Os testes de pista do primeiro carro de corrida GT a ser
desenvolvido pela nova divisão de atendimento a equipes de competição clientes
da McLaren Automotive estão em andamento e terão o McLaren 720S GT3 sendo
extensivamente avaliado na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. O novo
desafiante da categoria GT3, baseado no aclamado supercarro 720S, está sendo
preparado para estrear em 2019, quando será homologado para todos os
campeonatos GT3 no mundo.
A fase de pista do programa de desenvolvimento segue
extensas simulações de dinâmica computacional de fluidos (CFD) e incorpora um
regime de teste punitivo, que validará os principais dados de desempenho e a
durabilidade para longas distâncias.
Tal como acontece com o carro de rua, no coração do 720S
GT3 está a estrutura do chassi MonoCage II de fibra de carbono, leve mas
extremamente rígida. A potência é entregue por uma versão preparada para
competição do motor M840T V8 twin-turbo de 4 litros. O foco em engenharia pura,
aerodinâmica inovadora e design eficiente, que torna o 720S tão incrivelmente
impressionante, fornece o ponto de partida ideal para o supercarro ser o mais
forte candidato da McLaren às honras das corridas de GT3.
O trabalho de projeto e desenvolvimento foi realizado
dentro de novas instalações dedicadas às corridas de GT na McLaren Automotive
em Woking, Surrey, onde todos os novos carros GT3 serão montados à mão. Os dois
primeiros carros de desenvolvimento eentraram em um extenso programa de testes,
que inicialmente utilizará pistas em ambos os lados do Atlântico, seguido por
um programa intensivo no Oriente Médio antes do final do ano.
As metas de desenvolvimento para o 720S GT3 centram-se
não apenas em velocidade e estabilidade, mas também em tornar o carro acessível
para pilotos de todos os níveis de habilidade, bem como em maior eficiência
para as equipes colocarem-no na pista ─ tanto em termos financeiros quanto de
manutenção. A eficiência otimizada de combustível e o gerenciamento dos pneus
foram priorizados, juntamente com maior confiabilidade, durabilidade e
facilidade de manutenção, tanto em condições de corrida quanto entre os
eventos. A amplitude do equilíbrio da previsibilidade do comportamento no
limite, para pilotos profissionais e amadores, são centrais para o projeto,
refletindo a composição dos competidores do GT3 globalmente.
Trabalhando em estreita colaboração com a parceira
técnica de pneus Pirelli, a experiente equipe de engenheiros de competições de
GT da McLaren está executando programas paralelos de durabilidade e desempenho
percorrendo mais de 30.000 quilômetros, com testes de 24 e 36 horas sendo
concluídos por vários carros Race Prototype (RP).

Embora seja intrinsecamente o mesmo cupê de motor central
que o carro de estrada McLaren 720S, mais de noventa por cento dos componentes
foram alterados ou otimizados de alguma forma para a versão GT3. A combinação
de mudanças na carroceria, aerodinâmica e suspensão, a transmissão revisada e
um novo sistema de frenagem e o desempenho dos pneus de corrida da Pirelli
proporcionarão um carro significativamente aprimorado, nascido para competir
nos circuitos mais exigentes.
A aerodinâmica inovadora do 720S de estrada foi
desenvolvida para proporcionar ainda mais estabilidade e eficiência. Os painéis
de carroceria leves, de fibra de carbono e compostos, são exclusivos do 720S
GT3, enquanto um divisor exclusivo, a montagem do assoalho e os apêndices
aerodinâmicos distinguem a frente e a cauda. A asa traseira de
especificação GT3 tem aerodinâmica otimizada.
O motor do 720S GT3 é uma versão preparada para
competição do McLaren M840T V8 biturbo de 4 litros. Ele foi aprimorado para
fornecer uma curva de torque melhorada nas corridas curtas e uma eficiência
ainda maior nas provas de endurance. A caixa de câmbio de seis velocidades com
paddle shifts está equipada com um novo atuador eletrônico para tornar mais
rápidas as mudanças de marcha, além de facilitar o uso e a confiabilidade. Um
diferencial do tipo Salisbury ajustável externamente é instalado, assim como o
controle de tração ajustável no cockpit e sistemas de auxílio do ABS.
O novo sistema de frenagem compreende um design de pinça
de freio otimizado e maior resfriamento dos freios para máxima eficiência e
longevidade. A nova geometria da suspensão traseira é combinada com
amortecedores ajustáveis de quatro vias e molas helicoidais para proporcionar a
otimização aerodinâmica necessária para garantir uma dirigibilidade equilibrada
e uma melhor estabilidade nas entradas de curvas. Os semi-eixos e os cubos das
rodas são orientados para competição e um design de roda com trava central
rápida minimiza o tempo necessário para a troca de rodas durante os pit stops.
Um sistema de levantamento pneumático também é embutido no carro.
Em consonância com a reputação do seu similar para
estradas, o 720S GT3 tem um ambiente de pilotagem excepcional. O posicionamento
da caixa de pedais é ajustável, bem como a posição do volante, enquanto
uma câmera de visão traseira e sistema de radar com mostrador no painel e
sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) estão disponíveis como
opcionais. Todos os 720S GT3 terão volante no lado esquerdo e banco de
competição feito em carbono-Kevlar equipado com suas fixações, de acordo com os
regulamentos da FIA de 2019.
O equipamento de competição GT3, aprovado pela FIA como
de série, inclui uma nova gaiola de proteção, banco com apoio de cabeça
inclinado, cintos de seis pontos, sistema de extração pelo teto do veículo e
espuma protetora contra impactos laterais.
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