O novo pneu de scooter da Metzeler chama-se Feelgreen e já foi escolhido como equipamento original pela BMW para sua scooter elétrica C evolution, descortinada hoje na conferência de imprensa internacional, e que será usada por alguns jornalistas nos Jogos Olímpicos para se mover pela área. A nova scooter elétrica da BMW estará equipada com o seguinte conjunto de pneus Metzeler Feelgreen: 120/70 R15 na frente, e 160/60 R15 atrás.Há diversos fatores que afetam o consumo de energia ou combustível em um veículo de duas rodas, e os pneus têm um papel crucial. O consumo é baseado no conceito que, para fazer um pneu se mover para frente, é preciso energia. O novo Feelgreen da Metzeler foi projetado para garantir baixa dissipação de energia. Os engenheiros da Metzeler trabalharam com afinco para reduzir o peso do pneu em 17% e a resistência ao rolamento em mais de 25%, em comparação com o Metzeler Feelfree.
Os números de redução de resistência ao rolamento poderão ser ainda mais altos, quando a fase atual de aperfeiçoamento terminar. De qualquer forma, o desempenho de locomoção do Feelgreen mantém os elementos característicos pelos quais os produtos Metzeler são famosos: aquecimento rápido e manuseio excelente, indispensável para se andar na cidade.Quando um pneu está em movimento, a estrutura tende a se deformar normalmente, e os elementos que compõem o pneu, como os compostos, os sulcos, a carcaça e o perfil tendem a dissipar energia. O Feelgreen foi projetado com o auxílio da técnica F.E.A. (Finite Elements Analysis – Análise de Elementos Finitos), que usa o conceito de “cooperação” entre esses elementos, e define a melhor combinação do estado de deformação, escolha de material e geometrias, para garantir a menor dissipação de energia possível.
Um resultado significativo foi obtido, em parte, com um composto com alto conteúdo de silica, um novo padrão de sulcos e um novo perfil, especificamente projetados para favorecer a redução da resistência de rolamento.
O elemento sulcos também tem um papel importante na resistência de rolamento, e o design da geometria da banda de rodagem, assim como o padrão dos sulcos, foi fundamental, sempre buscando, do ponto de vista ecológico, estender a vida útil da bateria da scooter.O padrão inovador dos sulcos foi projetado para favorecer o rolamento, definir a geometria e posicionar os sulcos longitudinais e transversais, de modo a garantir a máxima segurança, mesmo em condições molhadas.O novo Metzeler Feelgreen estará disponível a partir de 2014, como equipamento original da scooter elétrica da BMW C evolution, e também disponível como peça de substituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário