Considerando a quantidade de tempo, dinheiro e recursos
necessários para desenvolver a mobilidade sustentável, ajudar a combater as
crescentes emissões e continuar utilizando a tecnologia atualmente disponível,
a Toyota Motor Corporation anunciou, na última semana, no Japão, duas medidas
relacionadas às suas patentes e ao seu conhecimento técnico para promover ainda
mais o uso disseminado de veículos eletrificados.
Primeiro, a Toyota anunciou que concederá licenças
isentas de royalties sobre
quase 24 mil patentes (incluindo algumas aplicações pendentes) de tecnologias
relacionadas à eletrificação de veículos. Em segundo lugar, a Toyota fornecerá
suporte técnico mediante taxas para outros fabricantes desenvolvendo e vendendo
veículos eletrificados quando estes usarem motores, baterias, PCUs, ECUs de
controle e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da
Toyota como parte de seus sistemas de transmissão.
Por fim, ao conceder patentes livres de royalties e fornecer
suporte técnico em seus sistemas de eletrificação de veículos, a Toyota
pretende ajudar a promover o uso disseminado de veículos eletrificados e, ao
fazê-lo, auxiliar governos, montadoras e a sociedade em geral a atingir metas
relacionadas a mudanças climáticas.
"Com base no grande volume de contato que recebemos
sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos de empresas que reconhecem a
necessidade de popularizar tecnologias de veículos híbridos e outras
tecnologias de veículos eletrificados, acreditamos que agora é a hora da
cooperação", disse Shigeki Terashi, membro do Conselho e Vice-Presidente
Executivo da Toyota Motor Corporation. "Caso o número de veículos
eletrificados acelere significativamente nos próximos 10 anos, eles se tornarão
padrão, e esperamos participar apoiando esse processo.”
As patentes livres de royalties são
tecnologias avançadas encontradas em veículos eletrificados, especialmente
aquelas usadas em veículos híbridos
elétricos (HEV) que ajudaram a Toyota a
obter um desempenho melhor, um tamanho reduzido e uma redução de custos. Mais
especificamente, as patentes incluídas são de peças e sistemas, como motores
elétricos, unidades de controle de potência (PCUs) e controles de sistema. São
tecnologias essenciais que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de vários
tipos de veículos eletrificados, incluindo HEVs, veículos híbridos elétricos
plug-in (PHEV) e veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV).
A Toyota oferecerá cerca de 23.740 patentes obtidas ao
longo de mais de 20 anos de desenvolvimento de tecnologia de veículos
eletrificados. O período de concessão já está vigente e durará até o fim de
2030. Os contratos para as concessões podem ser emitidos por meio de contato
com a Toyota, discutindo termos e condições específicas de licenciamento.
A Toyota já oferece 5.680 patentes relacionadas aos seus
veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV) desde janeiro de
2015. Agora, a Toyota está incluindo cerca de 2.590 patentes referentes a
motores elétricos, 2.020 patentes referentes a PCUs, 7.550 patentes referentes
a controles do sistema, 1.320 patentes de transeixo de motores, 2.200 patentes
de carregador e 2.380 patentes de célula de combustível (elevando a 8.060 o
número total de patentes relacionadas a essa tecnologia.)
Quanto ao suporte técnico mediante taxas que será
oferecido pela Toyota, os detalhes específicos incluem o fornecimento de visões
gerais dos sistemas de eletrificação de veículos, guias de controle e
explicações detalhadas dos guias de ajuste de veículos que utilizarão seus sistemas.
A orientação que a Toyota fornecerá inclui, por exemplo, ajudar outras
montadoras a atingir um alto nível de desempenho do produto em termos de
eficiência de combustível e produção, adequados aos veículos que estão
desenvolvendo. Os serviços serão baseados em contrato. Mais detalhes serão
fornecidos às partes interessadas.
Em 2015, a Toyota identificou metas para reduzir suas
próprias emissões e estabeleceu seu Desafio Ambiental 2050, um conjunto de
metas de longo prazo para a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir as
emissões de CO2 de seus veículos e instalações. Em 2017, anunciou um plano
de vendas para a disseminação de veículos eletrificados até o fim de 2030.
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