O mercado latino-americano é alvo de interesse de muitos setores da economia, com o aéreo não é diferente, uma prova disso é a pesquisa que a GMF (Global Market Forecast) da Airbus realizou para avaliar qual é a demanda de aeronaves para a América Latina. De acordo com o estudo, a região precisará de 2.028 novos aviões de passageiros com mais de 100 lugares até 2030, destes 1.653 jatos deverão ser de corredor único, 334 de corredor duplo e 41 de grande porte, para suprir esta demanda o gasto estimado é de $ 197 bilhões.Os índices da América Latina são atrativos, o PIB cresce mais aceleradamente do que o resto do mundo, uma taxa anual de 5%. Outro dado que reforça a tese de que o mercado latino-americano chama atenção é que a classe média nestes países deve chegar a 75% nos próximos 20 anos.
A região ainda é responsável pelo segundo maior crescimento em viagens de avião; por ano, o número de pessoas que utilizam os aeroportos, na América Latina, sobe em média 6%, tendência que se manterá nos próximos 20 anos e que só é menor que as taxas do Oriente Médio.
A região ainda é responsável pelo segundo maior crescimento em viagens de avião; por ano, o número de pessoas que utilizam os aeroportos, na América Latina, sobe em média 6%, tendência que se manterá nos próximos 20 anos e que só é menor que as taxas do Oriente Médio.
Somente o tráfego intra-regional latino-americano crescerá 6,6% nos próximos dez anos, taxa maior que a média mundial de 5,4%. Os principais destinos de longa distância, em 2030, continuarão sendo Europa e América do Norte correspondendo, respectivamente, por 31% e 25% dos voos. Porém, a maior parte das decolagens acontecerá em rotas inter-regionais e domésticas, quase 35%.
“O setor de aviação da América Latina floresceu nos últimos cinco anos e, como resultado, nunca esteve mais forte. O crescimento econômico possibilita a ascensão de uma nova classe média que viaja. A região também está estabelecendo padrões globais ao voar com as aeronaves mais novas do mundo e proteger o ambiente através de esforços de biocombustível que são ao mesmo tempo comercialmente viáveis e ambientalmente sustentáveis”, declarou Rafael Alonso, Vice Presidente Executivo da Airbus para a América Latina e Caribe.
Dentre os países em destaque da região está o Brasil, maior mercado latino-americano da Airbus. O País necessitará de 701 novas aeronaves de passageiros com mais de 100 lugares até 2030. Destes aviões, 501 serão de corredor único, 174 de corredor duplo e 26 de grande porte, o valor estimado para suprir esta demanda é de $ 82 bilhões. Nas últimas décadas, os voos brasileiros domésticos e internacionais mais que dobraram, além disso, o PIB nacional deverá crescer 144% nos próximos 20 anos, valor 20% maior que o esperado pela média mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário