Sinônimo de inovação no transporte de cargas, o Volvo FH
dá mais um salto tecnológico. A partir de um avançado trabalho realizado pela
engenharia da marca no Brasil, que aprimorou o software de controle do motor
para as condições de topografia, carga e condução da América Latina, o caminhão
passa a ter uma inteligência ainda maior quanto ao consumo de combustível. “O
trem-de-força de alto desempenho, marca registrada do FH, passa a contar com um
sistema ainda mais aprimorado, associando melhorias de software e componentes.
Testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de
aplicação, carga e estrada”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de
caminhões da Volvo. A nova tecnologia está presente em toda a linha F de
caminhões Volvo – FH, FM e FMX – modelo 2020, disponível nas concessionárias da
marca no Brasil a partir deste mês de abril.
A evolução dos motores Volvo ajuda diretamente os motoristas a baixarem
suas médias de consumo. “Um motorista treinado pela Rede Volvo sempre terá um
importante diferencial para extrair toda a performance que nossos caminhões
oferecem. Mas com o recurso da Aceleração Inteligente as médias de consumo
entre os diferentes condutores ficarão muito mais equilibradas”, revela Álvaro
Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. “Nossa equipe
de engenheiros desenvolveu um sistema de inteligência avançada, capaz de
otimizar o consumo independente da ação do motorista. Essa é a grande vantagem
dessa evolução”, assegura Menoncin.
Além de um novo software de gestão de injeção, os motores do FH, FM e FMX
ganharam também novos componentes internos que contribuem para a economia de
combustível:
• Novas camisas de
cilindro, de rugosidade mais eficaz.
• Novos anéis
raspadores, resultando em menor atrito.
• Novas unidades
eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido.
• Novo Turbo com
geometria mais eficiente.
Outra novidade é o novo lubrificante Volvo VDS 4.5, com viscosidade e
aditivação que permitem aumento nos intervalos de troca em até 33%.
“Com esse conjunto de novidades temos orgulho de manter FH como o caminhão
mais avançado do mercado, distanciando-o cada vez mais de todos os seus
concorrentes. E o mercado reconhece isso, com vendas crescentes nos últimos
anos e também no presente. O Volvo FH 540 6x4 foi o pesado mais vendido do
Brasil no ano passado, um desempenho que permanece nesse primeiro trimestre de
2019 (1.415 unidades emplacadas). E agora teremos um produto ainda melhor,
trazendo cada vez mais rentabilidade e contribuindo para o sucesso de nossos
clientes”, finaliza Alcides Cavalcanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário