A Audi do Brasil apresenta hoje no mercado nacional o Q5
Security, o primeiro SUV da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica.
Visualmente, o veículo é praticamente idêntico às versões já existentes do Q5,
mas trata-se de um carro totalmente novo. Desde o início de seu desenvolvimento
recebeu recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, com novos
conjuntos de freios e suspensão, sendo submetido inclusive a crash
tests.
As peças protetoras utilizadas são certificadas na classe
III-A da ABNT NBR 15000, usada amplamente na América do Sul e que se tornou
padrão no mercado nacional por ter o maior grau de proteção disponível para uso
civil no Brasil. Na prática, isso significa que o Q5 Security resiste a
disparos de armas de fogo como a Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras),
espingardas calibre 12 e até de calibre .44, que protege efetivamente os
ocupantes do veículo contra ataques.
A célula
de segurança do SUV blindado incorpora toda a área de passageiros, inclusive o
compartimento de bagagens, que também pode ser acessado do interior do veículo.
Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do
compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta
resistência. As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com
multicamadas. A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham
uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas.
Para
receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de
freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. Além disso, o modelo
possui o ESP calibrado, não tem teto solar, utiliza chapas de aço e não mantas
em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados.
O motor
usado no Q5 Security é o 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 252 cv de potência
e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A transmissão é S
tronic de sete velocidades e o sistema de
tração quattro com tecnologia ultra é de série. Com esse conjunto, o modelo
acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.
A suspensão a ar adaptativa com controle dos
amortecedores do carro foi ajustada para o peso maior do veículo blindado – o
peso em ordem de marcha (sem o motorista) é de 2.295 kg, ou seja, 500 kg a mais
do que a versão original do Q5. As rodas de 19 polegadas são calçadas com pneus
Run Flat, que permitem a rodagem sem ar por até 80 km a uma velocidade de até
80 km/h. O sistema de freios foi generosamente dimensionado: os discos
dianteiros medem 350 mm de diâmetro.
Uma linha
de ombro com curvas distintas e com recortes reforçados dão estrutura à lateral
do veículo. Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de
tração integral quattro. Assim como na dianteira, linhas horizontais na
traseira transmitem uma imagem de largura e presença. A tampa traseira envolve
as colunas C – uma característica típica dos modelos da família Q. Um difusor
de ar integra as saídas de escapamento.
O Q5 Security sai da linha de montagem com uma ampla
lista de equipamentos. Dentre os destaques estão sistema Audi Drive Select,
ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, Virtual
Cockpit, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e
chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com
ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e
traseiro, câmera de ré, Audi Smartphone Interface e sistema de navegação.
Vidros
escurecidos na traseira para maior privacidade são de série no modelo, bem como
o sistema de ar-condicionado automático de três zonas, sistema de som 3D
Bang&Olufsen e acionamento elétrico do porta-malas – algo incomum em
veículos blindados devido ao excesso de peso.
O
interior oferece bastante espaço para cinco ocupantes e as linhas horizontais
destacam a impressão de largura e conforto. Um novo conceito de linha de
equipamentos oferece aos clientes uma vasta seleção de cores e materiais, assim
como o volante multifuncional de três raios que é de série. Já o banco traseiro
é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. O compartimento de bagagem
possui 550 litros e, com o banco traseiro totalmente rebatido, o volume aumenta
para 1.550 litros.
Como
opcional, o Q5 Security traz o sistema de alarme com intercomunicador e o
pacote Audi Side Assist, que contempla ampla variedade de recursos de alta
tecnologia, como o Assistente de Tráfego Reverso, o Exit Warning Assist (que
alerta o motorista sobre risco de colisão ao abrir a porta), o Pre Sense
traseiro (sistema que aciona itens de segurança na iminência de impacto
traseiro) e a Câmera 360°.
O display do Q5 Security apresenta gráficos
brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas, pela qual o
motorista pode escolher dois pontos de vista – uma versão clássica com grandes
indicadores circulares ou uma versão progressiva na qual o mapa de navegação ou
listas sejam predominantes.
O Q5 Security permite ao motorista seis modos de
condução, que podem ser selecionados por meio do sistema Audi Drive Select:
off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. O veículo é
produzido na planta de San José Chiapa (México). O processo de fabricação do Q5
Security está em conformidade com os rigorosos padrões de qualidade da Audi e
não oferece apenas a alta qualidade de acabamento padrão, mas, ao contrário dos
veículos adaptados para blindagem, o modelo tem garantia total da Audi. O preço
sugerido é de R$ 370.990,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário