sexta-feira, 13 de julho de 2012

CBR 1000RR Fireblade 2012: esportividade e tecnologia das pistas



Ela é referência entre as superesportivas, alia tecnologia, potência e alta performance. Todos esses adjetivos já seriam suficientes para transformá-la em uma das motocicletas mais admiradas em sua categoria. Mas a CBR 1000RR Fireblade evoluiu. Completando duas décadas de tradição em 2012, o modelo chega com visual reformulado, além de incorporar o que há de mais avançado em tecnologia sobre duas rodas.Importada do Japão, a CBR 1000RR Fireblade 2012 recebe nova carenagem e conjunto óptico. Suas linhas estão marcantes, melhorando ainda mais a aerodinâmica do modelo. Destaque para o painel de instrumentos com funções diferenciadas e design moderno.O excelente desempenho da motocicleta é assegurado pelo motor DOHC (Double Over Head Camshaft), que gera potência máxima de 178,1 cv. A grande novidade da versão 2012 é o novo mapeamento da injeção de combustível, que permite um melhor desempenho do motor em baixas e médias rotações.

Baseado nos modelos de competição, o sistema de suspensão também recebeu modificações, visando garantir um melhor comportamento da motocicleta. A dianteira utiliza garfo telescópio invertido com curso de 120 mm, e conta com o sistema Big Piston Fork (BPF), que oferece um amortecimento mais suave sem o comprometimento da esportividade. Já a traseira é UNIT PRO-LINK, e conta com o inédito amortecedor Balance Free Rear Cushion que consiste em um sistema duplo tubular: o corpo do amortecedor e um cilindro interno. Isto resulta em um comportamento mais progressivo com melhor aderência do pneu traseiro ao asfalto e consequentemente melhor tração. Além disso, as rodas de alumínio têm novo desenho com 12 pontas, sendo mais rígidas e gerando melhor maneabilidade à motocicleta.

O modelo recebe a segunda geração do amortecedor HESD (Honda Electronic Steering Damper), que oferece rigidez e estabilidade em altas velocidades e leveza em baixas.
Completando o conjunto, conta com exclusivo sistema de freios ABS (Anti-Lock Brake System). Inédito em motocicletas superesportivas, a tecnologia foi desenvolvida para oferecer o máximo de eficiência e segurança, sem o comprometimento da esportividade.Cada detalhe da nova CBR 1000RR Fireblade foi projetado para realçar ainda mais o potencial esportivo do modelo. Assim, os designers da Honda buscaram formas que transmitissem mais dinamismo e agressividade. Quando se trata do conjunto frontal, o modelo recebeu linhas angulosas. A traseira foi reformulada e conta com linhas compactas e esportivas.

Destaque para o painel de instrumentos, que é totalmente digital com visor de LCD. É possível fazer a leitura do hodômetro total e parcial, tacômetro com 4 opções de visualização, indicador de temperatura do motor, velocidade, contador de voltas, indicadores de reserva, direção e marcha engatada, eficiência e consumo de combustível, relógio e H.I.S.S (Honda Ignition Security System). Conta com botões de ajustes para o hodômetro e Shift Light. Além disso, o conta-giros tem quatro modos de visualização.

Uma das características marcantes da linha 2012 é o conjunto óptico com novo desenho. Mais modernos e diferenciados, os faróis alto e baixo possuem refletores multifocais e lente de policarbonato. Já a lanterna traseira é compacta e possui uma dupla fileira de luzes em LED.Suas dimensões também foram alteradas, visando maior estabilidade e dirigibilidade. A relação entre comprimento x largura x altura é de 2.075 mm x 685 mm x 1.135 mm. A distância entre-eixos é de 1.410 mm, e a altura do assento é de 820 mm.


Os amantes de modelos superesportivos e alto desempenho admiram o conjunto mecânico da CBR 1000RR Fireblade e não poderia ser diferente. Tudo porque o modelo é equipado com motor de 4 cilindros em linha, 999,8 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, arrefecido à líquido, e alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection). Com isso, gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm, e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.O modelo recebeu um dos mais avançados sistemas de injeção de combustível desenvolvido pela Honda: o PGM-DSFI.

Do tipo Diamond Frame, o chassi tem forma de U e funciona como elemento de ancoragem da balança traseira. Além disso, a coluna de direção é fundida em duas seções e dá sustentação ao motor. Este conjunto ajuda na centralização de massas e contribui para a estabilidade do modelo.

A CBR 1000RR Fireblade é equipada com freio dianteiro de disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões, cáliper de encaixe radial e diâmetro de 320 mm. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro.Desde 2009 o modelo também é apresentando na versão com exclusivos freios ABS para superesportivas.Destaque também para as novas rodas de liga-leve de alumínio de 12 pontas, em vez de apenas 3 do modelo anterior.Seus pneus radiais de perfil superesportivo recebem na dianteira configuração de 120/70ZR 17 M/C, e na traseira 190/50ZR 17M/C, assegurando excelente aderência e dirigibilidade. Finalizando o pacote de segurança, o modelo conta com o sistema de proteção H.I.S.S (Honda Ignition Security System), que evita furto. A tecnologia é considerada um diferencial da marca, pois somente a chave original tem a capacidade de acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico. Com isso, proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

Disponível nas cores vermelha (STD e ABS), preta e branca (apenas STD), a CBR 1000RR Fireblade 2012 está nas concessionárias a partir de julho. Seu preço público sugerido é de R$ 56.900,00, para a versão Standard, e R$ 62.900,00, com freios ABS. Os valores têm como base o estado de São Paulo, e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem.

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