A Mercedes-Benz
irá proporcionar uma ampla visão do desenvolvimento do setor de distribuição de
cargas ao exibir doze exemplares de caminhões históricos e quatro modelos
modernos na exposição "Retro Classics" deste ano. O evento será
realizado em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 13 e 16 de março.A estrela
da Mercedes-Benz está presente de forma destacada no setor de distribuição nos
últimos 118 anos da história dos veículos comerciais. Coincidindo com o início
de produção da nova geração do caminhão Atego, os especialistas em veículos
comerciais e clássicos da Mercedes-Benz adotaram o slogan "Transporte de
distribuição no passado e no presente" para a exposição deste ano.Os
primeiros caminhões – por exemplo, o Daimler 4 HP de 1899 – já eram utilizados
para serviços de distribuição em curtos percursos. Entre os modelos em destaque
na exposição estão um transportador de carros de corrida da era dos
"Flechas de Prata", baseado no Lo 2750 de 1936, e o primeiro caminhão
produzido em Wörth, um LP 608 de 1965.
Os veículos
expostos no evento pertencem a colecionadores particulares, à fábrica da
Mercedes-Benz de Wörth e ao Mercedes-Benz Classic Center. Para evidenciar o
contraste entre o passado e o presente, a unidade de Wörth enviou quatro
veículos da atual geração: o mais recente Atego com carroçaria para
distribuição de bebidas; o último caminhão pesado SLT baseado no Mercedes-Benz
Arocs 4163 8x4, um cavalo mecânico de quatro eixos para trabalho em transporte
extremamente pesado, com CMT de até 250 toneladas, que só foi apresentado ao
público algumas semanas atrás; um basculante pesado com tração em todas as
rodas da série Arocs; e o novo Mercedes-Benz Actros.Desde 2001, a “Retro
Classics” de Stuttgart se estabeleceu como uma das maiores e mais modernas
exposições de veículos comerciais clássicos da Europa. No ano passado, 77.000
visitantes compareceram ao evento em Stuttgart.
Seja admirando os
veteranos veículos impetuosos com ignição por tubo incandescente ou os modelos
pioneiros da era diesel nos anos 30, é fascinante acompanhar o desenvolvimento
dos veículos comerciais desde seu status inicial de "cavalos de carga"
até a sofisticação dos dias de hoje do Atego high tech, com sua tecnologia Euro
6, praticamente livre de poluentes.Por sua vez, o caminhão LP 608 com sua
confortável cabina avançada Pullman – o primeiro modelo a sair das linhas de
produção da recém concluída fábrica da Mercedes-Benz de Wörth em 1965 – ainda
consegue fazer brilhar os olhos dos entusiastas. Estes veículos leves eram
muito comuns nas estradas até o início dos anos 80.Também em exposição no
evento, um LP 813 com carroçaria para a distribuição de bebidas e um LK 814, um
caminhão leve campeão de vendas no período de 1984 a 1998, ainda podem ser
vistos nas estradas em torno de Stuttgart.
Nenhum comentário:
Postar um comentário