quarta-feira, 16 de novembro de 2011

19 de novembro - dia de Titãs

Alguns dos supercarros mais velozes do mundo - mitos que povoam as mentes dos aficionados por automóveis -, que na maioria das vezes somente temos a chance de ver no Salão do Automóvel em apresentação estática, estarão na pista para esbanjar potência e mostrar do que são capazes em um percurso de apenas de 1.000 metros. O objetivo da prova de aceleração é obter a maior velocidade possível ao final do percurso de um quilômetro - que será percorrido em linha reta - largando com o carro parado.

Modelos como Porsche 911 Turbo, 911 GT2, Chevrolet Corvette ZR1, Nissan GT-R, Ferrari 430 Scuderia, Ferrari 599 GTB Fiorano e muitos outros deixarão sua marca no asfalto da pista do Campo de Provas da TRW, na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Alguns desses bólidos foram tão meticulosamente preparados que desenvolvem extremos 1.200 cavalos de potência. Prometem superar os 300 km/h no curto espaço de 1.000 metros.

Nos próximos 12 meses dois outros recordes, em datas a serem definidas, estão programados para serem homologados: velocidade máxima na distância de uma milha (1.609 metros com largada parada) e também no formato do Quilômetro Lançado (o carro tem o espaço de um quilômetro para acelerar, é cronometrado no quilômetro seguinte, e tem a mesma distância para reduzir a velocidade).

Divisão de Grupos e Classes
Os grupos serão divididos de acordo com a regulamentação FIA/CBA sendo:
Grupo I: Motores de 2 ou 4 tempos com sobrealimentação.
Grupo II: Motores de 2 ou 4 tempos sem sobrealimentação.

Cada grupo é composto por 10 classes, de acordo com a capacidade cúbica do motor:
Classe 9 - de 1.601 cm³ a 2.000 cm³
Classe 10 - de 2.001 cm³ a 2.500 cm³
Classe 11 - de 2.501 cm³ a 3.000 cm³
Classe 12 - de 3.001 cm³ a 3.500 cm³
Classe 13 - de 3.501 cm³ a 4.000 cm³
Classe 14 - de 4.001 cm³ a 4.500 cm³
Classe 15 - de 4.501 cm³ a 5.000 cm³
Classe 16 - de 5.001 cm³ a 5.500 cm³
Classe 17 - de 5.501 cm³ a 6.000 cm³
Classe 18 - de 6.001 cm³


Neste evento não participarão carros das Classes relacionadas a seguir. Um evento será realizado especificamente para estas classes. A data será informada nos próximos meses.

Classe 6 - de 1.001 cm³ a 1.150 cm³
Classe 7 - de 1.151 cm³ a 1.400 cm³
Classe 8 - de 1.401 cm³ a 1.600 cm³

A prova de Homologação do Recorde Brasileiro de Velocidade é uma realização da Driver, com chancela TRW. Possui os patrocínios da Dellavia Pneus e Podium.
Homologação: Confederação Brasileira de Automobilismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário