A marca Abarth celebra 70 anos. Este marco importante no
automobilismo é outro recorde da italiana, que ainda alimenta os sonhos de seus
fãs em todo o mundo e mais do que nunca nos dias de hoje. Celebrar esta data
significa recordar as pessoas sobre o valor inestimável das conquistas
esportivas e do patrimônio tecnológico da Abarth, bem como consolidar a ligação
indissolúvel que une várias gerações de clientes por meio da visão do seu
fundador em atingir um desempenho e design superiores, além do constante
refinamento técnico.
"Relembrar as principais etapas da Abarth é uma
oportunidade para redescobrir a história de carros recordistas, os
revolucionários kits de tuning, as corridas lendárias que marcaram o progresso
tecnológico e as conquistas automobilísticas da marca", explica Luca
Napolitano, chefe das marcas Fiat e Abarth para a região EMEA (Europa, Oriente
Médio e África).
"Tudo isso pertence ao passado e ao presente da
marca Abarth, junto com o comprometimento e o orgulho de profissionais que, com
o tempo, trabalharam nas fábricas, nos escritórios e nas pistas de corrida.
Além da satisfação esportiva, para os engenheiros e técnicos da marca, as
corridas Scorpion são consideradas as provas mais difíceis, em que as soluções
tecnológicas mais inovadoras podem ser testadas, nas condições mais adversas
antes de serem implementadas nos modelos Abarth. Dessa forma, podemos alcançar
o melhor em termos de desempenho, segurança e confiabilidade e oferecer o mesmo
aos nossos clientes", afirma Napolitano.
O entusiasmo entre os fãs também está em alta após as
conquistas extraordinárias do Abarth 124 Rally que, após uma temporada repleta
de sucessos em todos os campeonatos nacionais e internacionais de rali, foi
renovado este ano capitalizando na
experiência das duas primeiras temporadas de corrida e no trabalho de
desenvolvimento contínuo da equipe Abarth. O objetivo é simples: continuar
sendo o carro a ser superado na classe R-GT.
Os modelos comemorativos do "70° Aniversário"
do Abarth 595 e Abarth 124, todos identificados no exterior por um emblema
especial para tornar os carros de 2019 ainda mais únicos e exclusivos, foram
lançados para celebrar o importante marco e as conquistas no mercado
automobilístico.
As celebrações continuaram no recente Salão do Automóvel
de Genebra, com a apresentação do novo 595 esseesse, também com o distintivo
comemorativo e com a edição limitada do 124 Rally Tribute, dos quais apenas 124
serão feitos.Resumindo, celebrar os primeiros 70 anos da Abarth será
uma genuína jornada em busca das raízes de uma verdadeira lenda, para entender
de onde surgiu e como a personalidade inimitável, que torna os carros Scorpion
imediatamente reconhecíveis, foi construída.
A lenda da marca com o emblema Scorpion começou em 31 de
março de 1949, quando Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. junto
com o piloto Guido Scagliarini. Seu primeiro carro foi o 204 A, derivado do
Fiat 1100. Ele foi o centro das atenções em 10 de abril de 1950, quando Tazio Nuvolari
o dirigiu em busca da vitória em sua última corrida, no Palermo-Monte
Pellegrino. Desde então, a história da Abarth tem sido repleta de recordes em
corridas e na indústria automobilística, sempre levando a essência do fundador
para combinar o máximo desempenho, design e constante aprimoramento técnico.
Em 1945, ele se mudou para Merano e se tornou
oficialmente um cidadão italiano. Então Carlo fundou a Abarth & C. em 1949
e teve a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de seus
famosos kits de tuning para carros de produção em massa e com o objetivo de
aumentar a potência, velocidade e aceleração dos veículos. Destacam-se os
componentes do escapamento, que ao longo dos anos se tornaram um verdadeiro
ícone do "estilo Abarth". No espaço de apenas alguns anos a Abarth
& C. se tornaria global. Em 1962, a Abarth produzia 257 mil tubos de
escape, 65% dos quais destinados aos mercados de exportação.
O auge do sucesso veio no final da década de 1950 e nos
anos 1960. Com um Fiat Abarth 750 projetado por Bertone em 1956, a marca
quebrou o recorde de resistência e velocidade. Em 18 de junho, na pista de
Monza, quebrou o recorde de 24 horas, cobrindo 3.743 km a uma velocidade média
de 155 km/h. Então, de 27 a 29 de junho, no mesmo circuito, acumulou vários
recordes: os 5 mil e 10 mil km, as 5 mil milhas e também as 48 e 72 horas. O
mesmo veículo foi projetado pela Zagato em duas versões diferentes: o Fiat
Abarth 750 Zagato (1956) e o Fiat Abarth 750 GT Zagato (1956). O rugido do
carro chegou aos ouvidos de Franklin Delano Roosevelt Jr., filho do presidente
dos EUA, que correu para a Itália para assinar pessoalmente um contrato de
exclusividade para a distribuição desses veículos com a Abarth.
Em 1958, Abarth criou uma verdadeira obra de arte com o
novo Fiat 500, transformando completamente o pequeno carro utilitário e
aumentando ao máximo seus potenciais. No mesmo ano, a marca intensificou sua
parceria com a Fiat, já que a mesma se comprometeu a dar prêmios em com base no
número de vitórias e recordes que a equipe conquistasse. Um evento que formou a
base da impressionante sequência de vitórias que estava por vir: dez recordes
mundiais, 133 recordes internacionais, mais de 10 mil vitórias em pistas de
corridas.
A lenda continuou a crescer mais e mais, tornando-se um
nome familiar. Os anos 60 foram a década de ouro de Abarth. "Abarth"
tornou-se sinônimo de velocidade, coragem, desempenho e desenvolvimento. E a
lista de veículos que gravou o nome de Abarth na história do automobilismo é
longa: do 850 TC, que foi vitorioso em todos os circuitos internacionais,
incluindo o Nürburgring, ao Fiat Abarth 1000 Berlina e a 2300 S que obteve uma
extraordinária série de recordes na pista de Monza, apesar das duras condições
climáticas.
Em 1971 a Abarth foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat
e a lenda continuou com o Fiat 124 Abarth, vencedor do título europeu de 1972 e
1975; o Abarth 131, campeão mundial de ralis em 1977, 1978 e 1980, e o Ritmo
Abarth. Carlo Abarth faleceu em 24 de outubro de 1979, sob o signo de
Escorpião, o mesmo de seu nascimento e que inspirou o emblema ostentado em seus
carros.
O glorioso passado da marca foi atualizado novamente em
2008, quando foi relançada com uma nova linha criada para entusiastas do
automobilismo, como o Abarth Grande Punto (2007) e o Abarth 500 (2008), além de
kits de tuning para cada carro. Também as versões de corrida do Abarth Grande
Punto Rally Super 2000 e do Abarth 500 Assetto Corse. Desde então, novos
modelos foram lançados de forma sequencial e rápida: o Abarth 695 Tributo
Ferrari (2010), o Abarth 595 Yamaha Factory Racing (2015), o Abarth 695 Biposto
Record (2015), o Abarth 695 Rivale (2017), o Abarth 124 spider (lançado em
2016), o Abarth 124 GT e o novo Abarth 595 (ambos lançados em 2018). E hoje, a
lenda do Scorpion continua celebrando o "70° Aniversário" com o
Abarth 595 e Abarth 124, além do novíssimo Abarth esseesse 595 e o Abarth 124
Rally Tribute.
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