terça-feira, 30 de abril de 2019

Tarcísio Dias em Mecânica Online

Preservando o sistema de embreagem
Recentemente meu carro passou por problemas no sistema de transmissão. Muitas vezes o motivo pode ser causado por ressecamento ou falta de uso, visto que carro parado, prejuízo dobrado.

A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. E, basicamente, isso ocorre por meio de atrito. O conjunto do componente é formado por platô, disco e rolamento.

A chamada embreagem é, na verdade, um conjunto de peças presente nos veículos com trocas de marchas manuais ou câmbio automatizado. Por isso, o termo mais adequado é sistema de embreagem.

Composto por vários itens, desde pequenos parafusos até pesadas engrenagens de metal fundido, ele é o responsável, entre outras coisas, por facilitar e tornar mais suave a transmissão da força do motor para a caixa de câmbio e, consequentemente, para as rodas.

É sempre importante ficar esperto na busca da melhor condução para preservar o melhor funcionamento da embreagem.

Quando estiver numa ladeira, evite segurar o carro com a embreagem. Prática muito comum no trânsito, especialmente quando motoristas aguardam o semáforo abrir. Porém, é bom lembrar que essa prática pode levar ao desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem, platô e volante do motor. Para evitar esse desgaste, prefira o freio de pedal ou mesmo de mão, e só utilize a embreagem na saída e nas trocas de marcha.

Nada de dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem. Em estradas, muitas pessoas dirigem com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem. No longo prazo, esse hábito pode reduzir a vida útil do conjunto de embreagem.

Ao trocar de marcha, não tire o pé bruscamente do pedal. Outro problema que geralmente traz prejuízos é liberar o pedal de maneira repentina durante as trocas de marcha, o que provoca trancos no carro.Isso faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. Como nas outras situações, a prática, com o passar do tempo, prejudica as engrenagens da caixa de câmbio e pode danificar o disco de embreagem.

Se você sentir trepidações ao liberar o pé da embreagem, isso pode indicar desgaste, perda de material e até mesmo a quebra de molas do conjunto. O ideal é procurar rapidamente uma oficina para evitar danos maiores no volante do motor.

A última recomendação é não usar a embreagem com rotações muito altas do motor e com liberação muito lenta da embreagem. Essa prática gera um atrito muito grande no conjunto, contribuindo consideravelmente para o desgaste prematuro da embreagem.
Tarcisio Dias

Mecânica Online
Acordo com trabalhadores – A Ford anuncia que chegou a um acordo com os trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, afetados pela decisão global da companhia de deixar de atuar no segmento de caminhões na América do Sul, com o consequente encerramento das operações de manufatura. A negociação contempla um Plano de Demissão Incentivada (PDI), requalificação profissional, além de apoio psicológico aos trabalhadores.

Baixou de preço – A versão Precision 1.8 do Fiat Argo automático teve uma redução de R$6.400,00 na linha 2020.

Nova PEUGEOT - A partir de agora o "cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga". Este é o mais novo compromisso assumido pela marca no Brasil, que sintetiza e incorpora a essência dos outros 10 já presentes no Peugeot Total Care. O programa, lançado há dois anos, assegura conforto, comodidade e transparência para o consumidor, e é referência na relação com o cliente no mercado nacional.

2° turno no Paraná - A Volkswagen retomou o 2º turno de produção na fábrica de São José dos Pinhais, acelerando a fabricação do T-Cross, SUV que acaba de chegar ao mercado brasileiro. Cerca de 500 funcionários que estavam em layoff (suspensão temporária de contratos) voltam ao trabalho, aumentando a produção do modelo. O contingente representa um quinto do total de trabalhadores da fábrica, que tem 2.600 pessoas contratadas.

Mitsubishi - Entre as tecnologias da linha 2020 do Pajero Sport, destaque para o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), que através de sensores dianteiros e traseiros, atua caso detectem um obstáculo próximo em caso de aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio.

Recall - A Renault anuncia recall de todas as versões de Duster e Duster Oroch para a verificação e/ou substituição do servo freio. São 11.667 unidades (5.171 Duster e 6.496 Duster Oroch) envolvidas, fabricadas entre 23 de agosto de 2017 a 8 de março de 2018.

Mais Agrishow 2019 – A Scania aproveita o evento para exposição da Nova Geração de caminhões. Estarão presentes os off-road G 540 6x4 e rodoviários R 540 6x4, S 620 6x2 e semipesado P 320 8x2.

Em testes - O primeiro SUV totalmente elétrico da história da Audi, o e-tron, desembarcou no Brasil. Adequado ao ambiente urbano, o carro iniciará testes no País nas próximas semanas.

Conectados - De acordo com a empresa de auditoria e consultoria PwC, haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas até 2025. O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas no longo prazo e, ao mesmo tempo, proporcionarão uma economia significativa de tempo.

Legado ST - O Edge ST é o primeiro SUV de performance da Ford no mundo e o primeiro veículo a introduzir a grife ST no Brasil. Há mais de duas décadas, o emblema “Sports Technology” é um diferencial que destaca modelos fora de série, motivo de orgulho para a marca e para os seus proprietários e fãs em diferentes mercados.

Luz amarela - O movimento mundial Maio Amarelo acontece pela sexta vez no Brasil com a proposta de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A escolha do mês de maio para as ações foi motivada pelo anúncio, em maio de 2011, da "Década de Ações para a Segurança no Trânsito" pela ONU.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. 

Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário