A McLaren Automotive, fabricante britânica de carros
esportivos e supercarros de luxo, está expandindo sua família de produtos Super
Series com a introdução do 720S Spider, seu segundo supercarro
conversível e o segundo construído sob o plano de negócios Track25, de £ 1,2
bilhão. Revelado on-line em 8 de
dezembro de 2018 e disponível para encomenda com efeito imediato, o novo 720S
Spider entrega o prazer de dirigir ao ar livre e facilidade de uso no dia a dia
antes não vistos na classe de supercarros conversíveis.
Os fundamentos do projeto do
novo McLaren Spider são as formas contínuas e orgânicas introduzidas em 2017
com o 720S Coupé. Combinando para maximizar a pressão aerodinâmica, minimizar o
arrasto, melhorar o arrefecimento do conjunto de potência e otimizar o
desempenho aerodinâmico, estas formas produzem uma aparência geral semelhante a
uma escultura futurista, formada pelo ar que flui por cima, por baixo e ao
redor do automóvel. Um novo teto rígido retrátil (RHT, Retractable Hard Top) acionado
eletricamente é perfeitamente integrado ao estilo, assim como novas colunas
laterais.
Como todos os carros da
McLaren, o novo 720S Spider tem uma estrutura de fibra de carbono em seu
núcleo, neste caso designada Monocage II-S. A força, a rigidez e o baixo peso
da McLaren Monocage são a base para a excelência dinâmica pela qual os carros
da McLaren são renomados. O Monocage II-S é um desenvolvimento do
Monocage II do Coupé, sem a coluna central longitudinal acima da cabine. A
seção mais recuada da estrutura superior também é exclusiva da Spider para acomodar
o teto rígido retrátil. Além disso, o trilho da plataforma na parte superior do
pára-brisa foi revisado para integrar o mecanismo de travamento central.
No geral, o novo 720S Spider é
apenas 49 kg - ou menos de 4% - mais pesado que o 720S Coupé. O aumento do peso
é principalmente associado aos sistemas RHT (teto rígido) e ROPS
(anticapotagem). Com um peso seco de 1.332 kg, o 720S Spider é confortavelmente
o carro mais leve do seu segmento, com 88 kg a menos do que o peso seco de
1.420 kg de seu rival mais próximo. O baixo peso é a base para os benefícios
dinâmicos, de desempenho e eficiência que a McLaren é tão hábil em explorar
para o maior aproveitamento de seus clientes.
O design do 720S Coupé é
reconhecido pela sensação de visão de 360 graus que proporciona, permitindo que
a luz entre na cabine e estabelecendo um novo padrão de visibilidade. Essa
filosofia de visão incomparável é central para a segunda geração do Super
Series de segunda geração e o novo Spider avança o jogo novamente, com apoios
suspensos únicos e envidraçados ajudando na visibilidade do motorista, além
de compor o visual ao carro. A borda de ataque do apoio possui um suporte
aerodinâmico para guiar o fluxo de ar, antes de diminuir drasticamente para
expor o vidro escurecido; o design e o uso do vidro proporcionam uma melhoria
de 12% na visibilidade sobre os ombros em comparação com o McLaren Super Series
Spider anterior.
O motor McLaren V8 biturbo de
4 litros que impulsiona o 720S Spider permanence inalterado em relação ao do
Coupé. Montado em posição central para dirigibilidade e pureza de
resposta excepcionais, produz 720 HP e 770 Nm e oferece o peso mais leve de sua
classe do 720S Spider e a relação peso-potência de 1,85 HP/kg, ou 540 HP por
tonelada com o peso seco mais leve. Não é surpresa que o desempenho seja
extremo.
A aceleração é nada menos que
fenomenal: de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em apenas 7,9
segundos - apenas 0,1 segundos mais que o Coupé. O sprint de um quarto de milha
é despachado em 10,4 segundos - novamente, apenas 0,1 segundo mais lento que o
Coupé – e, onde as condições permitirem, o 720S Spider continuará acelerando
para uma velocidade máxima correspondente a 341 km/h com o teto fechado. Mesmo
com o teto abaixado, a velocidade máxima permanece extraordinária: 325 km/h. As
pequenas variações no desempenho resultam de diferentes aerodinâmicas e dos 49
kg adicionais do Spider.
