“O FMX consolida a oferta da Volvo para os segmentos da
economia que demandam aplicações envolvendo transporte pesado em condições
severas”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil. Junto
com o FMX, a Volvo tem o VM 32 toneladas, que complementa a linha de veículos
oferecida neste segmento. São caminhões com grande capacidade de carga,
alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.
O setor de construção também tem à disposição o VM 6x4 32
toneladas, com motor de 330cv, muito comum também em minerações leves. Além
dele, a marca oferece o VM 6x4 27 toneladas e VM 8x4, geralmente implementados
com caçamba ou betoneira e também voltado para tarefas no segmento de
construção. Os modelos VM 6x4 e 8x4 são indicados, por exemplo, para
construções leves, montados com implementos do tipo caçamba, betoneira, bomba
de concreto, grua, guindaste, e também para operações de compactação de
resíduos.
Para o segmento de mineração e construção pesada, a Volvo
oferece o FMX 6x4 e 8x4 com maior altura do solo, característica que protege os
componentes vitais do veículo, como os eixos e partes do motor. É o caminhão
com maior
capacidade de trafegar em pisos ruins e condições extremas de
trabalho. Projetado para condições extremamente severas, tem uma suspensão
traseira mais robusta, preparada para suportar até 32 toneladas.
“A Volvo possui ainda os caminhões FMX com tração
integral para atender demandas específicas do mercado”, diz William Junqueira,
engenheiro de vendas da Volvo do Brasil, ao lembrar que o FMX pode sair de
fábrica com configurações de eixos 6x6 e 4x4. “São caminhões que podem
transitar melhor em terrenos irregulares em virtude de sua maior capacidade de
tração”, complementa Jeseniel Valerio, gerente de vendas de caminhões
vocacionais Volvo.
Na configuração 6x6 rígido, o FMX pode ser utilizado com
vários tipos de implementos para uma série de aplicações específicas, como
veículo-bombeiro ou de resgate ou para aplicações em que necessitem um maior
poder de tração em função das condições de piso e topografia, que podem ser
encontradas em algumas minerações. É um caminhão bastante robusto, que pode
vencer rampas e topografias ruins com facilidade.
O FMX pode sair de fábrica com motorização que vai até
540cv de potência. Ele também pode sair como um cavalo mecânico, que pode ser
acoplado a um semirreboque, como por exemplo caçambas de grande capacidade de
carga para minerações, dependendo das necessidades do transportador.
A Volvo ainda oferece o FMX com configuração de eixos 4x4
rígido, destinado para aplicações especiais, como resgate ou bombeiro, por
exemplo. É muito robusto e pode ser utilizado em operações mais severas. Na
versão 4x4, o FMX pode sair de fábrica equipado com um motor de 380cv.
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