O Jeep Gladiator será o protagonista do Easter Jeep
Safari deste ano, já que a Jeep e a Mopar uniram forças, mais uma vez, para
criar seis novos protótipos personalizados para o evento que anualmente se
realiza na região de Moab, no estado norte-americano de Utah, nesta edição que
vai de 13 a 21 de abril. Pelo 53º ano, milhares de entusiastas do off-road se
concentrarão para encarar algumas das mais belas e desafiadoras trilhas dos
Estados Unidos.
Nesses conceitos, há uma vasta seleção de peças da linha
Jeep Performance Parts (JPP), tanto de série como protótipos. A Mopar
desenvolve todos os itens da JPP segundo rigorosas especificações e com a
lendária capacidade 4x4 em mente. Isto permite aos clientes da Jeep melhorar os
veículos com total confiança.
“A personalização é uma das prioridades dos entusiastas
da Jeep. É por isso que desenvolvemos, de forma proativa, um portfólio com mais
de 200 exclusivas peças e acessórios para o novo Jeep Gladiator,” disse Steve
Beahm, Chefe de Peças e Serviços (Mopar) e de Marcas de Carros de Passeio da
FCA para América do Norte. “Este portfólio se beneficia de garantia de fábrica
e foi submetido a dezenas de milhares de horas de desenvolvimento, testes e
validação, de modo a oferecermos tranquilidade aos nossos clientes, além de um
grande leque de produtos. No Easter Jeep Safari de 2019, vamos inspirar os
nossos clientes apresentando apenas uma parte do que estamos preparando para
nosso catálogo e também alguns protótipos de acessórios que poderão entrar em
produção num futuro próximo."
Jeep Wayout
O protótipo Jeep Wayout é um verdadeiro todo-o-terreno
que aproveita a capacidade de carga, líder na classe, do Novo Gladiator. O
Wayout é um veículo funcional que exibe uma barraca para duas pessoas no teto e
um amplo toldo personalizado. A carroceria reforçada distingue-se pela nova cor
Verde Gator, que estará disponível na linha Gladiator de série.
Para maior conveniência, estão integrados dois
reservatórios de combustível auxiliares feitos sob medida nos para-lamas
traseiros. O potencial off-road foi ampliado com o kit de elevação da
Jeep Performance Parts de 2” (5 cm) e os pneus lameiros
de 37” e rodas de aço, tudo passando uma nítida sensação retrô, lembrando as picapes Willys
originais. Além disso, um guincho Warn com capacidade de 5.440 kg e um snorkel da JPP ajudam a
superar múltiplos obstáculos – seja em piso seco ou molhado.
Jeep Flatbill
Desenhado com o estilo de vida no deserto em mente, o
conceito Jeep Flatbill representa mais uma divertida interpretação do Novo
Gladiator, associado às emoções extremas do Motocross – com visual
inconfundível, forte e rude, é a solução definitiva para transportar
“brinquedos” radicais. A cultura das motos fora de estrada inspira o capô
ventilado de fibra de carbono os extensores de para-lamas elevados, enquanto o
para-choque dianteiro menor, personalizado, e a placa inferior de proteção
melhoram o ângulo de ataque.
O Flatbill está completamente equipado para transportar
motos para qualquer aventura em todo o terreno. No lugar da tampa traseira,
foram instaladas rampas específicas, com rodas, que deslizam para fora e
facilitam o acesso à caçamba. Os eixos dianteiro e traseiro Dynatrac Pro-Rock
60 e o kit de elevação de 4"
personalizado Off-Road Evolution ajudam a Flatbill a superar qualquer
obstáculo. Juntamente com amortecedores traseiros especiais e rodas aro
20" com pneus de 40".
Jeep M-715 Five-Quarter
Dando continuidade à tradição do Easter Jeep Safari de
incríveis "Resto-Mods", o Jeep M-715
Five-Quarter é um perfeito mix de
componentes antigos e
modernos. O termo "Five-Quarter" é uma alusão às picapes Jeep do
passado que eram de uma tonelada e um quarto (1.250 kg) – ou "cinco
quartos". Começando como um M-715 de 1968, este veículo militar baseado na
Gladiator da época foi recriado com melhoramentos em termos de design e
funcionalidade no chassi, na transmissão e nas configurações de carga,
resultando numa obra-prima de grandes capacidades.
Por fora, a dianteira agora é de fibra de carbono. Outra
modificação na carroçaria incluem uma diminuição de 9 cm altura da capota, de
lona, realçando ainda mais o perfil "monster truck". Os faróis
dianteiros são HID (Descarga de Alta Intensidade) e há luzes auxiliares de LED
para proporcionar ampla visibilidade. A suspensão teve os feixes de mola
trocado por molas helicoidais. Além disso, o eixo dianteiro foi avançado 5 cm e
substituído por um Dynatrac Pro-rock 60. O eixo traseiro é Dynatrac Pro-rock
80, enquanto as rodas de aro 20" com beadlocks fazem
par a enormes pneus de 40". Para completar, debaixo do capô do Jeep M-715
Five-Quarter foi instalado nada menos que um HEMI V8 6.2 "Hellcrate",
com compressor, que ultrapassa os 700 cv.
Jeep J6
Esse conceito Jeep J6 mistura o clássico estilo Jeep do
final dos anos 1970 com as peças da linha Jeep Performance Parts, da Mopar. A
Jeep J6 foi baseada no Gladiator Rubicon mas com uma exclusiva cabine simples,
maximizando o espaço de carga com um funcional compartimento de cerca de 1,80 m
de comprimento, 30 cm a mais que no Gladiator de série. A Mopar e o time de
design da Jeep recuaram no tempo para recuperarem o mesmo azul disponível no
Jeep Honcho 1978.
Experimental, o santantônio é a base para quatro faróis
de LED de 12 cm da Jeep Performance Parts – há mais luzes auxiliares de LED na
barra sobre o para-choque frontal. Logo abaixo, na caçamba, o suporte do estepe
pode alojar uma roda de até 37", como as que equipam o modelo. A suspensão
foi elevada com um kit da JPP de 5 cm. A capota rígida do protótipo é removível
e os emblemas Jeep e J6 na tampa traseira e nos para-lamas têm tipologia
clássica.
J
Jeep JT Scrambler
O protótipo Jeep JT Scrambler é inspirado na herança da
marca, resgatando as cores e aos grafismos da icônica picape CJ-8 Scrambler, da
década de 1980. Partindo do Jeep Gladiator Rubicon, o Scrambler recorre
bastante à linha Jeep Performance Parts da Mopar, incluindo as quatro luzes LED
de 12 cm no alto do santantônio e as duas à frente das colunas A. A iluminação
dianteira é completada por um par de faróis de LED à frente da grade frontal.
As rodas JPP de 17 polegadas são personalizadas com um
tom de bronze para combinar com as faixas laterais. O kit de elevação de 5 cm
ajuda a abrigar os grandes pneus de 37" e as resistentes proteções
inferiores laterais Jeep Performance Parts, com superfície antiderrapante. A
potência do motor Pentastar V6 3.6 (o único oferecido hoje no Gladiator) é
incrementada com entrada de ar frio e escape cat-back da
Mopar.
Jeep Gladiator Gravity
Esse conceito foi pensado para os escaladores de rocha e
tem o Gladiator Rubicon como ponto de partida, na chamativa cor Laranja Punk'N
Mettalic. Apesar do estilo radical, todas as alterações foram feitas com
acessórios já disponíveis na linha Jeep Performance Parts. Caso das portas
feitas com tubos de aço, que reforçam a liberdade a céu aberto incomparável do
Gladiator entre as picapes médias.
A versatilidade do Gladiator foi amplificada com racks
transversais da Mopar montados sobre as bordas da caçamba, que apoiam uma cesta
ideal para
equipamentos de escalada como cordas, mosquetões, capacetes e tênis.
Exatamente abaixo, no leito da está o exclusivo sistema Mopar/Decked com
duas grandes gavetas deslizantes para organização e armazenamento seguro de
inúmeros tipos de carga. E ainda com espaço disponível entre as gavetas e o
cesto.
Para o fora de estrada, o Jeep Gladiator Gravity tem a
distância ao solo elevada com o kit de 5 cm
da JPParts e as rodas de 17" são “abraçadas” por pneus de 35". As
proteções laterais inferiores em aço de alta resistência Jeep Performance Parts
são mais espessas e largas, além de utilizarem o mesmo revestimento
antiderrapante das caçambas de picapes Ram. Na frente da grade preta
acetinada
Mopar, as luzes LED de 18 cm" iluminam o caminho com a ajuda dos projetores
LED de 12 cm nas colunas A.
Na cabine, destaque para os bancos de couro da Katzkin
com o símbolo da grade Jeep bordado. Entre outros acessórios Mopar,
encontram-se alças de apoio para os passageiros, bolsas porta-objetos MOLLE
(Modular Lightweight Load-carrying Equipment), fixadas nas costas dos bancos
dianteiros, e tapetes com um exclusivo sistema que permite drenar água e
sujeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário