O
maior grid do país encerrou a temporada 2019 no último sábado, com provas
disputas no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel. Ford, GM e Volkswagen foram as
marcas campeãs da Turismo Nacional com pilotos de Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte,
Criciúma, Londrina, São Paulo e Curitiba erguendo os troféus em suas
respectivas categorias.
“Foi uma temporada de consolidação da categoria, com uma parceria importante da
Confederação Brasileira de Automobilismo, e com o entendimento de pilotos e
preparadores para o desenvolvimento e modernização dos carros, fazendo com que
o automobilismo nacional atinja um outro patamar”, avalia o organizador Angelo
Correa, agradecendo o apoio dado pela Maxon Oil.
A temporada teve média de 60 carros inscritos em cada uma das seis etapas
disputadas, além do incremento da Classe 1 com a chegada dos carros fabricados
a partir de 2017 das marcas Toyota, Hyundai, Peugeot, Volkswagen, Fiat, Ford,
Renault e GM.
Todos os títulos da temporada foram definidos na corrida 3 da etapa (são quatro
corridas por categoria).
O goiano Gabriel Correa assegurou o título da Classe 1 Super, com seu Ford Ka,
ao vencer a corrida 3, após administrar os resultados nas duas primeiras
baterias vencidas pelo paranaense Edson Bueno(VW/Gol) e pelo mineiro Wanderson
Freitas (VW/Gol). A quarta corrida ficou com o gaúcho Luis Carlos Ribeiro
(Toyota/Etios), premiando o desenvolvimento iniciado com o carro da montadora
japonesa.
A Classe 1 A teve a soberania do mineiro Thiago Tambasco (GM/Ônix), que venceu
três corridas nesta etapa e confirmou seu favoritismo. A última prova foi
vencida pelo piloto da casa, Felipe Carvalho, que garantiu o vice-campeonato.
O gaúcho/catarinense Alexander Cé também venceu três corridas na etapa e
assegurou o título nacional para a marca GM, com um Ônix. A festa da conquista
se divide entre Criciúma e Encantado.
Já o paranaense André Jacob (VW/UP), foi o campeão da categoria Senior,
vencendo duas vezes e superando o cearense Beto Pontes (Renault/Kwid) e o
paulista Marcos Paioli (VW/UP).
Classe 2
Os paulistas Alê Souza (Ford/Fiesta) e Lamartine Pinotti (VW/Gol) chegaram
praticamente juntos para a final. Com o desenrolar das provas, Lamartine teve
quebra de motor e deu adeus às possibilidades de titulo. Alê viu o paranaense
Rafael Barranco encostar na disputa após chegar na frente nas duas primeiras
provas, mas com a vitória de Souza na corrida 3, o título ficou definido.
O paranaense Edson Campana (VW/Gol), foi o único dos campeões que não precisou
vencer corrida para ficar com o título, graças a campanha consistente de 10
vitórias ao longo do ano. O terceiro lugar na terceira bateria já foi o
suficiente. O português João Lemos e o catarinense Ike Bastos foram os
ganhadores das provas da Classe 2 B.
Os melhores na
classificação:
Classe 1 Super
1º - Gabriel Correa, 385 pontos
2º - G.Magnabosco/Berlanda Jr, 355 pontos
3º - Gustavo Mascarenhas, 339 pontos
4º - L.Freitas/W.Freitas, 332 pontos
5º - R.Lima/E.Bueno, 317 pontos
Classe 1 A
1º - Thiago Tambasco, 479 pontos
2º - Felipe Carvalho, 383 pontos
3º - Peter Tubarão, 294 pontos
4º - Geovane Mega, 288 pontos
5º - A.Sermann/R.Tassi, 234 pontos
Classe 1 B
1º - Alexander Cé, 465 pontos
2º - Lucas Bornemann, 408 pontos
3º - André Jacob, 378 pontos
4º - Rafael Colombari, 363 pontos
Classe 2 A
1º - Alê Souza, 409 pontos
2º - Lamartine Pinotti, 390 pontos
3º - Rafael Barranco, 370 pontos
4º - J.P.Naumes/A.Nurnberg, 348 pontos
5º - Fausto de Lucca, 338 pontos
Classe 2 B
1º - Edson Campana, 451 pontos
2º - Edson Reis, 451 pontos
3º - F.Tokunaga/P.H.Costa, 207 pontos
Classe Sênior
1º - André Jacob, 255
2º - Marcos Paioli, 236
3º Beto Pontes, 223
Nenhum comentário:
Postar um comentário