terça-feira, 21 de maio de 2019

40º aniversário do Campeonato BMW M1 Procar será celebrado em etapa da DTM


Os 40 anos do Campeonato BMW M1 Procar, considerada uma das categorias monomarca mais empolgantes do automobilismo mundial e que teve o brasileiro Nelson Piquet como um dos dois únicos campeões – o outro foi o austríaco Nikki Lauda –, serão celebrados durante a quarta etapa da temporada 2019 da DTM (Deutsche Tourenwagen Masters), o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, a ser disputada no circuito de Norisring, na Alemanha, entre os dias 5 e 7 de julho. A corrida comemorativa está sendo organizada pelo BMW Group Classic, a divisão do BMW Group dedicada à herança e à tradição dos automóveis da marca, e deve contar com 14 exemplares do lendário BMW M1 no grid.

A categoria BMW M1 Procar teve apenas duas temporadas realizadas nos anos 1979 e 1980. Lauda conquistou o título da primeira, com Piquet levantando a taça de campeão no ano seguinte. Outro piloto brasileiro, Emerson Fittipaldi, chegou a disputar a etapa de Mônaco, em 1979, terminando a corrida na 3ª colocação, em sua primeira e única participação no torneio.

No BMW M1 Procar, as corridas eram disputadas como prova preliminar das etapas europeias da Fórmula 1, alcançando grande sucesso de público. Os cinco pilotos de F1 mais rápidos nos treinos classificatórios dos respectivos GPs garantiam o direito de participar do grid da Procar e corriam com cupês esportivos BMW M1 contra pilotos de outras categorias e aspirantes promissores. 

Concebido pela BMW Motorsport GmbH e considerado um dos modelos mais icônicos da indústria automobilística global, o BMW M1 exibe linhas assinadas pelo renomado designer italiano Giorgio Giugiaro além de ostentar um poderoso motor de seis cilindros em linha capaz de entregar 470 cavalos de potência. Externamente, a versão Procar do M1 diferia do modelo de produção graças ao seu grande difusor traseiro, aos para-lamas distintamente alargados e ao spoiler dianteiro modificado. O motor, por sua vez, era dotado de turbo que o capacitava a gerar entre 850cv e 950cv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário