quinta-feira, 13 de março de 2014

Copa do Mundo de Rally Cross Country 2014: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin vão atrás da liderança


O bicampeão mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors), ao lado de seu navegador Gustavo Gugelmin já está na província de Pordenone, nordeste da Itália, onde irão continuar a sua caminhada para assumir a liderança da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country 2014. De 14 a 16 de março será realizada a 21 ª edição do Baja Itália, segunda etapa do certame onde a dupla brasileira ocupa a vice-liderança na categoria T1.1."Vamos tentar pontuar bem novamente, sempre subindo no pódio. Mas temos experiência para lutar pela vitória e ficar brigando pelo título novamente", confia Reinaldo Varela, que conquistou seu primeiro título mundial em 2001, que repetiu em 2012.

No mês passado os brasileiros tiveram um excelente desempenho na abertura do Mundial, quando conquistaram a segunda colocação no Baja Rússia, em sua estreia correndo na neve e usando pneus com travas. "Saímos da neve, onde não tínhamos experiência, e vamos para um terreno mais confortável para nós. Já é uma prova que corri algumas vezes e conheço as suas características", confia Varela, que no ano passado venceu a prova italiana na Geral e em sua categoria.A prova originalmente iria de desenvolver nas belas paisagens oferecidas pelos típicos solos secos dos rios Meduna, Cosa e Tagliamento, e no salto perto de Rauscedo, onde geralmente os fãs lotam a área. A abertura do evento será na sexta-feira com a Super Especial de 9,20 kms, entre Cordenons e Zoppola. Mas pesadas chuvas que caíram durante dois meses obrigaram os organizadores a mudar o traçado original, que não vai mais atravessar os rios Cosa e Tagliamento, mas será dividido em duas Especiais seletivas, que serão repetidas cinco vezes. 

No sábado, a Especial ‘Páscoa’, com 44 km entre Cordenons e Tauriano, e ‘Cosa’, com 19 km entre o rio Cosa e a Ponte della Delizia, contará com três passagens. No domingo, os participantes terão que enfrentar na direção oposta as Especiais ‘Valvasone’, com 19 km de Ponte della Delizia até o rio Cosa, e ‘Mosaico’, 44 km de Tauriano para Cordenons."Vamos percorrer leito de rio seco, com muito pedregulho redondo, que torna a dirigibilidade difícil, pois o piso é muito escorregadio. Mas eu me adapto bem a esta condição, pois já corri muito na América do Sul nesta situação", avalia o experiente piloto, com 330 provas de Rally em seu currículo.

Está confirmada a participação de 55 duplas, vindas de 21 países diferentes e três continentes (Europa, Ásia e América do Sul). Do Brasil, os únicos participantes são o paulista Varela e o catarinense Gugelmin. O bicampeão mundial de Rally Miki Biasion vai participar na classe T1 navegado pelo experiente Rudy Briani, com uma Mitsubishi L200 preparada pela Ralliart Itália e será um obstáculo para Reinaldo Varela vencer o Baja Itália na Geral pelo segundo ano consecutivo.

Primeiros na classificação da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country - categoria T1.1:
1) Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita) / Timo Gottschalk (Alemanha)
2) Reinaldo Varela (Brasil) / Gustavo Gugelmin (Brasil)
3) Marek Dabrowski (Polônia) / Jacek Czachor (Polônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário