O compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os sotaques”
segue resultando em soluções diferenciadas para as demandas mais específicas
dos clientes. Este é o caso de uma nova versão 8x4 do Atego 2730
para o setor
da construção civil, caminhão com um eixo a mais em relação ao modelo 6x4 de
série. Em uma parceria inédita com a Supermix, a marca desenvolveu a betoneira
mais leve e compacta do mercado, oferecendo capacidade para 8 m³ de concreto.
Esse Atego 2730 8x4 é identificado como “tara leve”, graças à redução de
peso do caminhão. O modelo traz elementos mais compactos, como cabina curta,
tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de
bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.
Mesmo com a introdução do 2º eixo dianteiro autodirecional, implementado
pela empresa KLL, foi mantido o entreeixos original de 3.600 mm, a menor
distância do mercado para uma aplicação como essa. Este é um importante detalhe
que contribui para a redução de peso e manutenção da excelente manobrabilidade
nos canteiros de obra.
Mesmo com o 4º eixo, o comprimento total desse Atego 8x4 customizado está
mantido nos 7.596 mm da versão 6x4. Isso facilita as manobras para o motorista
em locais estreitos e nos pisos irregulares dos canteiros de obra, agilizando
também a circulação no tráfego urbano, especialmente em vias congestionadas e
ladeiras.
Para contribuir com a redução de peso do veículo, a Supermix lançou mão de
alta tecnologia. Nesse sentido, utilizou um balão de aço inoxidável especial,
mais leve e muito reforçado, além de um sobrequadro de alumínio na estrutura
onde é fixado o balão. O motor hidráulico acoplado ao redutor que movimenta a
betoneira também é compacto e mais leve, sem abrir mão da eficácia. Alguns
materiais metálicos foram substituídos por polipropileno, mais leves e
igualmente resistentes.
O Atego 2730 8x4 também contou com a parceria da empresa KLL, um dos
principais fabricantes de suspensões e componentes para veículos comerciais do
País, que desenvolveu e instalou o 2º eixo auto direcional com suspensor
pneumático. Quando o veículo está vazio, os pneus desse eixo não tocam o solo,
trazendo economia e maior vida útil.
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