Tendências para 2019: entender como a tecnologia está
transformando o mundo
É muito
recomendado sempre avaliar como foram os nossos passos e quais os novos
caminhos que temos que percorrer em nossas vidas. E quando chega o final do ano
sempre paramos para observar e revisar nossos objetivos, metas, o que deu
certo, errado e como fazer para melhorar.
E com a
indústria automotiva não é diferente. É preciso entender como a tecnologia está
transformando o mundo e influenciando a mudança no comportamento das pessoas em
áreas-chaves da vida e sua relação entre o consumo e as empresas.
Uma
pesquisa global em 14 países – incluindo o Brasil, realizada pela Ford, mostra
as tendências para 2019, a influência da tecnologia e quais os caminhos que o
consumidor espera dessa transformação.
87% das
pessoas pesquisadas concordam que a tecnologia é a maior condutora das mudanças
atualmente. No entanto as pessoas são cautelosas ou têm medo do que ainda não
entendem. 79% das pessoas acreditam que a tecnologia é uma força para o bem.
“Essas
mudanças podem nos levar do sentimento de desamparo à sensação de poder,
esperança e progresso”, diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de
Consumo e Futuro da Ford. “Na Ford, estamos focados no design centrado no ser
humano e comprometidos em encontrar soluções de mobilidade que melhorem a vida
dos consumidores e da comunidade. Nesse contexto de mudança, temos de preservar
o que consideramos mais valioso – a relação de confiança com os nossos
consumidores.”
Entre os
pontos interessantes apresentados no relatório da Ford, observamos que para 89%
dos brasileiros é possível treinar o cérebro para pensar diferente.
Com
relação ao progresso ambiental, 53% dos brasileiros acreditam que ele vai
depender da tecnologia, enquanto 91% apontam a mudança no comportamento humano
como o caminho.
Quanto
aos carros autônomos, 55% dos brasileiros apostam que eles serão mais seguros
que os motoristas humanos.
Futuro -
O relatório da Ford ajuda a entender como os padrões de comportamento devem
influenciar os consumidores e as empresas em todo mundo nos próximos anos. Veja
sete tendências:
1 - A
divisão da tecnologia: mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto
em como nos conectamos e vemos o mundo. Mas existe uma divisão entre as pessoas
que têm acesso à tecnologia e acreditam que ela é uma força do bem e as que não
têm acesso.
Na Ford,
a tecnologia é usada para tornar a mobilidade mais inteligente, segura e
conveniente para as pessoas em todo o mundo.
2 -
Desintoxicação digital: embora não abram mão de seus aparelhos digitais, cada
vez mais pessoas estão conscientes e alarmadas com a dependência desses
aparelhos e buscam meios de controlar o tempo que gastam on-line.
A Ford
descobriu que momentos de empolgação – como dirigir um carro de corrida – geram
efeitos no cérebro que contribuem para o bem-estar geral e está usando isso
para aprimorar a experiência de direção.
3 -
Recuperando o controle: em um mundo que, para muitos, parece estar fora de
controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre
suas vidas.
Como
parte do seu processo de design centrado no ser humano, a Ford usa as pesquisas
para entender melhor as necessidades e os hábitos das pessoas e desenvolve
tecnologias como o Ford Copiloto 360, que assume tarefas estressantes para o
motorista e torna a direção mais confiante.
As
muitas faces do eu: as mídias sociais desempenham um papel importante na vida
dos consumidores e muitos assumem várias personas – desde quem são na vida real
a como se retratam on-line – o que acaba impactando no que compram, usam e
dirigem, bem como suas escolhas de tecnologia.
A Ford
entende que o carro é um reflexo da identidade do motorista, por isso trabalha
para desenvolver modelos que ajudem a projetar quem eles realmente são.
4 - O trabalho
da vida: o modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora
trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Por isso, muitas empresas
estão inovando na oferta de benefícios, como licenças e oportunidades de
enriquecimento intelectual.
A Ford
acredita que o talento é fortalecido quando as pessoas são encorajadas a
experimentar o mundo e a dar uma retribuição para a comunidade.
5 - Eco
momentum: mudar hábitos arraigados é difícil, mas a maioria dos consumidores
concorda que o progresso ambiental depende de mudanças no comportamento humano.
A
sustentabilidade é essencial para a saúde do meio ambiente e para os negócios
da Ford. A empresa também busca a redução de emissões de CO2, consistente com o
Acordo de Paris – investindo para lançar 40 veículos elétricos e híbridos até
2022.
Em 2030,
um terço dos carros no mundo será plug-in ou totalmente elétrico, e outro terço
será híbrido. 63% dos brasileiros pesquisados consideram em suas compras os
custos ambientais.
6 -
Caminho fácil: mobilidade, hoje, não é simplesmente ir do ponto A ao B, mas o
que fazemos com o nosso tempo no meio do caminho.
Os
americanos gastam mais tempo dentro do carro do que em férias, são 321 horas no
carro por ano, principalmente nos deslocamentos, e apenas 120 horas de férias,
em média, por isso a capacidade de realizar tarefas durante o caminho pode
mudar a experiência de viagem.
A Ford
acredita que os carros autônomos vão facilitar e ampliar o acesso ao transporte
de pessoas e mercadorias. E está trabalhando em programas piloto de testes com
empresas como Walmart e Postmates.
Números - Para 67%
dos pesquisados, a tecnologia está tornando os deslocamentos menos
estressantes. 69% concordam que os carros autônomos e caronas compartilhadas
vão reduzir a procura por vagas privadas de estacionamento.
Entre os
que acreditam que os carros autônomos serão mais seguros que os motoristas
humanos, 64% dos pesquisados na Índia e Oriente Médio concordam. No Brasil o
índice é de 55%. 67% dos pesquisados entre os adultos, prefere que seu filho
ande num carro autônomo do que com um estranho.
Os
resultados do relatório Ford de Tendências 2019 baseiam-se em 13.012
entrevistas on-line feitas em 14 países, com a população geral, com 18 anos ou
mais na Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índica, Itália,
México, Arábia Saudita, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unidos e Estados
Unidos.
Com as
tendências lançadas e as expectativas das pessoas, estamos prontos para iniciar
um novo período de tecnologias, inovações e muitos lançamentos automotivos. Que
2019 nos reserve muita saúde, amor, paz e conquistas. Que sejamos felizes.
Feliz Ano Novo!
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e
Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de
conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é
responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em
engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de
Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de
Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel
no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo
SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário