Pioneira na
produção e venda em série de veículos 100% elétricos, a Nissan dá outro passo
importante no segmento ao apresentar a versão final do utilitário e-NV200,
modelo que traz requinte sem precedentes ao segmento de vans compactas. A
Nissan torna-se assim a primeira fabricante a ter dois veículos totalmente
elétricos em sua linha mundial de veículos – o outro é o hatch LEAF,
comercializado em larga escala desde 2010 e o carro elétrico mais vendido do
mundo, com mais de 100 mil unidades comercializadas.Destacando-se pela emissão
zero e por custos de propriedade baixíssimos, a e-NV200 está pronta para mudar
o conceito de veículo comercial leve para sempre ao aliar volume de carga
superior na categoria e desempenho vigoroso e sem emissão como o do LEAF, modelo
com o qual compartilha as bases mecânica e elétrica. É um veículo prático,
versátil e capaz de transportar pessoas ou produtos sem produzir poluição
sonora ou ambiental. Quando as vendas começarem na Europa, em junho, a e-NV200
estará disponível nas versões de carga e de passeio, com cinco lugares.
A autonomia de
170 km da e-NV200 foi homologada dentro do ciclo para emissões e consumo
europeu, conhecido como 'New European Driving Cycle" (NEDC), superando a
distância média diária percorrida por mais da metade das frotas comerciais que
utilizam veículos como esses (estimada em 100 km). A bateria pode ser
recarregada por oito horas, à noite, se usar um recarregador doméstico de 16
ampères e 3,3 kW monofásico. Com a opção de 6.6 kW/32 ampères, o tempo de 'reabastecimento'
cai para quatro horas. Além deles, a van 100% elétrica contará com uma rede de
mais de mil unidades de Quick Chargers (recarregadores rápidos),
espalhadas por toda Europa e instaladas em várias empresas com o objetivo de
ampliar a autonomia e a recarga de veículos 100% elétricos.
Para chegar à
versão de produção da e-NV200, a Nissan fez um abrangente programa de testes
pelo mundo. O protótipo circulou em países como Japão, Cingapura, Reino, Brasil
e Estados Unidos como veículo das frotas de empresas como FedEx, Coca-Cola,
DHL, IKEA, British Gas, EDF e os Correios do Japão. O objetivo foi avaliar o
desempenho em situações reais do dia a dia, tendo como base o retorno dado por
motoristas e gestores de frota. Todas informações foram utilizadas para afinar
o veículo antes do início da produção na unidade da Nissan em Barcelona,
Espanha.
No Brasil, o
programa de avaliação uniu a Nissan e a FedEx Express, empresas fortemente
comprometidas na redução de impactos ambientais de suas operações. A escolha do
Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância
do país para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira
sustentável. A Nissan, por exemplo, prepara-se para inaugurar uma de suas
fábricas mais sustentáveis do mundo em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
As diferenças
entre a e-NV200 e a versão a gasolina são marcantes no estilo. A frente da nova
van, por exemplo, é parecida com a do LEAF, para identificá-la como veículo
elétrico, que dispensa a grade frontal para entrada de ar para arrefecer o
motor. Lâmpadas de LED são usadas nas luzes traseiras de todas as versões,
assim como na frente dos modelos de passageiros.
Internamente há um novo painel de instrumentos com um leitor
digital, enquanto as mudanças das marchas da transmissão são feitas com um joystick,
como no LEAF, ao invés do seletor convencional de um câmbio automático
tradicional.Mecanicamente a van e-NV200 utiliza a mesma suspensão dianteira
independente McPherson do LEAF, assim como o motor síncrono de segunda geração
de 80 kW AC, lançado recentemente no hatch e que agora é totalmente integrado
ao carregador de bateria e ao inversor, em uma unidade compacta e
auto-suficiente.O pacote de baterias de íon-lítio foi alterado em relação ao
utilizado no hatch para permitir sua acomodação sob o assoalho do compartimento
de carga sem comprometer a área interna. O modelo recebeu reforço para proteção
extra no caso de impactos. Dessa forma, a rigidez torcional do veículo aumentou
20%. Produzido na fábrica da Nissan em Sunderland, Reino Unido, o conjunto
tem o mesmo número de módulos (48) e mesma capacidade (24 kW) do LEAF. O
sistema de frenagem regenerativa também foi adaptado para as necessidades do utilitário, passando a contar
com maior capacidade. Dessa forma, a van aproveita melhor o anda e para do
trânsito para produzir energia para as baterias.
O resultado dos
testes e das adaptações é um veículo utilitário 100% elétrico, que não emite,
silencioso e pronto para oferecer vantagens reais de uso, para o meio ambiente
e para os custos de manutenção. E que aponta uma nova direção para veículos
usados para o trabalho.
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