A Lamborghini Huracan pilotada por Chico Longo, Marcos
Gomes e Victor Franzoni venceu neste sábado (22) os 500 Km de São Paulo –
Chevrolet Absoluta 500, prova disputada no Autódromo de Interlagos, em São
Paulo (SP). O trio, que liderou os três treinos livres e largou da segunda
posição, teve um início de prova discreto, e apareceu com força a partir da
terceira hora de prova, quando Gomes assumiu a pilotagem, e tomou a dianteira
da corrida, seguindo para a vitória.
O resultado é especial para Longo, que venceu a prova
pela terceira vez, repetindo os feitos de 2009 e 2010, quando venceu a prova ao
lado de Daniel Serra. O resultado iguala o piloto a Celso Lara Barberis, Luiz
Pereira Bueno e Max Wilson, todos tricampeões da prova. Já Marquinhos se tornou
o terceiro piloto do clã Gomes a vencer os 500 Km de São Paulo – Chevrolet
Absoluta 500, uma vez que seu pai, Paulão, e o irmão, Pedro, triunfaram ao lado
de Alcides Diniz em 2003. Franzoni, por sua vez, triunfou em sua primeira
corrida com um GT na carreira.
A edição deste ano foi das mais equilibradas, e contou
com quatro carros na briga pela vitória. Além da Lamborghini vencedora, o
protótipo AJR de Emílio Padron, Fernando Fortes e Henrique Assunção, que
largaram da pole position, o Mercedes de Guilherme Figueroa, Ricardo Baptista e
Julio Campos, e o Porsche de Marcel Visconde, Max Wilson e Ricardo Maurício.
Todos eles lideraram a prova por pelo menos uma volta, e batalharam pela
segunda posição até o giro final.
A segunda posição acabou nas mãos do Mercedes, que teve
Campos na pilotagem no stint final. O terceiro colocado do último campeonato da
Stock Car assumiu a posição na abertura da última volta, deixando Maurício e
seu Porsche para trás, enquanto o AJR, pilotado por Fortes na parte final da
disputa, também superou o carro dos vencedores de 2017 nos metros finais para
terminar em terceiro, garantindo a vitória na categoria P1.
A quinta posição terminou nas mãos de Renan Guerra e
Arthur Felipe, que correram com um Protótipo JR, vencendo entre os competidores
da categoria P3. O sexto posto ficou com Henry Visconde e Tiel de Andrade, que
triunfaram na classe GT4 com um Audi. Carlos Vallone, Ricardo Kraft e Edgard
Amaral venceram na classe T com um Volkswagen Gol, terminando no 13º posto geral.
Carlos Antunes, Yuri Antunes e Alexandre Finardi triunfaram na P2 com um
protótipo MRX.
Após a corrida, Longo disse que enfrentou dificuldades no
começo da prova, e celebrou a temporada após a vitória. “O carro era muito bom,
mas a calibragem estava errada, muito alta, e estava muito difícil de pilotar.
A gente achou que tivesse algum problema no carro, mas o problema era a
calibragem. No último terço da corrida, a gente viu que tinha chances de
vencer. A gente estava fora dos 500 Km desde 2010, e foi bacana voltar depois
de oito anos com vitória, minha terceira na prova, completando um ano em que eu
fui campeão brasileiro de Endurance”, disse Longo, após a corrida.
Franzoni celebrou sua primeira experiência com a
Lamborghini.“A minha estreia em um carro GT foi melhor do que o esperado, mas
tinha a equipe toda por trás, com o Marquinhos e o Chico me ajudando muito.
Quero agradecer a Via Itália Racing pelo carro que me deu. A corrida foi
difícil, pois eu tive que andar quase 100% o tempo todo. Normalmente, você
tenta poupar o carro. Eu tentei fazer o máximo para ganhar tempo e posições
para entregar para o Marquinhos em uma boa posição. E foi tudo perfeito”,
disse.
Gomes comemorou o bom desempenho na prova. “A corrida foi
super emocionante. A gente estava em quarto no começo, depois o Victor
recuperou um pouco, mas nosso acerto na estratégia foi vir aos boxes no Safety
Car para cumprir a troca de pilotos. Depois, eu imprimi um ritmo forte para
tirar a diferença dos três primeiros, e deu certo. Eu não me lembrava que meu
pai e meu irmão venceram a corrida, mas é muito legal igualá-los. Nós somos a
família que mais venceu os 500 Km”, comenta Marquinhos.
Confira o resultado final dos
500 Km de São Paulo – Chevrolet Absoluta 500:
1º - 19 - Chico Longo/Marcos Gomes/Victor Franzoni
(Lamborghini/GT3) - 117 voltas em 3h26min29s
2º - 8 - Guilherme Figueroa/Ricardo Baptista/Julio Campos (Mercedes/GT3)
3º - 117 - Emílio Padron/Fernando Fortes/Henrique Assunção (AJR/P1)
4º - 70 - Marcel Visconde/Max Wilson/Ricardo Maurício (Porsche/GT3)
5º - 15 - Renan Guerra/Arthur Felipe (JR/P3) - a 11 voltas
6º - 64 - Henry Visconde/Tiel de Andrade (Audi/GT4) - a 14 voltas
7º - 13 - Alexandre Zaninotto/Leandro Guerra (Spyder/P3) - a 17 voltas
8º - 125 - Paulo Plutarcho/Davi Plutarcho/Saúva (Spyder/P3) - a 17 voltas
9º - 25 - Ney Faustini/Edras Soares (Vectra/P1) - a 18 voltas
10º - 7 - Paulo Sousa/Mauro Kern (BMW/GT4) - a 18 voltas
11º - 74 - Eduardo Colamarino/Luiz Abbade (Spyder/P3) - a 23 voltas
12º - 66 - Luc Monteiro/José Vilela (Spyder/P3) - a 26 voltas
13º - 222 - Carlos Vallone/Ricardo Kraft/Edgar Amaral (Gol/T) - a 27 voltas
14º - 113 - Ricardo Cimatti/Tiago Regis/Rogério Dudu (Sandero/T)
15º - 72 - Carlos Antunes/Yuri Antunes/Alexandre Finardi (MRX/P2)
16º - 20 - Fabiano Cardoso/Daniel Keleman/Rafael Lopes/M.Costa (HB20/T)
17º - 146 - Robbi Pérez/José Córdova (MRX/P1) - a 54 voltas
18º - 77 - Edras Soares/Esdras Soares/Juarez Soares (Vectra/GT4)
19º - 14 - Marconi Abreu/Júnior Victonete/Marcelo Karam (Mercedes/GT4)
20º - 151 - Sérgio Pistilli/Denísio Casarini (Spyder/P3) - a 92 voltas
21º - 16 - Esio Vichiese/Alinne Cipriani (Ginetta/GT4) - a 112 voltas
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