 330 superarticulados e mais de
300 articulados.
Os recursos dos ônibus Mercedes-Benz voltados à
redução de consumo e emissões ganham importância em
metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades do
Brasil e América Latina. Entre as avançadas tecnologias, incluem-se
o RKM (sistema de recuperação de energia elétrica) e
o EIS (desligamento automático do motor).
O gerenciamento inteligente do RKM, cuja principal vocação são os ônibus urbanos, aproveita a
reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do
veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em super
capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é
utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.
O EIS (Engine
Idle Shutdown) é um inovador sistema de desligamento automático do motor. Se o
ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de
mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4
minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o
sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.
Esta é uma situação bastante comum em garagens,
rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias,
o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de
combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução
acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade
de se desligar o motor se o veículo
ficar parado por um tempo prolongado.
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