terça-feira, 1 de novembro de 2011

Venda de carros nos EUA cresce e faz de outubro o melhor mês do ano

Agência Estado
DETROIT -
As vendas de automóveis cresceram em outubro nos Estados Unidos e registraram o melhor ritmo do ano até o momento, em contraste com a letargia econômica do país, com forte avanço da Chrysler. O número total das vendas na indústria automobilística norte-americana para outubro ainda não está consolidado, no entanto, porque algumas montadoras não divulgaram até o momento seus resultados para o mês passado.

A Chrysler, unidade da Fiat SpA, informou que suas vendas aumentaram 27% em outubro, para 114.512 unidades de carros e caminhonetes, e que a marca Jeep teve seu melhor mês em cinco anos. A Ford divulgou aumento de 6,4% nas vendas de novos veículos, para 167.502 unidades. A General Motors, por sua vez, experimentou um crescimento mais lento das vendas, de 1,8%, alcançando 186.895 unidades.

A Volkswagen, enquanto isso, informou aumento de 40% em suas vendas, para 28.028 carros. A Nissan Motors informou que suas vendas nos EUA em outubro aumentaram 18%, para 82.346 unidades, impulsionadas pelo aumento de 47% das entregas do subcompacto Versa.

Ao mesmo tempo, os estoques da Toyota e da Honda estão se recompondo, o que tem ajudando a aumentar as vendas dessas duas montadoras, que tiveram a produção interrompida depois do terremoto seguido de tsunami de 11 de março no Japão.

Um dos motivos apontados por analistas para o contínuo crescimento das vendas de veículos nos EUA em um momento no qual o restante da economia do país patina é que a maior parte dos norte-americanos evitou comprar novos carros durante a recessão de 2009 e 2010 e agora têm veículos mais antigos que precisam ser trocados. As informações são da Dow Jones. (Ricardo Gozzi)


Nenhum comentário:

Postar um comentário