sexta-feira, 10 de julho de 2020

Mercedes-Benz Atego 2730 é a betoneira mais leve e compacta do mercado em seu seguimento



O compromisso As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os sotaques segue resultando em soluções diferenciadas para as demandas mais específicas dos clientes. Este é o caso de uma nova versão 8x4 do Atego 2730
para o setor da construção civil, caminhão com um eixo a mais em relação ao modelo 6x4 de série. Em uma parceria inédita com a Supermix, a marca desenvolveu a betoneira mais leve e compacta do mercado, oferecendo capacidade para 8 m³ de concreto.

Esse Atego 2730 8x4 é identificado como “tara leve”, graças à redução de peso do caminhão. O modelo traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.

Mesmo com a introdução do 2º eixo dianteiro autodirecional, implementado pela empresa KLL, foi mantido o entreeixos original de 3.600 mm, a menor distância do mercado para uma aplicação como essa. Este é um importante detalhe que contribui para a redução de peso e manutenção da excelente manobrabilidade nos canteiros de obra.

Mesmo com o 4º eixo, o comprimento total desse Atego 8x4 customizado está mantido nos 7.596 mm da versão 6x4. Isso facilita as manobras para o motorista em locais estreitos e nos pisos irregulares dos canteiros de obra, agilizando também a circulação no tráfego urbano, especialmente em vias congestionadas e ladeiras. 

Para contribuir com a redução de peso do veículo, a Supermix lançou mão de alta tecnologia. Nesse sentido, utilizou um balão de aço inoxidável especial,
mais leve e muito reforçado, além de um sobrequadro de alumínio na estrutura onde é fixado o balão. O motor hidráulico acoplado ao redutor que movimenta a betoneira também é compacto e mais leve, sem abrir mão da eficácia. Alguns materiais metálicos foram substituídos por polipropileno, mais leves e igualmente resistentes.

O Atego 2730 8x4 também contou com a parceria da empresa KLL, um dos principais fabricantes de suspensões e componentes para veículos comerciais do País, que desenvolveu e instalou o 2º eixo auto direcional com suspensor pneumático. Quando o veículo está vazio, os pneus desse eixo não tocam o solo, trazendo economia e maior vida útil.

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