A Lexus anuncia
mais um modelo híbrido para compor seu portfólio comercializado nacionalmente:
o NX 300h. Além do hatchback CT 200h, disponível em território
nacional desde 2012, e da nova geração do sedã LS 500h, lançado no início do
ano, o NX 300h é o terceiro veículo equipado com tecnologia híbrida a ser
comercializado pela Lexus no Brasil, registrando um novo e importante momento
na trajetória da marca no País em direção à eletrificação de sua gama em todo
mundo.
Além de nova
motorização para as três versões disponíveis no mercado brasileiro – Dynamic,
Luxury e F SPORT, o SUV compacto premium NX 300h adota itens
que elevam o conforto a bordo e aprimoram a experiência de condução aos
consumidores que privilegiam design moderno, desempenho superior, equipamentos
de alta tecnologia e acabamento refinado.
O sistema Lexus
Hybrid Drive que equipa a linha NX 300h 2019 combina o prazer de
dirigir um potente motor a gasolina com a economia de um motor elétrico,
proporcionando uma experiência de condução extremamente confortável e
silenciosa, além de estabelecer uma combinação implacável de desempenho,
eficiência de combustível e redução na emissão de gases poluentes.
O sistema
híbrido do novo NX 300h combina dois motores – um motor a gasolina de 2.5L de
quatro cilindros 16V e um motor elétrico síncrono de imã permanente que
propicia melhor relação peso/potência e melhor eficiência, além de uma bateria híbrida
de níquel. O sistema varia a potência entre o motor a gasolina e o elétrico,
alternando ou combinando os dois, conforme necessário.
O motor a
combustão possui potência isolada de 155 cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a
4.400 giros. O propulsor elétrico, por sua vez, gera isoladamente 143 cv de
potência e torque de 27,53 kgfm.
Juntos, os dois
motores resultam em potência combinada de 194,45 cv, atuando de maneira
altamente eficiente e priorizando a necessidade de energia de acordo com o modo
de condução do motorista.
O NX 300h possui
ainda sistema de tração All-Wheel Drive. Em resposta às condições
de dirigibilidade, a tecnologia AWD direciona automaticamente a força para duas
ou quatro rodas conforme necessidade, melhorando a tração em diferentes tipos
de terrenos. O sistema AWD inclui a função de Assistência Ativa em Curvas (Active
Cornering Assist – ACA), que ajusta a força de direção dianteira e
traseira para compensar viradas de curvas com maior ou menor demanda de força,
melhorando a estabilidade e controle, além de melhorar a eficiência do veículo
uma vez que as rodas recebem a força extra apenas quando necessário.
Para aprimorar
ainda mais a experiência de condução, o NX 300h passa contar com transmissão
Hybrid Transaxle em todas as versões. Este tipo de transmissão entrega uma
aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo
com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência
de combustível.
Com a introdução
da motorização híbrida, o motorista tem à disposição mais uma opção de condução
com o modo EV, priorizando apenas o motor elétrico, sendo recomendado para
curtos trajetos em baixas velocidades. Todas as versões passam a contar,
portanto, com os seguintes modos: Normal; Eco, para priorizar a economia de
combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo
de combustível e sem emissão de poluentes.
A versão F SPORT
acrescenta o modo SPORT+. Aliada ao sistema de suspensão adaptativa variável
AVS, essa configuração transmite maior sensação de dirigibilidade
esportiva.
Na dianteira, as
versões Dynamic e Luxury possuem grade do tipo Spindle e
linhas fluidas com o capô e portas da frente, enquanto na versão F SPORT a
grade preenche amplamente a área frontal do veículo e conta com acabamento de
alto brilho em forma de colmeia.
Os conjuntos
ópticos dianteiros contam com projetores de lâmpadas Full-LED em formato de L
que garantem claridade única e iluminação constante em angulação de alta
visibilidade ao motorista. A novidade para o conjunto a partir da linha NX 300h
2019 são novas setas sequenciais, tanto na dianteira quanto na traseira, para
as versões Luxury e F SPORT.
Os faróis de
neblina, também em LED, integrados ao para-choque dianteiro, possuem luzes de
curva desde a versão de entrada Dynamic e contribuem para uma excelente
visibilidade, tanto à noite quanto em condições de pouca luz. Já as luzes de
freio acentuam a iluminação em formato de L, evidenciando de forma dinâmica a
assinatura da marca.
O interior do NX
300h respeita fielmente o compromisso da Lexus com os princípios da
hospitalidade Omotenashi ao combinar a sensação urbana do veículo com a beleza
estrutural e funcional de uma máquina de alta performance.
A qualidade
artesanal sofisticada característica da marca está presente em cada detalhe,
evidenciando a exclusividade e o trabalho dos Takumis, mestres artesãos da
Lexus.
Os acabamentos
internos possuem materiais requintados que remetem diretamente ao
conceito premium, como detalhes em padrão couro no volante, nos
bancos, na manopla de transmissão, no painel e no console central, além de
revestimento no painel central e portas em padrão madeira para a versão Luxury
e metal para a F SPORT.
A configuração F
SPORT acrescenta ainda ornamentações exclusivas no painel, costuras e
perfurações diferenciadas, bancos em formato esportivo, pedais de alumínio e
emblema da versão no volante. Já a versão de entrada Dynamic conta com
acabamentos internos da cabine em metal texturizado.
Entre os itens e
equipamentos que contribuem para elevar a percepção, conforto e conveniência a
bordo do NX 300h, destacam-se a tela de LCD para o multimídia exclusivo Lexus,
presente na linha desde o ano passado, com 10.3’’ para as versões Luxury e F
SPORT e 8’’ para a Dynamic.
O sistema
multimídia Lexus, por sua vez, é compatível com TV digital (nas versões Luxury
e F SPORT), rádio AM/FM, DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA, sistema Bluetooth com
microfone e amplificador e câmera de ré com linhas guias.
Nos bancos do
motorista e passageiro dianteiro de toda a linha há regulagem elétrica para
ajuste de distância, inclinação e altura. Os assentos das configurações Luxury
e F SPORT adicionam ajuste para a lombar, função de memória com capacidade de
armazenamento de até três perfis, e a função Return & Away, que
desliza o volante e banco do motorista para trás ou para frente automaticamente
ao desligar o veículo, facilitando a entrada e saída do motorista.
A versão Luxury
possui teto solar elétrico equipado com sistema antiesmagamento e acionamento
por um toque, enquanto na F SPORT o teto solar é panorâmico fixo.
Desde a versão
Dynamic, o retrovisor interno é eletrocrômico e os espelhos externos contam com
regulagem elétrica, rebatimento automático, sistema de aquecimento e indicadores
de direção. As funções antiofuscante e tilt down estão
habilitadas nas versões Luxury e F SPORT.
Todos os
acessórios genuínos são desenvolvidos pela engenharia global da Lexus, seguindo
rígidas regras da marca para atestar alto nível de qualidade, resistência e
confiabilidade.
Alguns
acessórios que já podem ser encontrados e instalados nas concessionárias da
marca e pontos de vendas Lexus são:
Design: Capa de chave e aplique cromado da tampa
de porta-malas, soleira iluminada.
Conveniência
e funcionalidade: Frisos
laterais, estribo lateral, barras transversais de teto, bandeja de porta-malas,
eede de porta-malas.
Segurança: Kit de segurança para roda, soleira de
porta-malas.
Cores
As cores
disponíveis para o NX 300h são: Branco Sônico, Preto Grafite, Preto Clássico,
Cinza Mercúrio, Cinza Titânio, Prata Platinum, Vermelho Coral, Marrom Âmbar e
Azul Meteoro. As cores Branco SuperNova, Azul Olímpio e Laranja Lava são
exclusivas para a versão F SPORT.
Já as cores
internas são bege, preta e ocre (nas versões Dynamic e Luxury) e branca com
preto, preta ou vermelha com preto (para a configuração F SPORT).
Modelo
|
Versão
|
Preços
|
NX 300h
|
F SPORT
|
R$ 260.990,00
|
Luxury
|
R$ 240.110,00
|
|
Dynamic
|
R$ 229.670,00
|
Uau...Que artigo maravilhoso de multimarcas. Parabéns!!!
ResponderExcluir