terça-feira, 24 de julho de 2012

Renault apresenta a Maratona Energética



De olho na máxima eficiência no aproveitamento energético dos futuros veículos, vem aí a nona edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética, hoje e 27 de julho. Neste ano, o evento, patrocinado pela Renault, reúne um número recorde projetos e acontece no Kartódromo Raceland, em Pinhais, no Paraná. O patrocínio faz parte da estratégia do Instituto Renault de apoio às iniciativas em educação, desenvolvimento comunitário, segurança no trânsito e sustentabilidade.“Para o Instituto Renault é uma grande satisfação apoiar projetos científicos de educação com foco em sustentabilidade. Sabemos que esse é um caminho estratégico para os profissionais do amanhã e para o futuro do planeta”, ressalta Antonio Calcagnotto, Vice-Presidente do Instituto Renault. Desde abril, cinco modelos da Renault (Logan, Sandero, Duster, Fluence e Kangoo Express) já saem de fábrica com a etiqueta do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet, com a nota “A”, que indica o menor nível de consumo de combustível em suas categorias. 

Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. Mais de 500 alunos e professores trabalharam na finalização dos modelos que competirão contra as novas marcas de economia de energia. Com variadas especialidades acadêmicas, são 29 instituições de ensino superior participantes da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A prova premiará as duas universidades que alcançarem o menor consumo (em cada categoria: gasolina, etanol e elétrico) com automóveis para uso didático. As terceiras colocadas receberão três motores. Os três melhores projetos também ganharão premiação especial. Os participantes enfrentam ainda outro desafio: produzir os carros com o menor impacto ambiental possível, explorando materiais de origem natural ou praticando a reciclagem. As equipes que melhor unirem a excelência do projeto com o respeito ao planeta terão uma premiação especial.



Instituto Renault
O apoio à Maratona Universitária da Eficiência Energética faz parte do eixo “Educar” do Instituto Renault, que já beneficiou mais de 17 mil estudantes com projetos voltados para o público universitário. O objetivo do Instituto Renault na área de educação é trazer a prática do dia a dia do mercado de trabalho para o público universitário e fortalecer a educação infantil e fundamental por meio da formação de educadores e gestores. 

O Instituto Renault foi criado em 2010 e atua em quatro eixos principais: “Educação”, em apoio à projetos educacionais; “Proteger”, com estímulo às práticas de direção segura e ações educativas no trânsito; “Transformar”, para o desenvolvimento pessoal, profissional, social e geração de renda para as comunidades locais; e “Preservar”, que promover a sustentabilidade ambiental para todos através do gerenciamento de resíduos fabris, redução de impactos ambientais e novas tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário