segunda-feira, 7 de novembro de 2011

F-Truck: Dirani vence a primeira e reconhece: "Foi o resultado mais importante da minha carreira"


O paulista Danilo Dirani conquistou neste domingo (6), em Curitiba, a primeira vitória de sua carreira na Fórmula Truck. O paulista da equipe Ford Racing Trucks / DF Motorsport liderou de ponta a ponta a sexta etapa do Campeonato Brasileiro da categoria, disputada no autódromo de Pinhais, e resistiu aos ataques de Wellington Cirino e Beto Monteiro nos cinco procedimentos de largada que ocorreram durante a prova - momentos reconhecidos por ele como os mais difíceis do dia.

"Considero esta a vitória mais importante da minha carreira. Já fui Campeão Sul-Americano de Fórmula 3, venci corridas na F-3 Inglesa, mas nada se compara ao que estou sentindo hoje, na minha primeira vitória como piloto profissional. A Fórmula Truck me recebeu de braços abertos e escolhi a categoria para meu retorno ao país depois de tentar seguir o caminho natural de um piloto vindo do kart, que é a Fórmula 1. Por isso estou muito feliz pelo resultado", declarou Dirani.
A primeira vitória do paulista pela Ford Racing Trucks foi conquistada de maneira incontestável, já que ele liderou três dos quatro treinos livres do fim de semana e estabeleceu a pole position e a melhor volta da prova. Com um caminhão rápido e, como ele próprio reconheceu, 100% confiável neste fim de semana, Danilo só não cruzou a linha de chegada com uma diferença maior que os 0s441 registrados para Beto Monteiro em razão das quatro bandeiras amarelas que marcaram a corrida.

"Esta primeira vitória veio de forma dramática, em especial porque tivemos cinco procedimentos de largada em razão das quatro bandeiras amarelas. Ironicamente, o momento mais tenso da corrida para o nosso caminhão em relação a nossos principais adversários na prova era a largada. Como usamos um motor de nove litros, nossa velocidade final nas retas é menor, o que torna a freada para o Esse de Baixa o ponto da pista em que ficamos mais vulneráveis. Mas consegui contornar bem a Curva Zero na largada e em todas as relargadas, e isso me ajudou a manter a ponta", comentou o piloto.

Djalma Fogaça reconheceu o talento de seu pupilo, que considera um dos melhores pilotos do país e um brasileiro que poderia ter chegado à Fórmula 1. "O Danilo vinha merecendo essa vitória há muito tempo, e chegou a hora dele. Conseguimos resolver de ontem para hoje pequenos problemas que tivemos no caminhão, e ele dominou todo o fim de semana. Foi um desempenho fantástico de um piloto trabalhador e focado. E essas, além do grande talento, são as diferenças dele para os outros", comentou Fogaça.

O dia foi duplamente positivo para a equipe Ford Racing Trucks em razão da boa posição de chegada da gaúcha Cristina Rosito. Sem ter participado dos treinos livres, ela largou do final do grid e recebeu a bandeirada em nono. Com dois caminhões entre os Top-10, a equipe comemorou seu melhor fim de semana no ano e parte com expectativas renovadas para a etapa final do campeonato, daqui a um mês, em Brasília.

"Hoje é um dia de festa para toda a nossa equipe, e estou muito feliz pelo Danilo", disse Cristina. "Consegui novamente uma boa largada, e isso me ajudou a conseguir um lugar entre os dez primeiros. É muito bom voltar a marcar pontos no campeonato e superar os problemas que tivemos no início do fim de semana", acrescentou a piloto gaúcha.

Com o resultado deste domingo, Dirani subiu para a sexta posição na classificação geral do Campeonato Brasileiro. No torneio Sul-Americano ele terminou a temporada como vice-campeão. A sétima e última corrida da temporada 2011 da Fórmula Truck será disputada no dia 04 de dezembro no Distrito Federal. Veja como terminou a corrida deste domingo em Curitiba:

Corrida - Etapa 06
1) Danilo Dirani (F, SP), 21 voltas em 1:00:03.289 (média de 77,52 km/h)
2) Beto Monteiro (I , PE), a 0.441
3) Adalberto Jardim (W, SP), a 5.601
4) Leandro Totti (M, PR), a 8.469
5) Regis Boessio (M, SP), a 10.141
6) João Maistro (V, PR), a 10.792
7) Pedro Muffato (S, PR), a 15.956
8) Renato Martins (W, SP), a 26.172
9) Cristina Rosito (F, RS), a 29.006
10) Luiz Pucci (V, RA), a 38.271
11) Felipe Giaffone (W, SP), a 2 voltas
12) André Marques (V, SP), a 3 voltas
13) Luiz Lopes (S, SP), a 3 voltas
14) Fred Marinelli (I, PR), a 7 voltas
15) Debora Rodrigues (W, SP), a 9 voltas
16) Diumar Bueno (V, PR), a 9 voltas
17) Wellington Cirino (M, PR), a 10 voltas
18) Roberval Andrade (S, SP), a 11 voltas
19) Zé Maria Reis (S, GO), a 18 voltas
20) Leandro Reis (S, GO), a 19 voltas

Melhor Volta: Danilo Dirani, 1:40.335 (132,57 km/h)

Campeonato
1) Felipe Giaffone (W), 96
2) Geraldo Piquet (M), 89
3) Valmir Benavides (W), 74
4) Wellington Cirino (M), 68
5) Leandro Totti (M), 56
6) Danilo Dirani (F), 54
7) Renato Martins (W), 53
8) Regis Boesio (M), 52
9) João Maistro (V), 46
10) Adalberto Jardim (W), 43
Beto Monteiro (I), 43
16) Cristina Rosito (F), 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário