Poucos carros no mundo podem ser imediatamente
identificados por apenas três letras. Não importa de onde seja, qualquer
aficionado pelo automobilismo esportivo sabe que "GT-R" se tornou um
sinônimo para alta performance, sofisticação incomparável e muita empolgação.
Revelado na edição de 2019 do Salão do Automóvel de Nova
Iorque, o 2020 Nissan GT-R 50thAnniversary Edition leva
o nome do superesportivo a um patamar jamais imaginado quando foi apresentado
pela primeira vez, há 50 anos. Para comemorar o aniversário de meio século do
GT-R, os engenheiros desafiaram-se na busca de um potencial ainda não revelado,
fazendo ao mesmo tempo questão de que ele pudesse ser desfrutado por pilotos de
qualquer nível.
O 2020 Nissan GT-R será
lançado em três versões de acabamento na maioria dos mercados: GT-R Premium,
GT-R Track Edition e GT-R NISMO. Em algumas regiões, também estarão disponíveis
as versões Pure, Prestige e Black, mas é a versão 50th Anniversary Edition que
representa uma verdadeira celebração do importante legado do GT-R.
A série especial chegará em três combinações de cores em
dois tons. Fazendo alusão ao legado do modelo, as opções de pintura da
carroceria remetem ao visual dos modelos GT-R que participaram do campeonato
japonês de GP – no qual o GT-R original nasceu para dominar. Nunca mais vista
desde que o GT-R "R34" saiu de linha, a cor Azul Bayside (Wangan) está de volta, adornada
pelas listras brancas de corrida. Um duplo processo de tratamento a quente em
quatro camadas resulta em um tom vivo de azul, com impressionantes nuances de
tom mais escuro e mais claro.
Do lado de dentro, a edição comemorativa dos 50 anos
exibe um esquema de cores em tons de cinza, dando à cabine uma sensação de
sofisticação, semelhante à atmosfera de céu noturno após o crepúsculo (a cor
também está disponível em alguns modelos 2020 GT-R). Outros detalhes exclusivos
da edição de aniversário de 50 anos incluem um acabamento exclusivo na manopla
do câmbio e na direção, detalhes especiais de relevo nos bancos, revestimento
do teto em Alcantara® com pespontos exclusivos, para-sois revestidos em
Alcantara, e muito mais.
Apesar de muitos acreditarem que a sofisticação e
performance do motor V6 com duplo turbo 3.8 litros, 24 válvulas e 572 cavalos –
individualmente produzidos à mão por técnicos altamente especializados,
conhecidos no Japão por takumis –
havia chegado a um nível tão alto que não havia mais espaço para melhorias, os
engenheiros do veículo ainda tinham alguns "truques na manga". Um
deles é a inclusão de novos turbocompressores, que ajudam a aumentar a resposta
do motor em rotações mais baixas devido a uma vedação aprimorada, permitindo
folgas menores e um aumento de 5% na eficiência.
O ruído característico da exaustão do GT-R é produto de
um novo silencioso de titânio, com pontas em tom azul polido.
A suspensão controlada eletronicamente foi tunada para
proporcionar mais estabilidade nas curvas e uma condução mais macia. O
esterçamento é mais linear e preciso do que nunca, exigindo correções mínimas
em até 300 km/h. .
O câmbio do tipo borboleta, que permite que o motorista
troque as marchas enquanto faz a curva sem tirar as mãos do volante, está
embutido no volante esportivo.
Todas as unidades do 2020 Nissan GT-R são equipadas com o
sistema integrado de áudio, navegação e comunicação NissanConnectSM, em
mercados específicos. O sistema permite que os usuários travem ou destravem as
portas, ativem o alarme, acionem serviços de emergência ou rastreiem a
localização do veículo de forma remota, por meio de aplicativos para
smartphones.
Os freios especiais Brembo com rotores e pinças de
compósito de matriz cerâmica são opcionais na série especial Track Edition. Feitos de carbeto de
silício, os discos (410 mm na frente e 390 mm na traseira) são quase tão duros
quanto diamante. Associados a pastilhas de freios do tipo performance, eles
geram maior atrito, o que se traduz em melhor controle e sensações em todas as
situações de frenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário