segunda-feira, 6 de julho de 2020

Volvo atinge a marca de 100 mil caixas I-Shift produzidas no Brasil


A Volvo atingiu um marco histórico no País. A fábrica brasileira alcançou a produção de 100 mil unidades da I-Shift, a avançada caixa de câmbio que equipa caminhões e ônibus da marca. “A transmissão automatizada da Volvo foi o maior avanço para economia de combustível, conforto e produtividade no setor de transportes comerciais desde sua introdução no Brasil”, declara Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto da Volvo.

Atualmente, 100% dos caminhões da linha F, dos modelos pesados da linha VM e dos ônibus rodoviários com motor traseiro da marca saem da linha de produção com a I-Shift. “Foi uma aceitação espetacular”, destaca Holzmann, ao lembrar que a caixa automatizada era uma tecnologia nunca vista antes no setor de transporte comercial nacional quando foi lançada em 2003, ainda em sua versão importada da Suécia, sede mundial da Volvo.

Engenheiros, técnicos e montadores brasileiros e suecos trabalharam em cooperação no projeto para implementar a linha de produção de caixas I-Shift no Brasil em 2011, a primeira do gênero fora da Suécia.No projeto de nacionalização foram aplicados inúmeros conceitos e princípios do VPS, sigla interna que define o modelo de produção enxuta aplicado pela Volvo. O objetivo é garantir segurança, qualidade e produtividade através de avançadas tecnologias no processo de manufatura.

A excelente reputação da I-Shift é resultado dos muitos benefícios que proporciona. A começar pela significativa redução no consumo de combustível. “O Diesel é um dos principais custos na planilha do transportador e a caixa I-
Shift contribui para uma condução melhor, com menos gasto de combustível”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

A Volvo foi pioneira ao oferecer uma transmissão inovadora e ao mesmo tempo muito simples de ser utilizada. Graças à eletrônica avançada, foi possível eliminar os antigos anéis sincronizadores, até então essenciais para engates suaves e precisos. A inteligência da I-Shift é capaz de processar milhares de informação por segundo para selecionar sempre a melhor marcha, levando em conta fatores como velocidade, carga do motor, temperatura, topografia, inclinação, peso transportado etc.

Para o motorista, há mais conforto e segurança, sem as variações na condução provocadas pelo cansaço de centenas de trocas em caixas manuais, que resultam em perda de desempenho e maior consumo de combustível. Sem pedal de embreagem, a I-Shift facilita bastante o trabalho do condutor. No modo automático, basta acelerar e frear. No manual, um simples toque em um botão troca as marchas sem esforço.

A caixa I-Shift continua em evolução constante. Com software e componentes cada vez aprimorados, o desempenho dos veículos fica melhor a cada
atualização. 

A Volvo ainda tem a I-Shift com opções de marchas super-reduzidas. Esta versão proporciona capacidade de arranque excepcional para caminhões com cargas pesadas em situações difíceis. São uma ou duas marchas adicionais para força, podendo o caminhão arrancar e transportar um peso bruto total (PBT) de até 250 toneladas, em situações controladas. Permite ainda operar em velocidades muito baixas (de 0,5 a 2 km/h), à frente ou em marcha ré, uma condição extremamente útil em manobras de precisão, como em canteiros de obras ou tarefas de manutenção.

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