O teto rígido retrátil (RHT)
do 720S Spider é um projeto completamente novo, com um painel de fibra de
carbono de uma só peça como padrão. O teto rígido mantém a silhueta distintiva
e a pureza aerodinâmica do 720S Coupé e fornece uma estrutura superior de fibra
de carbono completa quando fechado. O
mecanismo de dobramento do novo RHT da
McLaren é acionado eletricamente (e não hidraulicamente) e o sistema
proporciona a mais rápida operação de teto conversível da categoria dos supercarros,
com o teto retrátil sendo aberto ou fechado em apenas 11 segundos - seis
segundos mais rápido que no 650S Spider. A combinação de motores elétricos e a
força e o baixo peso da fibra de carbono permitem que a operação seja
feita a uma velocidade máxima de 50 km/h - um aumento significativo em relação
aos 30 km/h do 650S. Com esses números de desempenho, não é surpresa que a
McLaren tenha registrado três patentes mundiais para o sistema de teto.
O interior é a mesma cabine
acolhedora e luxuosa de supercarros que os pilotos da 720S Coupé desfrutam.
Abrir uma porta - agora sem moldura para acomodar o sistema RHT - fornece
acesso a um ambiente verdadeiramente sofisticado, com uma percepção
extraordinária do espaço e dos melhores materiais em evidência. Um novo sistema
de dobradiça de porta e posição de amortecedor a gás foi possível sem
problemas, porque desde o início o programa 720S incluía carrocerias Coupé e
Spider.
Uma tela central de oito
polegadas e alta resolução continua a ser o ponto central das funções do
veículo. A interface exibe áudio, mídia, navegação, controle de temperatura e
outros recursos com todas as principais aplicações mostradas em um carrossel
vertical, além de estar disponível através de teclas de acesso rápido abaixo da
tela.
O sistema de climatização e ar
condicionado de dupla zona foi recalibrado para o 720S Spider e é capaz de
detectar se a posição do RHT muda de levantada para abaixada ou vice-versa. A
temperatura e o fluxo de ar são ajustados automaticamente, aquecendo ou
resfriando os ocupantes de acordo com as configurações do ambiente já selecionadas,
aumentando o fluxo de ar para a cabine e movimentando mais ar para a área dos
pés ou áreas superiores da cabine.
O spoiler traseiro ativo muda
de posição automaticamente para diminuir o arrasto ou aumentar a pressão
aerodinâmica e funciona também como freio aerodinâmico para melhorar o
equilíbrio do veículo em frenagens fortes, podendo levantar a velocidades mais
baixas e ficar em posição mais alta, otimizando a pressão aerodinâmica e o
equilíbrio para garantir que o desempenho e o engajamento do motorista estão de
acordo com o 720S Coupé. Enquanto o spoiler traseiro é idêntico em ambos (Coupé
e Spider), o mapeamento de distribuição é feito sob medida para cada
carroceria, com ajustes aerodinâmicos diferentes dependendo se o teto rígido
retrátil está levantado ou abaixado e a eletrônica do veículo ficando
automaticamente ajustada de acordo com a posição do teto.
A suspensão hidráulica
Proactive Chassis Control II da McLaren - já reconhecida pela desafiadora
convenção de fornecer a combinação geralmente incompatível de controle preciso
da carroceria e uma viagem confortável - é complementada por um sistema de
direção eletro-hidráulico amplamente reconhecido por fornecer precisão e
sensações excepcionalmente puros. Assim como no Coupé, o piloto do Spider pode
escolher entre três modos de condução
(Comfort, Sport ou Track), cada um focado
em uma experiência de direção diferente, de acordo com as preferências e condições
pessoais. Esses atributos comprovados se combinam para garantir que o 720S
Spider possua o mesmo nível de habilidades dinâmicas e amplitude de capacidade
que o Coupé habilmente demonstra.
Novas rodas de liga leve
forjadas de 10 raios foram desenvolvidas para o novo Spider. Os pneus são
Pirelli P ZERO, projetados em conjunto com a parceira da McLaren Technology,
a Pirelli, para proporcionar o melhor equilíbrio entre desempenho, aderência,
dirigibilidade e conforto em uma ampla gama de condições de estrada.
O novo 720S Spider está
disponível nas mesmas três especificações do Coupé, com acabamentos Performance
e Luxury além do acabamento padrão. Duas novas cores exteriores - Belize Blue e
Aztec Gold - foram introduzidas para o novo Spider em uma paleta de 23 opções.
Uma delas, Supernova Silver, é uma cor patrimonial da McLaren, tendo sido
disponibilizada pela primeira vez no McLaren 12C.
Para mais informações e
imagens do carro, visite: cars.mclaren.com/super-series/720s-spider.
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