Há exatamente um ano, o Jeep Compass
acelerava forte para assumir, pela primeira vez, a liderança geral de vendas
mensais de SUVs no Brasil.
Façanha de respeito para um utilitário-esportivo
médio em um mercado dominado por modelos compactos, como o também muito bem
sucedido Jeep Renegade. E o feito vem se repetindo desde então, com exceção de
um mês. Por isso, nos últimos doze meses o Compass acumulou 58.188
emplacamentos, 10 mil a mais do que o segundo colocado.
O sucesso do campeão de vendas da marca que inventou o universo 4x4 é
inegável e pode ser confirmado de vários pontos de vista. Levando em
consideração apenas este ano, o crescimento nas vendas do Compass foi de 30% em
relação ao mesmo período de 2017 (janeiro a agosto). Mais que o dobro da alta
do setor de automóveis – 13,4%.
E o mix de vendas do Compass revela dados interessantes. Apesar de a
versão de entrada Sport ter excelente custo-benefício, configurações ainda mais
bem equipadas e sofisticadas são as preferidas dos compradores. Em primeiro
está a versão Longitude Flex, com 40% do total, seguida por Longitude Diesel
(20%), Limited Flex (15%), Sport (10%), Limited Diesel (8%) e Trailhawk (7%)
.
Dividindo por motores, o 2.0 Tigershark Flex representa 65% dos
emplacamentos, deixando significativos 35% para o 2.0 MultiJet II Turbo Diesel,
cujo exclusivo powertrain é completado pelo câmbio automático de nove marchas e
a tração 4x4 Jeep Active Drive Low, com reduzida e o controle Selec-Terrain.
Tamanho sucesso do Compass colabora enormemente na consolidação da marca
Jeep, que apenas neste ano já alcançou 70 mil emplacamentos no país. Número que
a coloca na liderança em SUVs, com 22% de participação na categoria de veículos
que inventou.
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