A Honda lança em setembro a nova CB 250F Twister 2019, modelo que é a porta de
entrada da consagrada família de nakeds da marca, reconhecida por sua esportividade e versatilidade. A nova
Twister vem com design renovado, ainda mais marcante, e com novas cores –
destaque para a exclusiva cor Laranja na versão ABS. Além disso, a de entrada passa
a contar com freios CBS (Combined Brake System), que ampliam a segurança de
pilotagem.
Um dos destaques da CB Twister
é o motor monocilíndrico 4 tempos arrefecido a ar de 249,5 cm3, com comando de
válvulas simples no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) de quatro válvulas e
alimentado pela injeção eletrônica de combustível PGM-Fi (Programmed Fuel
Injection). Com tecnologia bicombustível FlexOne, o motor possibilita a
potência máxima de 22,4 cv a 7.500 rpm quando abastecido com gasolina e 22,6 cv
a 7.500 rpm alimentado com etanol. O torque é de 2,28 kgf.m a 6.000 rpm quando
abastecido com etanol e 2,24 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina.
A introdução do sistema de
frenagem combinada CBS – Combined Brake System na versão de entrada da CB
Twister 2019 valorizou de maneira importante o modelo, haja vista a grande
parcela de motociclistas iniciantes que optam por começar ao guidão desta
motocicleta.
Atraídos pela facilidade de
uso que o modelo proporciona, os motociclistas iniciantes têm no sistema de
frenagem CBS um real facilitador de frenagens seguras e em espaços mais curtos.
Na prática, o CBS corrige maus hábitos de frenagem, que privilegia o uso do
freio traseiro em detrimento do dianteiro, invertendo assim a correta
prioridade.
Na CB Twister em versão topo
de linha, o sistema de freios é por ABS. O princípio de funcionamento é o de
impedir o travamento das rodas em qualquer condição, tarefa essa atribuída a um
conjunto de sensores que faz a leitura da velocidade das rodas e controla
automaticamente a pressão do sistema hidráulico nas pinças de freio, mantendo o
máximo poder de frenagem sem que isso resulte em travamento e perda de
aderência dos pneus com o solo. Este sistema é o preferencial nas motocicletas
mais potentes e que, equipando a Twister, proporciona ao condutor a máxima
expressão da tecnologia em sistema de freios.
Parceiro de toda esta
tecnologia aplicada aos freios das Honda CB 250F Twister 2019 é o conjunto
formado por chassi, suspensões, rodas e pneus: tubos de aço compõe o chassi em
arquitetura tipo Diamond, na qual o motor é elemento estrutural. A ele estão
vinculadas suspensões telescópica à frente e monoamortecida atrás, cuja
particularidade é ter a mola dupla.
A opção por equipar a CB
Twister com um conjunto no qual o amortecedor hidráulico traseiro é envolvido
por duas, e não apenas uma única mola, foge do convencional da categoria e traz
resultados superiores para fins de conforto, estabilidade e absorção de
impactos. Dotadas de especificações diferentes quanto à rigidez, as molas
cumprem tarefas distintas: a maior destina-se a absorção das irregularidades de
maior amplitude, enquanto a menor visa oferecer maior conforto e possibilidade
de manter o pneu em constante contato com o solo, o que se traduz por
dirigibilidade superior.
A modernidade de projeto da CB
Twister é traduzida por detalhes como o conjunto traseiro, no qual lanterna e
piscas são "full LED", ou então pelo painel "black-out",
digno de motocicletas de alta cilindrada, e no qual na versão 2019 foram
introduzidos dados sobre consumo médio e instantâneo.
A CB Twister ABS com a
exclusiva cor Laranja se destaca pelas rodas na mesma cor, que remete à RC 213V
pilotada por Marc Márquez no Mundial de MotoGP. A CB Twister vermelha pode ser
escolhida com freios ABS ou CBS enquanto as cores prata metálico e branco vêm
exclusivamente na versão de entrada, CBS.
Os preços sugeridos (com base no
Estado de São Paulo e não inclusos despesas de frete e seguro) são:
Honda CB 250F Twister ABS: R$ 14.990
Honda CB 250F Twister CBS: R$ 13.390
Disponível em toda rede de concessionários Honda em setembro, a Honda CB
Twister tem três anos de garantia sem limite de quilometragem e sete trocas de
óleo.
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