A Volvo atingiu um marco
histórico no País. A fábrica brasileira alcançou a produção de 100 mil unidades
da I-Shift, a avançada caixa de câmbio que equipa caminhões e ônibus da marca.
“A transmissão automatizada da Volvo foi o maior avanço para economia de
combustível, conforto e produtividade no setor de transportes comerciais desde
sua introdução no Brasil”, declara Alan Holzmann, diretor de estratégia de
produto da Volvo.
Atualmente, 100% dos
caminhões da linha F, dos modelos pesados da linha VM e dos ônibus rodoviários
com motor traseiro da marca saem da linha de produção com a I-Shift. “Foi uma
aceitação espetacular”, destaca Holzmann, ao lembrar que a caixa automatizada era
uma tecnologia nunca vista antes no setor de transporte comercial nacional
quando foi lançada em 2003, ainda em sua versão importada da Suécia, sede mundial da
Volvo.
Engenheiros, técnicos e montadores brasileiros e suecos trabalharam em
cooperação no projeto para implementar a linha de produção de caixas I-Shift no
Brasil em 2011, a primeira do gênero fora da Suécia.No projeto de nacionalização foram aplicados inúmeros
conceitos e princípios do VPS, sigla interna que define o modelo de produção
enxuta aplicado pela Volvo. O objetivo é garantir segurança, qualidade e
produtividade através de avançadas tecnologias no processo de manufatura.
A excelente reputação da I-Shift é resultado dos muitos benefícios que
proporciona. A começar pela significativa redução no consumo de combustível. “O
Diesel é um dos principais custos na planilha do transportador e a caixa
I-
Shift contribui para uma condução melhor, com menos gasto de combustível”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.
Shift contribui para uma condução melhor, com menos gasto de combustível”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.
A Volvo foi pioneira ao oferecer uma transmissão inovadora e ao mesmo tempo
muito simples de ser utilizada. Graças à eletrônica avançada, foi possível
eliminar os antigos anéis sincronizadores, até então essenciais para engates
suaves e precisos. A inteligência da I-Shift é capaz de processar milhares de
informação por segundo para selecionar sempre a melhor marcha, levando em conta
fatores como velocidade, carga do motor, temperatura, topografia, inclinação,
peso transportado etc.
Para o motorista, há mais conforto e segurança, sem as variações na condução
provocadas pelo cansaço de centenas de trocas em caixas manuais, que resultam
em perda de desempenho e maior consumo de combustível. Sem pedal de embreagem,
a I-Shift facilita bastante o trabalho do condutor. No modo automático, basta
acelerar e frear. No manual, um simples toque em um botão troca as marchas sem
esforço.
A Volvo ainda tem a I-Shift com opções de marchas super-reduzidas. Esta versão
proporciona capacidade de arranque excepcional para caminhões com cargas
pesadas em situações difíceis. São uma ou duas marchas adicionais para força,
podendo o caminhão arrancar e transportar um peso bruto total (PBT) de até 250
toneladas, em situações controladas. Permite ainda operar em velocidades muito
baixas (de 0,5 a 2 km/h), à frente ou em marcha ré, uma condição extremamente
útil em manobras de precisão, como em canteiros de obras ou tarefas de
manutenção.
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