sábado, 19 de novembro de 2011

Banco de Provas de Motores

A Renault continua a sua ofensiva em relação ao veículo elétrico ao inaugurar um pólo de testes de motores elétricos, na cidade de Lardy (França). A marca conta com uma linha de veículos 100% elétricos, com alto desempenho, seguro e com um excelente nível de qualidade, graças ao investimento de 28 milhões de euros e o resultado de três anos de trabalhos nos ajustes dos motores elétricos.

Equipamentos de testes dedicados, garantindo o desempenho e a durabilidade dos motores elétricos
A Renault está lançando o Kangoo Z.E. e o Fluence Z.E., os primeiros dos quatro veículos elétricos de nova geração, que serão colocados no mercado em doze meses. Os ajustes destes veículos extremamente inovadores exigiram um conjunto de testes relacionados ao desempenho, segurança e durabilidade dos novos componentes: motor elétrico, eletrônica de potência e bateria.

A Renault muniu-se de instalações de testes dedicadas, reunidas na cidade francesa de Lardy, em um pólo elétrico que está sendo progressivamente ampliado desde 2009. Em seus dois prédios, o pólo de testes de motores elétricos reúne hoje mais de 100 bancos em uma área de 3.300 m²:
• Oito bancos de testes para os motores elétricos: diferentemente aos bancos de testes de motores térmicos, alimentados com combustível, a fonte de energia é a eletricidade, fornecida por um simulador de bateria de 400 V. Estes bancos permitem ajustar os motores e sua eletrônica de potência, assim como medir o desempenho (torque, potência, rendimento, aprovação, homologação, segurança). Eles também validam a durabilidade em relação a ciclos térmicos ou vibratórios ainda mais rigorosos, que representam o equivalente a 20 anos de funcionamento e/ou 300.000 km.
• Seis bancos de testes para a eletrônica de potência (carregador, ondulador, conversor): permitem validar a resistência às mudanças bruscas de temperatura associadas às solicitações elétricas.
• 41 bancos associados às câmaras climáticas para as baterias de íon lítio: simulam um envelhecimento acelerado das baterias de íon lítio, realizando ciclos repetidos de carga / descarga (normal, acelerada e rápida) total ou parcial, em condições variadas de temperatura. Célula, módulo, kit de bateria, eletrônica de potência: todos os componentes da bateria são testados e validados desde a unidade elementar até o sistema completo. Aproximadamente 170.000 horas de testes por ano são realizados por dezenas de engenheiros e técnicos especializados do Pólo de Lardy.
• 58 outros bancos, dedicados à melhoria do desempenho das baterias de partida de 12 V e ao estudo de uma segunda vida para as baterias de íon lítio.
Além destes equipamentos, outros bancos são utilizados nos diferentes parceiros.


Baterias: testes ainda mais rigorosos proporcionam mais segurança
 
Em relação às baterias de tração de íon lítio, o Pólo de Lardy conduz um programa com 15 diferentes testes para simular condições mais severas (testes “robustos”). Desde curtos-circuitos até incêndios, além de imersão ou queda da bateria, nada é deixado ao acaso. Somente neste ano, mais de 100 testes serão realizados internamente ou nos parceiros especializados destas áreas.



Banco de Provas de Geradores
Para os engenheiros da Renault instalados no Pólo de Lardy, através do fortalecimento das competências, um programa de readaptação/mobilidade do pessoal permitiu desenvolver um novo “know-how” de testes em tecnologia de propulsão de motores elétricos. Os testes mais robustos exigem competências específicas de diversas áreas: mecânica, eletrotécnica, química (análise dos gases), eletroquímica, térmica, impacto/colisão, medição e instrumentação, segurança (testes com risco potencial), combustão e incêndio.


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