quinta-feira, 18 de abril de 2019

Nova tecnologia de Aceleração Inteligente faz Volvo FH ficar até 10% mais econômico



Sinônimo de inovação no transporte de cargas, o Volvo FH dá mais um salto tecnológico. A partir de um avançado trabalho realizado pela engenharia da marca no Brasil, que aprimorou o software de controle do motor para as condições de topografia, carga e condução da América Latina, o caminhão passa a ter uma inteligência ainda maior quanto ao consumo de combustível. “O trem-de-força de alto desempenho, marca registrada do FH, passa a contar com um sistema ainda mais aprimorado, associando melhorias de software e componentes. Testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de aplicação, carga e estrada”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo. A nova tecnologia está presente em toda a linha F de caminhões Volvo – FH, FM e FMX – modelo 2020, disponível nas concessionárias da marca no Brasil a partir deste mês de abril.

A evolução dos motores Volvo ajuda diretamente os motoristas a baixarem suas médias de consumo. “Um motorista treinado pela Rede Volvo sempre terá um importante diferencial para extrair toda a performance que nossos caminhões oferecem. Mas com o recurso da Aceleração Inteligente as médias de consumo entre os diferentes condutores ficarão muito mais equilibradas”, revela Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. “Nossa equipe de engenheiros desenvolveu um sistema de inteligência avançada, capaz de otimizar o consumo independente da ação do motorista. Essa é a grande vantagem dessa evolução”, assegura Menoncin.

Além de um novo software de gestão de injeção, os motores do FH, FM e FMX ganharam também novos componentes internos que contribuem para a economia de combustível:
•          Novas camisas de cilindro, de rugosidade mais eficaz.
•          Novos anéis raspadores, resultando em menor atrito.
•       Novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido.
•          Novo Turbo com geometria mais eficiente.

Outra novidade é o novo lubrificante Volvo VDS 4.5, com viscosidade e aditivação que permitem aumento nos intervalos de troca em até 33%.

“Com esse conjunto de novidades temos orgulho de manter FH como o caminhão mais avançado do mercado, distanciando-o cada vez mais de todos os seus concorrentes. E o mercado reconhece isso, com vendas crescentes nos últimos anos e também no presente. O Volvo FH 540 6x4 foi o pesado mais vendido do Brasil no ano passado, um desempenho que permanece nesse primeiro trimestre de 2019 (1.415 unidades emplacadas). E agora teremos um produto ainda melhor, trazendo cada vez mais rentabilidade e contribuindo para o sucesso de nossos clientes”, finaliza Alcides Cavalcanti.

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