O extrapesado Axor 3131 8x4, primeiro caminhão
Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular
no Brasil, é uma das grandes atrações da marca na Agrishow 2019, uma das
maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, que será realizada em Ribeirão
Preto, SP, entre 29 de abril e 3 de maio.
Esse caminhão Axor com direção autônoma desenvolvido para
aplicações fora de estrada é fruto de uma parceria exclusiva da Mercedes-Benz
do Brasil com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo. O modelo já opera
24 horas por dia na colheita de cana-de-açúcar na Agro Cana Caiana, no interior
de São Paulo, região considerada a maior produtora do País, aumentando assim a
produtividade no abastecimento das usinas de açúcar e etanol.
O uso de caminhão com direção autônoma na colheita de
cana assegura até 50% de redução no consumo de combustível, 40% a menos no
consumo de lubrificantes e 30% a menos no custo de reparo e manutenção, em
comparação com tratores. Além disso, proporciona maior velocidade média de
operação, menor tempo e maior agilidade nas manobras, mais conforto para o
motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e
menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível.
Na Agrishow deste ano, a Mercedes-Benz também irá expor
diversos modelos de sua abrangente linha de caminhões: Actros 2546 6x2, Axor
3344 6x4, Atego 2730 6x4 e Accelo 1016 com câmbio automatizado. Um Atego 2730
6x4 com a mesma tecnologia de direção autônoma do Axor 3131 estará disponível
para realização de test-drive.
Os caminhões da marca são reconhecidos no agronegócio por
sua força, excelente desempenho, elevada robustez, resistência e produtividade,
seja para o pequeno, médio ou grande produtor rural. Além disso, asseguram
versatilidade de aplicação, reduzido consumo de combustível e menor custo operacional.
Dessa forma, asseguram rentabilidade para os negócios de transporte e logística
dos clientes da marca.
O caminhão Axor 3131 com direção autônoma se destaca pela
tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por um sistema que
inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, com o veículo podendo ser
utilizado durante 24 horas exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde
acontece a colheita.
Entre várias adequações, o Axor com direção autônoma
recebeu uma nova configuração com quarto eixo adicional, bitola mais larga
(distância entre as rodas), pneus agrícolas de alta flutuação e antenas para
captar sinal de satélite. O caminhão atua lado a lado com as colhedoras de
cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando
a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos
veículos gira em torno de 6 km/h na área da
colheita.
Terminado o carregamento, o motorista assume o controle
do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento
da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte
levando a cana às usinas de açúcar e etanol.
A Grunner e a Mercedes-Benz também disponibilizam o
sistema de direção autônoma para o caminhão Atego 2730, ampliando as opções de
escolha para os clientes, bem como o alcance dessa inovadora solução para o campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário