O Grupo Martelli, um dos maiores transportadores de grãos
do Brasil, incorporou à sua frota 171 FH 540 6x4, o caminhão mais vendido do
Brasil e da América Latina em todas as classes. “Nós compramos o caminhão que o
motorista gosta de trabalhar e hoje a preferência é Volvo. Eles querem o FH”,
diz Genir Martelli, sócio-proprietário da empresa.
Segundo Martelli, a opção pelo FH é uma estratégia de manutenção do quadro e
contratação de motoristas. “O FH tem potência elevada, o conforto é excelente e
o motorista gosta de conduzir um caminhão imponente. A Volvo tem o melhor
caminhão do Brasil. Essa é a verdade”, assegura. O negócio contou com a
participação da Volvo Financial Services, que
financiou a maior parte do lote de veículos.
financiou a maior parte do lote de veículos.
Os novos FH são para renovação de uma frota de 1.045
caminhões, 60% deles Volvo. O grupo, com sede em Jaciara, no Mato Grosso, faz o
transporte de soja, milho e fertilizantes para grandes empresas como Bunge,
ADM, Cofco e Cargill.
São duas rotas que partem do centro-norte e região norte
do Mato Grosso. A primeira vai até o terminal ferroviário de Rondonópolis
e tem 650 quilômetros. A segunda, ao norte até o Porto de Miritituba, no
município de Itaituba, no Pará. Uma viagem de 1.200 quilômetros pelas condições
severas da BR 163. O terminal no Pará é o ponto de partida da hidrovia do rio
Tapajós até os portos de
Santarém e Barcarena e de lá para os principais
mercados do mundo. Cada caminhão da Martelli roda em média 10 mil km por mês em
configuração bitrem e rodotrem com capacidade de 48 a 50 toneladas de carga
líquida.
O grupo Martelli está em um dos segmentos mais
representativos da economia nacional. O agronegócio brasileiro representa mais
de 20% do PIB do país. O Ministério da Agricultura estima que a safra 2019 terá
valor bruto de R$ 564 bilhões. O Brasil é o terceiro maior exportador de
produtos agrícolas do mundo, atrás apenas da União Europeia e dos Estados
Unidos.
A Martelli tem uma longa tradição de parceria com a
Volvo. Empresa familiar, começou em Medianeira, no Paraná, com o pai e irmãos.
Nos anos 80 migrou para o Mato Grosso. O grupo existe desde 1987, mas já em
1985 adquiriu seu primeiro Volvo. E desde então segue fiel à marca. Tem 1,3 mil
funcionários e transporta por mês cerca de 300 mil toneladas de grãos e 35 mil
de fertilizantes.
O Volvo FH 540 6x4 foi o caminhão mais vendido do Brasil
e da América Latina no ano passado. E repete o desempenho em 2019. Até agosto,
segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos
Automotores), o FH 540 6x4 lidera o mercado com 4.490 emplacamentos. O modelo da Volvo está
mais de 1.000 unidades à frente do segundo colocado.
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