segunda-feira, 22 de abril de 2019

Nissan GT-R 50th Anniversary Edition estreia no Salão de Nova Iorque


Poucos carros no mundo podem ser imediatamente identificados por apenas três letras. Não importa de onde seja, qualquer aficionado pelo automobilismo esportivo sabe que "GT-R" se tornou um sinônimo para alta performance, sofisticação incomparável e muita empolgação.

Revelado na edição de 2019 do Salão do Automóvel de Nova Iorque, o 2020 Nissan GT-R 50thAnniversary Edition leva o nome do superesportivo a um patamar jamais imaginado quando foi apresentado pela primeira vez, há 50 anos. Para comemorar o aniversário de meio século do GT-R, os engenheiros desafiaram-se na busca de um potencial ainda não revelado, fazendo ao mesmo tempo questão de que ele pudesse ser desfrutado por pilotos de qualquer nível.

2020 Nissan GT-R será lançado em três versões de acabamento na maioria dos mercados: GT-R Premium, GT-R Track Edition e GT-R NISMO. Em algumas regiões, também estarão disponíveis as versões Pure, Prestige e Black, mas é a versão 50th Anniversary Edition que representa uma verdadeira celebração do importante legado do GT-R.

A série especial chegará em três combinações de cores em dois tons. Fazendo alusão ao legado do modelo, as opções de pintura da carroceria remetem ao visual dos modelos GT-R que participaram do campeonato japonês de GP – no qual o GT-R original nasceu para dominar. Nunca mais vista desde que o GT-R "R34" saiu de linha, a cor Azul Bayside (Wangan) está de volta, adornada pelas listras brancas de corrida. Um duplo processo de tratamento a quente em quatro camadas resulta em um tom vivo de azul, com impressionantes nuances de tom mais escuro e mais claro. 

Do lado de dentro, a edição comemorativa dos 50 anos exibe um esquema de cores em tons de cinza, dando à cabine uma sensação de sofisticação, semelhante à atmosfera de céu noturno após o crepúsculo (a cor também está disponível em alguns modelos 2020 GT-R). Outros detalhes exclusivos da edição de aniversário de 50 anos incluem um acabamento exclusivo na manopla do câmbio e na direção, detalhes especiais de relevo nos bancos, revestimento do teto em Alcantara® com pespontos exclusivos, para-sois revestidos em Alcantara, e muito mais.

Apesar de muitos acreditarem que a sofisticação e performance do motor V6 com duplo turbo 3.8 litros, 24 válvulas e 572 cavalos – individualmente produzidos à mão por técnicos altamente especializados, conhecidos no Japão por takumis – havia chegado a um nível tão alto que não havia mais espaço para melhorias, os engenheiros do veículo ainda tinham alguns "truques na manga". Um deles é a inclusão de novos turbocompressores, que ajudam a aumentar a resposta do motor em rotações mais baixas devido a uma vedação aprimorada, permitindo folgas menores e um aumento de 5% na eficiência. 
O ruído característico da exaustão do GT-R é produto de um novo silencioso de titânio, com pontas em tom azul polido.

A suspensão controlada eletronicamente foi tunada para proporcionar mais estabilidade nas curvas e uma condução mais macia. O esterçamento é mais linear e preciso do que nunca, exigindo correções mínimas em até 300 km/h. 

O câmbio do tipo borboleta, que permite que o motorista troque as marchas enquanto faz a curva sem tirar as mãos do volante, está embutido no volante esportivo.

Todas as unidades do 2020 Nissan GT-R são equipadas com o sistema integrado de áudio, navegação e comunicação NissanConnectSM, em mercados específicos. O sistema permite que os usuários travem ou destravem as portas, ativem o alarme, acionem serviços de emergência ou rastreiem a localização do veículo de forma remota, por meio de aplicativos para smartphones.

Os freios especiais Brembo com rotores e pinças de compósito de matriz cerâmica são opcionais na série especial Track Edition. Feitos de carbeto de silício, os discos (410 mm na frente e 390 mm na traseira) são quase tão duros quanto diamante. Associados a pastilhas de freios do tipo performance, eles geram maior atrito, o que se traduz em melhor controle e sensações em todas as situações de frenagem.

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