A Volvo Trucks está apresentando
na Europa um novo tipo de veículo de transporte comercial, conjugando
tecnologia autônoma e motorização elétrica. A longo prazo, a novidade
contribuirá para um para um transporte mais eficiente, seguro e limpo. O
conceito, que é complementar às soluções atuais com caminhões convencionais, é
indicado para empresas que precisam de transporte contínuo entre centros de
distribuição fixos.
O crescimento da população mundial e o aumento da
urbanização estão causando desafios significativos para a resolução de questões
ambientais como congestionamentos, poluição e ruído excessivo. O aumento do
consumo e o rápido crescimento do comércio eletrônico traz cada vez mais
demanda para soluções de transportes eficientes.
"O potencial pleno do setor de transportes
ainda está para ser visto. Tudo indica que a necessidade global por transportes
continuará a aumentar na próxima década. Estamos sempre em busca de novas
ideias para atender a essa demanda de forma cada vez mais sustentável e
eficiente. Para garantir um fluxo funcional de mercadorias podemos explorar
melhor a infraestrutura já existente. O sistema de transportes que estamos
apresentando agora pode ser um importante complemento para as soluções atuais e
ajudará a enfrentar muitos dos desafios enfrentados pela sociedade, pelas
transportadoras e pelos embarcadores", diz Claes Nilsson, presidente
mundial da Volvo Trucks.
A solução da Volvo Trucks para o futuro é ideal
para operações de transporte regulares e repetitivas, caracterizadas por
distâncias curtas, grandes volumes de mercadorias e alta precisão na entrega. O
transporte entre centros logísticos é um exemplo típico desse tipo de operação,
mas há também outros.
"Nosso sistema pode ser visto como uma
extensão das soluções de logística avançadas que muitos setores já aplicam
hoje. Como usamos veículos autônomos que não emitem gases nem geram ruído, sua
operação pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite. A solução utiliza a
infraestrutura rodoviária e as carretas/reboques já existentes, tornando mais
fácil recuperar o investimento e possibilitando a integração com as operações
atuais", explica Mikael Karlsson, vice-presidente de Soluções Autônomas da
Volvo Trucks.
A operação é realizada por veículos elétricos
autônomos, vinculados a um serviço de dados em nuvem e a uma central de
controle de transportes. Os veículos são equipados com sistemas sofisticados de
direção autônoma, capazes de localizar a posição da composição com precisão de
centímetros, monitorar de forma detalhada o comportamento dos outros veículos
da via e, em seguida, responder com alta precisão de direção.
A central de controle de transportes monitora
continuamente o andamento da operação, acompanhando a geolocalização do
veículo, a energia da bateria, a carga transportada, requisitos de serviço e
diversos outros parâmetros. Como em qualquer processo industrial, a velocidade
e o andamento são adaptados para evitar esperas desnecessárias e aumentar a
precisão da entrega. Dessa forma, é possível minimizar o desperdício com
estoques de mercadorias e aumentar a disponibilidade em todo o fluxo logístico.
Os veículos que operam na mesma rota cooperam entre si para criar um fluxo
otimizado.
Em um futuro próximo, a solução de transporte da
Volvo Trucks será aprimorada em parceria com clientes especialmente
selecionados, que operam em aplicações compatíveis com a nova tecnologia.
O Grupo Volvo recentemente fez no Brasil a primeira entrega
comercial do mundo de caminhões com tecnologia autônoma. Além disso, há
veículos testando diferentes tipos de automação em operações reais como
caminhões de mineração (Suécia) e caminhões de coleta de lixo (Inglaterra). Há
também protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção da marca.
A
Volvo Trucks está desenvolvendo um novo tipo de solução para operações de
transporte repetitivas, que requerem alta precisão de entregas entre centros de
distribuição fixos, em complemento às soluções atuais com caminhões
convencionais.
- A
solução consiste em veículos autônomos e elétricos, conectados remotamente a
uma central de controle de transportes.
- Os
veículos são usados como unidades de tração e são compatíveis com as
carretas/reboques de carga atuais.
- A
propulsão é totalmente elétrica, sem emissões de escape e com baixos níveis de
ruído. O trem de força e as baterias são similares às dos caminhões elétricos
da Volvo Trucks na Europa.
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