quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Scania vende primeiro ônibus com sistema de segurança para evitar acidentes


A Scania anuncia a venda no Brasil do seu primeiro ônibus equipado com o sistema de segurança ADAS. A Nena Viagens, de Franca (SP), foi a compradora e a Casa Scania Escandinavia, de Ribeirão Preto (SP) a responsável pelo negócio. O modelo escolhido foi um K 400 6x2, que fará fretamento de turismo pelo estado de São Paulo e, oportunamente, pelo território nacional. 

O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

A frota da Nena Viagens perfila nove ônibus, sendo 100% Scania. A história de parceria, com o apoio irrestrito da Escandinavia, é de longo tempo. Quem conta é Fabiano Herker de Sousa, sócio-proprietário da Nena Viagens. “Estamos muito honrados por termos o primeiro ônibus Scania equipado com o ADAS no Brasil e entrar para a seleta história da empresa.Isso nos trouxe grande interesse a partir do momento em que soubemos da homologação nacional”, conclui Sousa.

O sistema ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais.

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário