quarta-feira, 10 de abril de 2019

Toyota promove eletrificação global de veículos fornecendo cerca de 24 mil patentes livres de royalties


Considerando a quantidade de tempo, dinheiro e recursos necessários para desenvolver a mobilidade sustentável, ajudar a combater as crescentes emissões e continuar utilizando a tecnologia atualmente disponível, a Toyota Motor Corporation anunciou, na última semana, no Japão, duas medidas relacionadas às suas patentes e ao seu conhecimento técnico para promover ainda mais o uso disseminado de veículos eletrificados.

Primeiro, a Toyota anunciou que concederá licenças isentas de royalties sobre quase 24 mil patentes (incluindo algumas aplicações pendentes) de tecnologias relacionadas à eletrificação de veículos. Em segundo lugar, a Toyota fornecerá suporte técnico mediante taxas para outros fabricantes desenvolvendo e vendendo veículos eletrificados quando estes usarem motores, baterias, PCUs, ECUs de controle e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da Toyota como parte de seus sistemas de transmissão.

Por fim, ao conceder patentes livres de royalties e fornecer suporte técnico em seus sistemas de eletrificação de veículos, a Toyota pretende ajudar a promover o uso disseminado de veículos eletrificados e, ao fazê-lo, auxiliar governos, montadoras e a sociedade em geral a atingir metas relacionadas a mudanças climáticas.

"Com base no grande volume de contato que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar tecnologias de veículos híbridos e outras tecnologias de veículos eletrificados, acreditamos que agora é a hora da cooperação", disse Shigeki Terashi, membro do Conselho e Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Corporation. "Caso o número de veículos eletrificados acelere significativamente nos próximos 10 anos, eles se tornarão padrão, e esperamos participar apoiando esse processo.”

As patentes livres de royalties são tecnologias avançadas encontradas em veículos eletrificados, especialmente aquelas usadas em veículos híbridos
elétricos (HEV) que ajudaram a Toyota a obter um desempenho melhor, um tamanho reduzido e uma redução de custos. Mais especificamente, as patentes incluídas são de peças e sistemas, como motores elétricos, unidades de controle de potência (PCUs) e controles de sistema. São tecnologias essenciais que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de vários tipos de veículos eletrificados, incluindo HEVs, veículos híbridos elétricos plug-in (PHEV) e veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV).

A Toyota oferecerá cerca de 23.740 patentes obtidas ao longo de mais de 20 anos de desenvolvimento de tecnologia de veículos eletrificados. O período de concessão já está vigente e durará até o fim de 2030. Os contratos para as concessões podem ser emitidos por meio de contato com a Toyota, discutindo termos e condições específicas de licenciamento.

A Toyota já oferece 5.680 patentes relacionadas aos seus veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV) desde janeiro de 2015. Agora, a Toyota está incluindo cerca de 2.590 patentes referentes a motores elétricos, 2.020 patentes referentes a PCUs, 7.550 patentes referentes a controles do sistema, 1.320 patentes de transeixo de motores, 2.200 patentes de carregador e 2.380 patentes de célula de combustível (elevando a 8.060 o número total de patentes relacionadas a essa tecnologia.)

Quanto ao suporte técnico mediante taxas que será oferecido pela Toyota, os detalhes específicos incluem o fornecimento de visões gerais dos sistemas de eletrificação de veículos, guias de controle e explicações detalhadas dos guias de ajuste de veículos que utilizarão seus sistemas. A orientação que a Toyota fornecerá inclui, por exemplo, ajudar outras montadoras a atingir um alto nível de desempenho do produto em termos de eficiência de combustível e produção, adequados aos veículos que estão desenvolvendo. Os serviços serão baseados em contrato. Mais detalhes serão fornecidos às partes interessadas.

Em 2015, a Toyota identificou metas para reduzir suas próprias emissões e estabeleceu seu Desafio Ambiental 2050, um conjunto de metas de longo prazo para a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 de seus veículos e instalações. Em 2017, anunciou um plano de vendas para a disseminação de veículos eletrificados até o fim de 2030.

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